Alceste Eurípides

Resenhas - Alceste

Evellin35 09/03/2024

Alceste
Achei extremamente interessante como a tragédia é contada que me deixou muito intrigada e afobada
Confesso que só li pela citação em a paciente silenciosa mais me surpreendi e agora estou obcecada pra saber mais sobre a história

Emilia74 19/01/2024

Alceste, saiu da vida adorada e voltou calada.
Comecei o livro por causa de outro. Acabei gostando bastante dessa tragédia grega. Já tinha uma ideia geral do enredo, porém mesmo assim me surpreendi com as falas e as posturas dos personagens.

Para quem, assim como eu, tem um pouco de dificuldade de ler as peças gregas, eu super indico essa. Consegui ler rapidamente, a história é bem fluída e não tem muita enrolação. Além de nos dar um vislumbro de Hércules no começo de sua saga, nos mostra novas personalidades gregas que valem a pena conhecer.

Sem contar que levanta muitss reflexões sobre a morte, destino, sacrifício e amor. Detestei o marido de Alceste, porém reconheço seu valor. Alceste, por sua vez, virou uma das minhas mulheres gregas preferidas.

Gustavo616 26/12/2023

Silêncio
A minha curiosidade ao ler essa obra se deve a Alceste ser bastante citada em A Paciente Silenciosa. Logo, por curiosidade, quis conhecer mais dessa obra.

Nessa história bem curta temos Admeto, ele foi condenado a morte, porém o deus Apolo conseguiu fazer um acordo pela vida dele, então Admeto obteve uma chance de continuar vivo. Para continuar a viver, Admeto precisa que alguém, por livre e espontânea vontade, deseje morrer em seu lugar.

Depois de uma grande busca pela pessoa que daria a vida por ele, e depois de várias recusas, sua esposa, Alceste, depois de tanto ver seu marido sofrer, decide dar sua própria vida para que o marido continue a viver.

Quem vier até essa obra através de A Paciente Silenciosa meio que já sabe o que acontece no final com Alceste, mas a leitura desse livro é legal para saber o desenrolar da história a partir do momento que Alceste decide entregar sua vida pelo marido.

Confesso que não foi uma das melhores leituras da vida, mas para uma obra que pode ser concluída em poucas horas, vale a pena conhecê-la.

Reccanello 27/10/2023

Gregos...
Porque não queria morrer, o rei Admeto procura o oráculo e lhe é dito que sua vida só seria salva pela morte de outra pessoa. A partir daí você já consegue imaginar o que acontece! Apesar de velhos, seus pais não concordam em dar suas vidas pela do filho, mas sua esposa, Alceste - uma coitada, mosca morta, boca aberta - aceita a troca e morre em seu lugar. Triste, o rei Admeto culpa seus pais pela perda da esposa, chegando ao cúmulo de dizer que preferia estar morto a ter que perdê-la. Pombas! Por que não aceitou morrer desde o começo, então, evitando todo esse papelão e esse desperdício de vidas? Mas, como estamos falando de gregos, ao final um deus premia o comportamento escroto de Admeto trazendo-lhe de volta do Hades sua amada esposa e mãe de seus filhos. Mais um novelão mexicano!

Priscilla Santiago 21/06/2023

Diferentão
Quando eu terminei esse livro ainda me faltava um monte de tragédias para ser lido, mas quando finalmente me sento para escrever essa resenha, depois de ter lido um monte de tragédias, eu consegui perceber o quão diferente ele é das outras. Primeiro que eu já posso afirmar que amo as peças do Eurípedes e quanto essa peça é legal por fugir do padrão que a gente encontra nas tragédias. No ritmo em que eu estava foi um grande respiro ler algo diferente, por mais que eu achei ele um pouco arrastado.

Evander.Silveira 21/02/2023

Alceste
Decidi ler por ser tão citado no livro ?A paciente silenciosa? é incrível como as pessoas perdem a visão e a noção na maioria das vezes por amor, por amar o próximo acima de si mesmo.

Triz 22/01/2023

euripides, meu muso
como sempre, senhor euripides nunca entrega nada que não seja genialidade. com alceste, observamos do sacrifício por amor, do egoísmo, da minimização do trauma e de muitos outros tópicos que ainda podem ser observadas no contexto hodierno. pôde-se parecer misógina, o que seria compreensível pensando na época da escrita e publicação da obra, mas mergulhando em uma faceta mais profunda, observamos que o próprio autor utiliza da história já semi pronta da mitologia, para trazer sua visão praticamente pré feminista e ridicularizar e ironizar fatos que alguns podem considerar heróicos, mas que ele próprio repugna, podemos também observar isso em medeia, e em outros de seus trabalhos

Nayara 16/01/2023

Alceste
Esta peça de teatro, escrita por Euripedes, aparece no livro A paciente Silenciosa. Fiquei curiosa e por isso decidi ler.

annnnnnnnnnnnna 31/10/2022

um dia quero ser amada que nem a alceste foi pelo admeto

"e por que razão alceste, rediviva, permanece muda e imóvel?" (gosto muito dessa citação)

Regis 02/09/2022

Vale a pena permitir que outro cumpra seu destino?
Nessa peça de 438 A.C, Eurípedes conta o drama de Admeto rei de Féres, que deveria estar morto, mas foi salvo por um acordo de Apolo com as Parcas. Sua vida seria poupada, desde que alguém fosse voluntário para morrer em seu lugar.
Nem seus pais idosos, nem seus amigos mais fiéis, aceitaram o sacrifício; coube à sua esposa, Alceste, se apresentar e morrer em seu lugar.

