Seis Túmulos para Munique

Seis Túmulos para Munique Mario Puzo

Resenhas - Seis Túmulos Para Munique

Aletheia (@almaletrada) 23/04/2024

A leitura é rápida e fluida. Apesar disso, em alguns momentos há um atropelo em desenrolar logo a trama, deixando o deleite da vingança, personagem principal da narrativa, sem riqueza de detalhes. Rogan é um ex oficial do serviço secreto dos estados unidos, que foi capturado pelos alemães e passou por um período de fortes e brutais torturas. O problema é que não o mataram, e agora ele vai atrás de quem o fez passar por tantos abusos.

Wolsey 10/03/2024

Comprei pelo autor... e não me decepcionei.
Livro escrito em 1967, quando o autor ainda pesquisava pra escrever O Poderoso Chefão. Foi lançado com o pseudônimo de Mario Cleri e posteriormente associado ao autor.
Escrito com maestria, tem um texto direto sem grandes descrições ou perda de tempo com narrativas que se arrastam. O texto é bem conciso e prende com facilidade o leitor.
A leitura é rápida e a história ensaia um plot twist que não acontece, mas ainda assim surpreende ao final.
Muito bom.

Bi Bueno 01/01/2024

Seis túmulos para Monique
Espionagem, serviço secreto, corrupção, maldade e uma vingança a ser posta em prática. É bacana, mas o livro pelo qual ele ficou conhecido é mil vezes melhor?

Matheus656 27/11/2023

"Vocês não sabem o prazer que é estar de volta"
Mais um Puzo lido, e que livro! Ok, é um livro meio que clichê, mas é tão delicioso, que se começar a ler, não dá vontade de parar até finalizar. Aqui temos um protagonista com uma sequela causada por violência dos nazistas. Acompanhamos então esse personagem na vingança de querer caçar cada um dos seus torturadores. É um livro curto, as coisas acontecem rapidamente, mas a escrita do Mario Puzo, compensa bastante isso, em nenhum momento, o leitor vai pensar que falta alguma explicação para a motivação dos personagens. Por ser curtinho, dá para ser fácil um livro sessão da tarde. Recomendo bastante para quem goste do Puzo ou de um bom filme de ação. Eu senti um pouco de falta apenas na "sequela" do personagem, pois, apesar de ser deixado claro em vários momentos do livro, parece que os avisos, eram nulos. Ele não podia fazer tal coisa, e estava ele lá fazendo a tal coisa.

gab 13/12/2022

Mesmo sendo uma história curta, é comovente onde você consegue até mesmo empatia com alguns personagens. Muito bem desenvolvida, Mario Puzo te amo

Ana Paula 25/08/2022

Nota dó
Uma bomba, péssimo, trata de assuntos sérios de uma maneira horripilante, sem nenhuma empatia, o personagem principal possui um plano de vingança vergonhoso. Um dos piores do ano ?
Contém tema sensível!

@thereader2408 18/05/2022

Uma história de vingança
Finalmente consegui ler alguma coisa do Mario Puzo. Há muito tempo que ele estava na minha lista, mas por algum motivo nunca consegui encaixar o pai do "Poderoso Chefão" na lista. E com toda certeza pretendo ler o livro mais famoso dele e maratonar todos os filmes.

Esse livro é bem curtinho, comprei em uma feirinha de livros em promoção por 5 reais e é aquele tipo de livro de suspense/thriller que você lê rapidamente. Se foi o melhor livro para começar com o Mario eu não saberia dizer, mas estou satisfeita por ter lido e já tenho uma ideia do trabalho do autor antes de entrar na história da família Corleone. O livro tem ritmo de filme de ação, muita coisa acontece e o personagem principal está sempre correndo contra o tempo.

A história começa na década de 1940 no palácio da justiça de Munique, onde sete oficiais da Gestapo torturam o agente americano Michael Rogan. Michael tem uma extraordinária memória, ele é capaz de lembrar de tudo, principalmente dos rostos dos nazistas que o torturaram e mataram sua esposa. Dez anos depois Rogan busca vingança e persegue cada nazista que se safou do julgamento e vivia na Alemanha do pós-guerra em ambos os lados da "Cortina de Ferro". E esse é o mote principal do livro, um homem em uma caçada implacável buscando vingança na Europa do pós-guerra.

