Psicologia das Massas e Análise do Eu

Psicologia das Massas e Análise do Eu Sigmund Freud

Resenhas - Psicologia das Massas e a Análise do Eu

1 | 2 | 3 | 4

Bruna 01/06/2014

Psicologia individual tbm é de grupo por que o individuo vai além da relação narcísica, é um ser social
Comportamento, pensamento e sentimento são diferentes no individuo isolado e em grupo. Em grupo, características individuais se apagam para aparecer caracteristicas das identificações pessoais conscientes e inconscientes. Tudo o que não é semelhante é deixado de lado, acontece uma cegueira.
Multidão – massa sem organização
Grupo primitivo – Se comporta como massa (é organizada), tendência mais destrutiva, não precisa de numero enorme. Sugestionabilidade é quando novas características são conduzidas a um grau de exaltação, se tornam irresistíveis, sem uma reflexão consciente e tem ação recíproca. A sugestionabilidade é derivada so instinto gregário. Faz com que a personalidade consciente saia (diminuição do ego) e entre a inconsciente(em comum). Reduz a capacidade intelectual do indivíduo e exalta sua emoção, o superego enfraquece, noção de justiça muda, tem sentimencto de:
onipotência, não tem mais crítica, não tem liberdade individual, é crédulo, pensa por imagens, a incerteza não existe, tem consciência da própria força, intolerante (idéia de aniquilação do outro grupo – ansiedade persec. E depress / meio de comunicação – projeção.) e obediente, fundo de medo do outro diferente, buscam a verdade, dominaods pela palavra, primitivos, procuram um chefe, vão a tras do que não existe, sentimento de força, não aceitam divergência. Neste ponto acontece o contágio (imitação, resultado da sugestão e reforço), sacrificam o interesse pessoal pelo coletivo.
Grupo artificial – Organizados e duradouros. Há também grupos direcionados a fins éticos, para isso ele tem que ter formalidade, posições fixas. Precisa de uma força externa/ coação para se manter coeso, o desligamento é desestimulado.Permanece e ingressa-se nele sem ser perguntado. Há uma ilusão de que há um cabeça/pai e o grupo se liga por laços libidinais que fazem alusão a uma família. Quando há um perigo/medo/perda do cabeça, os laços simplesmente se relaxam e cada um por si, ele se desintegra.
Grupo com ou sem lider – poderm ter identificação, criar vinculo com idéias (positiva ou negativa)

Qual é a força que mantém os grupos? É o algo novo de Freud. Eros, libido. Desejo de construir. O amor é um fator civilizante. O grupo vai do egoísmo para o altruísmo. A identificação leva ao amor e a coesão. Quanto maior a libido maior a coesão.
O contrário – impulsos hostis e anti-sociais dissolvem o grupo.

Flavia Sena 23/09/2012

Diria que o livro tem uma linguagem bastante específica, que somada com a leitura pelo computador, não fez com que eu me concentrasse. Apesar disso possui teorias interessantes (consegui pegar algumas pelo caminho) que podem ser úteis pra pessoas que estudam o tema.

1 | 2 | 3 | 4