O Grande Abismo

O Grande Abismo C. S. Lewis

Resenhas - O Grande Abismo

1 | 2 | 3 | 4

Maria3897 26/02/2024

Estava gostando bastante, mas o final?
A escrita do Cs. Lewis me agrada e, de certa forma, é até nostálgica. O livro trata de muitos assuntos humanos por meio de uma fantasia bastante bonita. Acompanhamos a história de algumas pessoas (ou melhor, fantasmas?) numa excursão ao Vale da Sombra da Vida. Uma história que particularmente me marcou bastante foi a do Anão que segurava um Trágico pela corrente. Nesta narrativa é abordado o uso errado da compaixão alheia, como chantagem.
?-Pare com isso. Pare já!
- Parar o quê?
- De usar a compaixão, a compaixão de outras pessoas, da maneira errada. Todos fizemos um pouco isso na Terra, você sabe. A compaixão deveria ser um impulso a ajudar a miséria. Mas ela pode ser usada ao contrário também, como um tipo de chantagem. Aqueles que escolhem a desgraça podem usar a alegria como um meio de conseguir a compaixão. Ouça: agora eu entendo, pois, mesmo em criança você já fazia isso. Eu m vez de pedir desculpas, ia para o sótão e ficava lá amuado? porque sabia que cedo ou tarde uma de suas irmãs diria: - não aguento pensar nele, sentado sozinho lá, curando. Você se aproveitava da compaixão delas para chantageá-las e sempre as vencia.?
O final do livro, entretanto, não foi satisfatório, em minha opinião.

Caio.Lincoln 30/12/2023

A vida após a morte.
Esse livro foi um dos mais interessantes que eu já li do C.S. Lewis, por toda o enredo que ele criou usando alegorias e teologia.

Ele aborda situações e indagações de forma ficcional, como é o caso do inferno, e de algumas situações mal resolvidas entre as pessoas que morrem e viram fantasmas.

A forma como é abordada a morte, como é o caso do purgatório que é descrito no livro, e da dificuldade que as pessoas têm em ir ao paraíso, o que faz com que elas optem em viver no inferno.

Confesso que essa leitura me fez refletir sobre vários aspetos da vida, e de como a nossa vida é breve, e não pensamos como será depois que partirmos.

É sempre bom ter uma dose de filosofia ao ler os livros do Lewis, pois para quem nunca leu obras do autor, pode ser que a compreensão seja um pouco difícil.

Fica a dica.?

Nicollas18 19/09/2023

Um clássico de C.S Lewis
Por mais que eu não tenha entendido muito bem o final, o começo e o enredo foram muito bom, livro que mistura os sentimentos com as histórias vividas por cada personagem.

Camila2103 03/09/2023

Lewis aqui foi GENIAL DEMAIS! Que história maravilhosa. Por vezes me fez uma série televisiva que tem uma prerrogativa parecida. Brilhante e envolvente

Barb 14/07/2023

Que livro foi esse meu Deus?!?
Lewis, como sempre, trazendo em suas fantasias exortações mais do que reais (e necessárias).
Em "O grande abismo" Lewis nos leva numa viagem de ônibus do inferno ao céu, e nos apresenta diversas situações, histórias de vida de outras pessoas (fictícias, mas facilmente reais) que qualquer um de nós já viveu, ou conhece alguem que viveu (lembrei de várias pessoas ao decorrer da leitura, inclusive de mim mesma), e que se tornam determinantes para nossa salvação ou não. Ele mostra que quem realmente determina nosso destino final, somos nós mesmos. A nossa salvação só depende de nós e do que escolhemos fazer com ela. Isso se dá através de nossas escolhas, através do que decidimos priorizar e amar mais do que tudo; através do que decidimos renunciar ou não, através do nosso entendimento, ou da falta dele.
Lewis tem uma maestria incrível para levar o verdadeiro evangelho por meio de fantasias que, sinceramente, são mais verdadeiras e realmente evangelísticas do que algumas pregações que ouvi.
O livro é curtinho e a escrita do Lewis te deixa lendo por horas a fio sem se entediar. Confesso que no início você pode ficar meio ?????? mas só confia no processo e continua lendo que logo as coisas se esclarecem.
Nem fiz atualização de leitura aqui, porque eu não queria para de ler kkkk, e também, eu grifei o livro quase inteiro (desde o prefácio, pra vcs terem noção).
É isso. LEIAM

keu 21/04/2023

O que pode existir depois ?
É difícil analisar pelo prisma ( ou sofisma para alguns) não cristão. Porém, ler a obra é abrir os abismos alheios, que pode se encaixar com algo particular, e aprender algo com as dores alheias. É um doloroso percurso que tenta explicar os mais diversos “pecados” que podem te prender no mundo dos fantasmas e qual “seria” a correta visão a se ter. Amor de mãe, irmão, problemas conjugais, pessoais., tudo aqui está escrito para te renascer por um novo olhar, um olhar divino, não comum aos dos seres vivos.

