Os Caçadores de Vênus

Os Caçadores de Vênus Andrea Wulf

Resenhas - Os Caçadores de Vênus

Iris.Cacais 05/10/2023

Em busca de Vênus
Gente, como eu queria ter um telescópio e um céu bem estrelado durante a minha leitura ?? hahaha Para quem ama astronomia ou para quem é só curioso mesmo.

Andrea Wulf conta como foram as jornadas para ver o trânsito de Vênus nos anos de 1761 e 1769. É a segunda vez que leio um livro da autora e mais uma vez me senti imersa em uma aula de história. E isso porque ela transforma
essa aula em uma deliciosa aventura, cheia de caminhos a percorrer, intrigas e céus estrelados.

O livro é sobre a observação do trânsito do planeta Vênus que aconteceu nos anos de 1761 e 1769. Sobre os esforços coletivos de cientistas do mundo todo para medir o trânsito e responder a pergunta: Qual a distância entre o Sol e a Terra? Astrônomos que em meio a guerras, doenças e navegações perigosas viajaram a locais remotos em busca de Vênus.

O último trânsito aconteceu em 2012, o próximo trânsito de Vênus está muito longe de acontecer, só em 2117 ?

mabe 01/02/2023

a ciência é algo infinito como a imaginação
antes de eu ler este livro, venus para mim era apenas um planeta com um nome bonito! acompanhar os registros, teorias e fatos desta jornada fez com que eu me sentisse rica de conhecimento e me deu ainda mais abertura para imaginar possibilidades inimagináveis sobre o nosso universo.

Thais.Outor 25/07/2022

Simplesmente PERFEITO!
Assunto que mais amo: astronomia?
Detalhes históricos e figuras ilustrativas não faltam neste livro! Livro bem informativo, leitura leve, não sei descrever o quanto amei.

Thiago.Moretti 26/12/2021

O livro escrito por Andrea Wulf narra a jornada real de centenas de astrônomos de diversas partes do mundo no anos de 1761 a 1769 quando ocorria o raro evento do trânsito de Vênus e por conta disso enfrentaram todo o tipo de provação e aventuras épicas para poder captar dados que são essênciais até os dias atuais e o mais importante, fazer ciência!

Oscar 23/11/2014

Nosso vizinho planeta Vênus.
Andrea Wulf relata a história da observação pelo ser humano do transito do nosso vizinho planeta Vênus ante nossa estrela Sol. O primeiro foi em 4 de Dezembro de 1639, logo 6 de Junho de 1761 e 3 de Junho de 1769, logo 9 de Dezembro de 1874 e 6 de dezembro de 1882, logo 6 de Junho de 2012 e 8 de Junho de 2012. O próximo será no dia 11 de dezembro de 2117, certamente para esta data no estarei vivo para observar este belo fenômeno da natureza.
O transito de Vênus ante o Sol é utilizado pelos astrônomos para medir o raio do Sol.
Este livro comprei semanas antes do último transito que foi nos dias 6 e 8 de Junho de 2012.
Quem gosta de astronomia, eu sou um deles, este livro é uma fonte de informações.