Luzes da Africa

Luzes da Africa Haroldo Castro

Resenhas - Luzes da África

Samyle 19/04/2019

Uma roadtrip de 40 mil km por mais de 18 países
Ouvi dizer que cerca da metade das viagens internacionais que os brasileiros fazem são para os EUA. A outra metade é fácil de deduzir, sendo a Europa um sonho bem comum. Quando o brasileiro quer ser particularmente "ousado", vai a um safári. Esse livro veio pra mostrar que a África é bem mais do que safáris e pobreza.

Eu sou apaixonada por viagens, gosto até da mera sensação de estar em um carro numa rodovia por horas a fio. Então ler esse livro, narrando os pormenores do cotidiano de uma roadtrip (dormir em campings, conviver com os locais, enfrentar contratempos como doenças típicas da região), foi fascinante, como se eu estivesse vivendo todas aquelas aventuras também.

O autor se preocupa em mostrar o lado positivo desse continente tão desconhecido, ao passo que dá mostras do seu conhecimento como alguém que trabalha viajando o globo terrestre.

Em vez de focar em pontos turísticos, mergulhamos na cultura de vários países e acompanhamos como essas experiências transformaram o autor e seu filho, que o acompanhou nessa jornada. É bonito, também, como vemos o relacionamento dos dois amadurecendo (ex. antes, o filho só chamava o autor pelo nome, ao invés de chamá-lo de pai, como passou a fazer com o tempo).

Terminei esse livro com uma saudade imensa, querendo eu mesma viver uma aventura assim. Tornou-se um dos meus livros favoritos, sendo provavelmente responsável pela minha vontade de ser mochileira. Porque não foi apenas uma viagem, foi uma experiência enriquecedora. E poder sentir um gostinho através da leitura foi indescritível.

Resenha do @chez_literatura. IG literário