A amante de Brecht

A amante de Brecht Jacques-Pierre Amette

Resenhas - A amante de Brecht

Pablo1930 03/05/2017

É um romance muito frio e seco – e não poderia deixar de ser devido ao contexto histórico (fim da Segunda Guerra e do início da Guerra Fria) como pano de fundo. Peguei o livro para ler sem grandes pretensões, mas me surpreendi positivamente, uma grata surpresa! Em alguns momentos é possível caminhar pela Berlim destruída por causa da guerra e sentir a brisa quente de um tempo histórico caótico. Tempo histórico que pesa fortemente sobre o ombro de todos os personagens. Achei interessante a ausência de uma profundidade de todos os personagens e o aspecto frio das relações sociais devido ao sufoco da esquizofrenia causada pela Guerra Fria. Uma obra que consegue captar a subjetividade confusa e fria de uma era de incertezas.

Isabela 24/06/2015

Sensível, mas real.
Confesso que comecei a ler duas vezes A amante de Brecht, ambas infelizes. A terceira vez foi melhor e não parei até o final, sendo uma leitura de apenas dois dias. Em primeiro lugar, escolhi o livro por sorte; em segundo, o resumo do marcador de página do livro era interessantissimo, afinal, falava de uma Alemanha dividida entre EUA, URSS e o legado nazista. Amette tratou o romance com uma introdução cheia de recheio e o desenrolar nutrido de luz. Incentivando a criatividade e, sobretudo, a curiosidade, o livro me conquistou desde quando parei para lê-lo. Dando uma visão oposta à didática e à crítica política, "A amante de Brecht" se marcou para mim como um romance seco, sem o encanto dos livros que acostumei a ler. O começo é duro e o final mais ainda. Mas também como não seria duro se o autor decidiu narrar em meio ao século XX?

SPOILER "Perambulou pelas alamedas de um mundo pacífico, familiar e habitável. [...] Abriu o portão de casa, o jardim cheirava bem". Depois de tanto se sofrer numa vida que nao resultou em brilho, Maria merecia se preocupar apenas consigo mesma, cuidar apenas de si.