A peça fala da fuga da responsabilidade pelos próprios atos. Mesmo que inicialmente se apresente como uma reflexão sobre a morte e a constatação que existe uma ordem natural para que ocorra; os pais devem partir antes dos filhos.
Admeto acusa seus pais de covardia, de não quererem se sacrificar por ele (sendo os dois já idosos).
"Tu devias chorar, quando eu estava prestes a morrer; mas ficaste de longe, deixando que se sacrificasse outra mais jovem, velho como és!
Na hora de ser posto à prova nos mostraste quem realmente és, e não me olhas mais como teu filho. Ou, então, descendo ao máximo da covardia, tu, que já viveste tanto, chegando ao termo de uma vida muito longa, não tiveste nem a vontade, nem coragem de dar a vida para salvar o teu filho!"

Ao mesmo tempo, Admeto age da mesma forma ao permitir que sua mulher se sacrifique em seu lugar.
"Se te apraz contemplar a luz, pensas que que o mesmo não se dê comigo? Bem sei que longo tempo, muito longo tempo mesmo, eu permanecerei sob a terra; o que me resta da vida terrena é pouco, mas é doce! Tu, que te debateste vergonhosamente contra a morte, tu vives, sim; transpuseste o passo fatal, mas à custa de tua esposa! E agora censuras a minha covardia, tu, infame, suplantado em coragem por uma mulher, que se deixou morrer por ti, belo rapaz!"

Admeto é hipócrita e covarde, até se mostra arrependido após o funeral, chega até manifestar desejo de morrer ( já que não tem mais a fiel e abnegada mulher ao seu lado) mas, me pareceu apenas uma cena feita para que ninguém o acusasse de poltronaria.
Ele era um bom e justo soberano, mas era também um fraco, pusilânime que não quis abdicar de sua vida no momento em que era chegada a hora.

A peça é uma tragédia, que assume ares de drama, mostrando um final que surpreende.
Fiquei curiosa com o destino de Alceste desde O Banquete de Platão, onde é citada.
E gostei muito de ter feito essa leitura.
A escrita é concisa e de fácil compreensão, tornando a leitura dinâmica e prazerosa.

Alceste foi uma ótima porta de entrada para as tragédias de Eurípedes, que pretendo ler junto com as peças de Ésquilo e Sófocles.
Recomendo essa peça que nos mostra a covardia e o egoísmo, o amor verdadeiro e a abnegação, através de seus trágicos personagens.
Caio 02/09/2022minha estante
Coisa linda sua resenha.

DANILÃO1505 02/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

AnonymousCow 02/09/2022minha estante
Bora para a próxima tragédia ?

mpettrus 02/09/2022minha estante
Nossa, que bela resenha!!! Lendo assim, escrita de forma tão objetiva me passou a sensação de que apesar desse texto datar antes da existência de Cristo, não é difícil de compreendê-lo. Geralmente, textos antigos me deixam com receios de não conseguir acompanhá-los. Parabéns pela resenha!

Regis 03/09/2022minha estante
Obrigada Caio, realmente gostei da Peça. ?

Obrigada Danilo. ?

Regis 03/09/2022minha estante
mpettrus, realmente não é nada difícil, a tradução é ótima, dá para compreender perfeitamente e se envolver com as personagens.
Se tiver vontade de se aventurar nas tragédias gregas, pode ir sem medo pois são bem escritas e de fácil compreensão. Sem contar a riqueza do enredo. ?

Regis 03/09/2022minha estante
A próxima será Medéia AnonymousCow.

Ster 04/09/2022minha estante
Não conheço ainda. Fiquei bastante tentada a começar depois da leitura de A Paciente Silenciosa

Regis 04/09/2022minha estante
Eu comecei a ler Ster, após saber parte da história dela através do livro O Banquete de Platão.
O jeito que ele fala de Alceste te instiga a querer saber mais.
Mas agora que falou, me recordo do paralelo entre as duas personagens em A Paciente Silenciosa.

GiSB 04/09/2022minha estante
Fiquei interessado em adquirir e ler.

Regis 04/09/2022minha estante
Estou gostando muito das tragédias de Eurípides Giovani S B.
Espero que também goste. ?

HenryClerval 05/10/2022minha estante
O Banquete de Platão te levou a essa leitura que te despertou para as tragédias e comédias gregas. A leitura tem esse poder de uma puxar a próxima e despertar sempre esse desejo por mais.

Jessica 03/08/2023minha estante
Realmente a sua resenha me deixou com vontade de lê.
Eu tenho mto preconceito com texto antigos por pensar que ñ vou conseguir desenvolver rsrs... Eu já conhecia a peça por ter sido sitada em outro livro, agora a curiosidade aumentou com essa resenha maravilhosa.
Parabéns

Criatina0 25/04/2022

Tive de ler para fazer um trabalho escolar. E simplesmente amei esse livro? juro que nunca tinha lido nada do tipo e fiquei totalmente feliz de fazer essa leitura.

Nanda 21/04/2022

alceste
ler "a paciente silenciosa" me deixou super curiosa pra saber mais sobre a história de alceste e cá estou eu

sempre me interessei por todo tipo de mitologia e filosofia mas nunca tinha li nada sobre (digo, uma história dessa época) e gostei DEMAIS
achei que a leitura ia ser arrastada por conta da linguagem ser antiga mas não, super fluiu bem e é bem fácil de você conseguir entender cada coisa

ler esse livro me despertou mais curiosidade de ler as outras tragédias e sinto que vai vir ainda um novo vício ein kkkkk

além disso, o livro é super curtinho e a leitura é rapidinha e da pra ler em um dia
só não terminei em um dia pq estava fazendo outras leituras ao mesmo tempo que são mais prioritárias