Código da Bíblia

Código da Bíblia Michael Drosnin

Resenhas - Código da Bíblia

Daniel1912 15/03/2023

Livro bom mas...
O livro é ótimo em relação aos acontecimentos que houveram em Israel, porém, acredito que deveria ser mais intuitivo ou mais didático no momento em que se lê os escritos em hebraico.
No mais, o livro é bom. Quero ler os próximos.

Fabio Shiva 02/05/2018

Impressionante é pouco!
Li este livro há uns bons anos, graças ao amigo-irmão Luiz Marcelo Rangel. Fiquei muitíssimo impressionado. Em resumo, o livro do americano Michael Drosnin fala da suposta descoberta de um código oculto na Torá (ou Pentatêuco, os cinco primeiros livros da Bíblia) pelo matemático israelense Eliyahu Rips. Esse código, aparentemente, faz referência aos principais acontecimentos e personalidades da história mundial – de todos os tempos.

No exemplo que é mais debatido no livro, em 1994 esse código permitiu prever o assassinato de Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel. No ano seguinte, quando o assassinato efetivamente ocorreu, os pesquisadores descobriram que até o nome de seu assassino (Amir) havia sido revelado pelo código.

Esse código foi desvendado graças ao uso de uma matriz no computador. Trabalho esse que foi inspirado na descoberta, bem mais impressionante porque fruto do trabalho solitário de uma única mente, do rabino Michael ber Weissmandl, em meados do século XX. O rabino descobriu que de cinquenta em cinquenta letras a Torá vai soletrando a palavra... Torá! Ou seja, cinquenta letras depois de um “T” (o correspondente Tav hebraico), existe um “O”, e cinquenta letras depois um “R” e mais cinquenta um “A”, e depois de cinquenta novamente um “T” e assim do primeiro ao quinto livro da Torá. Impressionante é pouco!

Isso sugere que existe, de fato, um código no Pentatêuco. Hoje, anos depois de ter lido “O Código da Bíblia”, graças às pesquisas sobre os Anunnaki e outros alienígenas do passado, considero bastante plausível a hipótese da Torá ter sido ditada a Moisés não por Deus Todo Poderoso, mas por um ET (meu próprio palpite pessoal é que foi Enlil o autor).

Mas voltando ao livro: desde a publicação de “O Código da Bíblia”, as descobertas foram questionadas, e inclusive foi descoberto um “código de Moby Dick”. Longe de esgotar o mistério, tais questionamentos só o aprofundam.

Separei alguns links interessantes a respeito, para os interessados em investigar mais:

Documentário sobre o Código da Bíblia:

Wikipedia:

Dois artigos muito bem fundamentados:

***
“Se o futuro pode ser previsto, poderá também ser mudado?”

#1livropordia

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Uiara.Marcossi 16/04/2018

Datado
Um livro para matemáticos, teólogos ou aqueles que acreditam que o mundo tem data certa para acabar...
Cansativo e chato.

Guilherme.C 21/07/2016

Curioso
Um livro que deixa vários "serás". Parece ser fantasioso, mas ao decorrer dos capítulos, várias coisas tomam sentido, o que deixa ele mais instigante. Recomendo.

Marche 19/06/2016

Sem noção
Um livro chato que tenta encontrar nas milhoes de letras que ha na Biblia um significado.

Shirley 18/07/2011

O Código de "Torá"
O livro é excelente e alcança as expectativas do leitor acerca do tema proposto.
O Código da Bíblia faz exatamente o que se pretendia fazer: códigos misteriosos e textos enigmáticos, o poder religioso da Bíblia, brilhantemente decodificados através de estudos matemáticos e estatísticos. O mais interessante é que, essas combinações revelam, não apenas fatos acontecidos na humanidade, como por exemplo, Hitler, as guerras mundiais e assassinatos de importantes líderes, mas também, fatos que ainda estão por vir. Embora o livro utilizado para análise e estudos, seja o Torá e não a Bíblia propriamente dita, O Código da Bíblia é, sem dúvida, um livro inteligente, intrigante e extremamente cético, nos levando a refletir sobre a religião, traçando uma linha tênue entre “fantasia” e “realidade”.

Ely Varella - terapias que iluminam 24/01/2010

Instigante
Eu li esse livro literalmente em um dia. Uma colega de trabalho me emprestou e no intervalo de uma atividade e outro no trampo, eu acabei lendo ele inteiro. Interessante, instigante. Fica sempre aquele: será?
Solts 25/09/2013minha estante
ESSA É MINHA AMIGA!!!!! GENIAL E LEIA OS MEUS ASSIM TAMBÉM KKK

Elton Rodrigues 30/06/2009

Outro "Guia para o Código que foi escondido a olhos vistos"...
Embora este preceda seu contemporâneo mais recente, ele não aceitaria ser classificado como "Romance de Ficção", não senhor! Eis que ele possui a égide de um estudo científico sério para ampará-lo. Não obstante (ou talvez por isso mesmo), é controverso, polêmico.

Algumas de suas previsões foram extremamente precisas, outras deixaram a desejar, mas seu autor conseguiu brilhantemente manter a credibilidade e adicionar uma camada a mais de mistério ao questionar a precisão do que estava previsto, sugerindo uma abordagem mais probabilística.

No final das contas, acaba sendo mais um "tem tudo pra ser verdade, mas não temos como garantir que é". Leitura para despertar um pouco de ceticismo saudável.

Jason 14/01/2009

O livro sustenta a tese de que a Torá - o livro sagrado dos judeus - contém um código que, sendo devidamente decifrado, permite prever acontecimentos históricos. O autor dá exemplos do código, onde foram "retro-previstas" as guerras napoleônicas, a ascenção de Hitler e o assassinato do primeiro ministro israelense Itzhak Rabin. O problema é que o mesmo método utilizado para analisar a Torá pode ser usado em qualquer outro livro, permitindo também a descoberta de "previões". Isso sem falar que o Código da Bíblia sustenta que em 2006 se daria o início de uma guerra nuclear no Oriente Médio, o que, como se sabe, não aconteceu. Mas se você não tem nada melhor a fazer com seu tempo, vale a leitura.
Marcio Garcia 05/07/2013minha estante
Jason, não dê esses conselhos, por favor ! Se você não tem nada melhor a fazer com seu tempo, vá fazer passatempo !!! Ler esse livro é PERDA de tempo. Quase não abandono livros, mas esse foi muito difícil de seguir adiante e olha que li antes da guerra nuclear de 2006.