Edilaine 27/12/2022

Lewis sempre maravilhoso
Mais uma obra maravilhosa de C.S.Lewis, para mim está entre os melhores livros dele.
Esse livro nos dá sem dúvida um vislumbre do céu e grandiosas reflexões. Quem dentre os personagens é você? Ou tem um pouco de muitos? O que mudar? Maravilhoso e sem dúvida vale a releitura.

denalyn 23/11/2022

uma das leituras mais lindas que fiz durante esse ano. me identifiquei demais em muitos momentos e sou muito grata por esse livro existir!

Reggs 22/11/2022

Mais uma vez C. S. Lewis utiliza toda sua criatividade
A criatividade ABSURDA do autor com a inteligência combinadas, que incrível.
O livro é pura genialidade e ensinamento de uma forma que eu não tinha visto em nenhum outro livro
Infelizmente me identifiquei com alguns personagens e é até interessante ver algumas características por fora
Leiam leiam leiam
Eu vou reler com certeza.

Lanes 22/05/2022

Primeiro livro dele que eu leio, n achei a leitura tão difícil quanto eu imaginava, mas é bem densa

Ludmila.Mattos 28/02/2022

Ser a que é realmente fantasia senhor CSLewis?
DLL22
Tema: com narração em primeira pessoa

"Todos os que estão no inferno foi porque o escolheram. Sem essa auto-escolha não
haveria inferno. Alma alguma que desejar sincera e constantemente a alegria irá perdê-la. Os que buscam encontram."

A palavra de nos fala "Buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma." Deuteronômio 4:29.
E quem o encontra e guarda a sabedoria dele e não o perderá.
Em o grande abismo vemos um homem pós a sua morte em um onibus que os leva do inferno ao céu. Chegando lá ele nos conta as experiências que teve no lugar, relatos do que viu, escutou e presenciou.
O que vemos em todo o livro é como nossos pensamentos, e escolhas influenciam em como vemos o amanhã.
As vezes estamos tão presos em nossas escolhas, achando que elas nos levam a Deus, que possuímos o conhecimento da palavra e na verdade estamos mais presos na religião e no nosso egocentrismo que somos incapazes de realmente conhecer e buscar a Deus.
Nosso narrador presencia pessoas que por falta de conhecer o verdadeiro amor de Deus não conseguem se desprender dos sentimentos físicos e permacem preso em seus próprios infernos particulares. Pessoas que amaram em excesso, que não conseguem perdoar, que usam a compaixam como arma, que por causa da vaidade deixa de ir para o céu. Nisso nosso narrador descobre que existe um abismo entre o inferno e o céu e que as nossas decisões é que podem tornar esse abismo maior.
Temos então um livro para refletir sobre nossa vida, nossas eacolhas, sobre o nosso abismo, aquilo que esta nos separando de vivermos gloria de Deus.

Caroline Dama 18/11/2021

Mais um que me deixa sem palavras
Peguei esse livro despretensiosamente e sinceramente não esperava muita coisa. Talvez por isso fui tão surpreendida com essa história incrível. Inclusive descobri que a Tomas Nelson relançou com o nome de "o grande divórcio"

O livro é pequeno e muito gostoso de ler. Conta a história de um homem que pega um ônibus do inferno ao céu. Chegando ao destino ele vai se deparando com histórias que são familiares, mas agora, diante da morte, todas as decisões tem um peso eterno.

É interessante se ver nos personagens as vezes. Alguns amam em excesso, outros usam a compaixão como arma de chantagem, há aqueles que não conseguem perdoar e uma que perde o céu por vaidade.

O personagem central acaba descobrindo que há um abismo separando o céu do inferno, mas tudo começa com as decisões que tomamos na terra.

Mais um livro para explodir a cabeça e te fazer refletir sobre muitas coisas.

Ah, não se esqueça que ele era anglicamo, então a ideia de purgatório é explícita, além de ser apenas uma história, como Lewis deixa bem claro no prefácio!!

RobertoMCF 28/10/2021

Lewis sendo Lewis
Em O Grande Abismo, Lewis consegue mais uma vez elucidar, de forma criativa e carismática, conceitos cristão densos e complexos.
Obviamente o livro deve ser encarado como é: um sonho. Uma ficcão de como poderia ser a vida eterna. Desta forma o leitor tem duas opções, ler o livro como ficção; ou ler ele como detentor de verdades.
Ao fazer os dois, examinar o livro em sua maravilha criativa e permitir-se gostar das alegorias, ao mesmo tempo que, observa os detalhes dos diálogos e a teologia ali implícita, o leitor consegue, ao meu ver, aproveitar a obra em sua totalidade.

Matheus Corrêa 24/06/2021

Nossas Escolhas e Nossa Eternidade.
Lewis, claramente inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri, aborda em o "Grande Abismo" de maneira diferente a Eternidade. Pois é feita a correlação de nossas Escolhas aqui na terra e a Vida pós-morte que levaremos. Cita o livre arbítrio do homem, e os frutos que cada um colhe com absoluta justiça. E para desenvolver esses pensamentos e convicções que ele tinha, por ser um Cristão Protestante, ele conta o sonho que o personagem principal teve, ao visitar o "inferno", um tipo de "purgatório" também, e o caminho até os Céus. Historia ótima, com um assunto importantíssimo, já que os homens tem a mania de achar que quando morrerem, não terá mais nada do outro lado. Engano terrível.

1 | 2 | 3 | 4