Sequestrado

Sequestrado Robert L. Stevenson

Resenhas - Sequestrado

none 15/06/2018

Se você quer ler esse livro por ter amado A ilha do tesouro é melhor rever seus planos
Comecei lendo As aventuras de David Balfour da L&PM de bolso e parei devido a incongruências na revisão/tradução que impediam a leitura correta da narrativa, recomecei a ler essa edição da Nova Alexandria, cujo título Sequestrado é mais condizente com o original. Comparando as leituras parece que Stevenson escreveu duas versões para a mesma estória, mudam nomes de lugares, de pessoas, muda até o final do livro. Não sei, tive a mesma impressão ao ler versões de O médico e o monstro editoras distintas (não eram adaptações). Será que é tão difícil assim trazer esse autor para a língua portuguesa? É certo que o enredo pedia a inserção de notas de rodapé de página explicando a localização geográfica dos personagens, ora nas Highlands, ora no mar, ora em ilhas (do norte ou do sul da Escócia?), explicando a política local. A edição da Nova Alexandria ao menos oferece uma introdução escrita por Sandra Vasconcellos para inserir o leitor no contexto da Escócia de 1700. Não é um livro agradável, mas começa e termina bem, mas gostaria que Stevenson fosse melhor apresentado aos leitores brasileiros (com introduções históricas, literárias básicas e não pedantes e tampouco livrescas). O advogado Mr. Rankeillor que falava em latim com o jovem David Balfour lembrava um personagem de Machado de Assis, Lima Barreto ou de Charles Dickens, sintetiza bem a complexidade da estória. Chega a ser muito mais simpático que o próprio protagonista, daí a minha dificuldade em ser atraído pela estória.

none 08/06/2018minha estante
Estou lendo Conde de Monte Cristo para conferir, pois comecei a ler As aventuras de David Balfour, versão da L&PM de bolso para Sequestrado, mas a tradução e a revisão não ajudaram. O enredo cheio de referências que gritam por notas de rodapé básicas sobre a história da Escócia e do Reino Unido dificulta a leitura ainda mais, comecei então a ler essa edição antiga da Nova Alexandria, que no início pelo menos conta com uma apresentação histórica. Vi que o herói Alan usa uniforme francês daí dá pra notar o recurso de ''preferência literária" transposta no livro do Stevenson, que certamente leu Dumas. Não é o primeiro livro do autor que encontro dificuldades para ler, há várias edições de O médico e o monstro com problemas de revisão, comparando esse texto de Sequestrado com David Balfour a discrepância entre o que um e outro fragmentos é absurda. Não se trata de adaptação e sim de alteração de nomes de lugares, inversão de sentido, o próprio trecho final pode ser lido de duas formas nessa e na outra edição. Não se sabe o que o autor quis expressar, e isso é que é mais triste.