Estudos Sobre a Histeria

Estudos Sobre a Histeria Sigmund Freud
Josef Breuer

Resenhas - Estudos Sobre a Histeria (1893 - 1895)

Sardinha 11/04/2024

Pré-Psicanalítico?
Classificam estes primeiros textos como Pré-Psicanalíticos, mas no presente volume podemos identificar vários elementos da primeira tópica.

Ademais, temos sorte de alguém que escrevia tão bem como Freud ter feito a descoberta da Psicanálise.

Catarina129 01/02/2023

Para todo iniciante da psicologia, é o livro de recomendação. Mesmo que você não siga no ramo da psicanálise, Freud trás como foi esse momento de molde de todo uma vertente, interessante

Vênus_Alice 13/09/2022

Estudo sobre a história
Freud nesse livro descreve como foi o seu desenvolvimento da teoria que hoje conhecemos como psicanálise, ele narra suas descobertas e pensamentos através de casos e ao longo deles, vai entendendo o funciona ou não, criando novas hipóteses e testando.

São cinco casos principais de histeria, que inicialmente são tratados pela hipnose, depois a cartarse e por fim, a associação livre (conversar livremente como ocorre nas terapias hoje em dia).

É fascinante como ele vai reconhecendo o pré consciente, recalque e a resistência.
É uma leitura muito boa, e tenho certeza que se ler de novo daqui a alguns anos, irei ver inúmeras descobertas novas.

Viviane.Barros 01/09/2020

Sem palavras! Livro incrivelmente forte, com amostras reais daquilo que é verídico.
Ravi 30/01/2022minha estante
Como Fasso para ler

Andrea.Allegrini 01/08/2019

Difícil falar sobre as obras de Freud, ele é simplesmente indescritível! Nessa fase ainda acreditava na hipnose, mas já apresentando seus pontos contra e descrevendo suas limitações

Inlectus 23/02/2010

Boa leitura.
Um estudo sedutor sobre histeria, com a descrição de um caso clinico interessante, e considerações importantes sobre a dinamica da histeria. Boa leitura.