Seis túmulos para Munique é aquele tipo de thriller que prende a atenção do leitor do início ao fim, ao mostrar como os sentimentos de vingança podem impulsionar um homem. Tem incoerências? Sim. Gostei de tudo? Não, principalmente do final e de como a única figura feminina foi descrita. O aspecto positivo do livro são os capítulos curtos e o encerramento deles que te convidam a continuar lendo. A escrita envolvente do Puzo mantém a gente interessado no destino do protagonista.

Uma dica importante: Não vá com grandes expectativas, às vezes um livro não se propõe em apresentar grandes lições, às vezes o entretenimento é tudo o que tem para o dia, e esse propósito esse livro cumpre muito bem. A história de Michael Regan é triste e traumática. É a história de um homem que sobreviveu fisicamente a uma guerra, mas morreu espiritualmente nela.

@thereader2408

Delavi 22/01/2022

Eu leria novamente??
Não, não foi um livro pelo qual eu me arrependo de ler, pelo contrário, gostei da experiência que vivi lendo esse livro, mas eu tinha grandes expectativas com o livro, e elas infelizmente não foram supridas....

Fred 09/01/2022

Bom, mas... Nem tanto (?) ?
É quase um filme da sessão Corujão (ainda tem isso nas madrugadas da Globo?)
Mario Puzo adotou o clichezão da vingança "em nome da mulher e filho mortos", deu ao personagem uma quantia ilimitada de dinheiro para que pudesse viajar por todos os cantos da Europa pós guerra atrás de seus nazistas assassinos, emendou um romancezinho pq não existe história do tipo sem uma mulher pra tratar suas feridas e como se ainda fosse difícil demais, acrescentou uma ajudinha de um agente da CIA só pra gerar aquele clima de "ele vai me trair em algum momento"
Não é uma história ruiiiim e a leitura flui bem, mas se tirarmos perseguições frenéticas (é, aqui não tem), o livro é quase como qualquer outro livro (e filme) de espionagem.
Bom pra ler numa tarde chuvosa como a de hoje.

Lu 25/09/2021

Livro muito interessante, estou doida para ler de novo.
Muita informação legal e que vale a pena ler

Gabriel Wtm 13/08/2021

Narrativa com um poder tremendo de não te soltar
Eu caio muito na armadilha de sempre procurar grandes lições nos livros que leio e esqueço o tanto de entretenimento que pode trazer. O Seis túmulos para Munique me prendeu mais do que muita série. Histórias de vingança de modo geral tem esse poder, mas na narrativa do Mario Puzzo ganha outro patamar.

Mille Reis 12/10/2020

Uma boa leitura, fluída.
O tipo de livro que você deseja acabar logo só para saber como será o final, e quando termina não sabe o que faz. Se fica feliz ou triste com o personagem principal.
Só acho que deveria ter mais algumas páginas, acabou muito rápido. rsrs

Gabbie 02/09/2020

Seis túmulos para Munique, é um livro curto e rápido, mas rápido principalmente porque ele te prende do início ao fim.
É uma história de vingança, e apesar de saber o que vai acontecer, você quer saber como, e porquê. E essas respostas chegam, com uma boa narrativa, e uma boa escrita, tudo flui muito bem.
Apesar de ser um livro curto, ele é muito bem desenvolvido, você conhece o personagem, quem ele é, quais seus motivos, conhece os próximos personagens e consegue criar algum tipo de conexão com todos eles.

cadocapires 14/08/2020

Ficção tendo o final da 2GM como pano de fundo. Trata de uma série de vinganças de alguém sobreviveu mas que talvez fosse melhor ter morrido. Livro rápido de ler.

Gabriela Paulino 01/07/2020

Em geral não costumo me atrair por histórias de vingança na literatura, mas "Seis túmulos para Munique" acabou conquistando um espaço no meu coração. Não temos um final feliz, mas sim agridoce e surpreendente, o tipo que precisamos de algumas horas para absorver, apesar da fluidez da leitura em si.