Teoria geral do esquecimento

Teoria geral do esquecimento José Eduardo Agualusa

Resenhas - Teoria Geral do Esquecimento

Dilso 04/04/2024

Livro incrível
Tal como Mia Couto, em Moçambique; José Eduardo Agualusa nos conta às agruras e revoluções pós-coloniais angolanas, seguidas, obviamente, da Revolução dos Cravos, em Portugal. Incrível como os escritores luso-africanos têm vocação para narrar histórias nos dentros, nas interioridades da própria História, utilizando-se de vozes da terra quase sempre em estado sublime e poético... Livro lindo.

Rodrigo1001 11/03/2024

Belo no conteúdo e na forma (Sem Spoilers)
Título: Teoria Geral do Esquecimento
Autor: José Eduardo Agualusa
Editora: Tusquets
Número de páginas: 192

Uma mulher decide trancar-se em sua casa por décadas tendo apenas seu cachorro, livros e um jardim no terraço como companhia.

Sobre essa premissa, o escritor Angolano José Eduardo Agualusa borda um livro tão belo, mas tão belo que mais parece um longo poema em prosa.

"Teoria Geral do Esquecimento" é uma teia narrativa que parece ter capturado fragmentos de histórias reais e inventadas, fragmentos de diários, poemas, eventos distantes e próximos: uma constelação em que o leitor navega entre as estrelas para juntar as peças do que está sendo contado.

Tendo a Independência de Angola como pano de fundo, a história é escrita com humor caloroso e, embora seja assombrada pela sombra da luta de libertação, juntamente com as mudanças de regime, prisões, tortura e execuções sumárias que geralmente acompanham tais eventos, o livro tem menos a ver com esses acontecimentos históricos do que com os laços forjados entre os personagens.

Agualusa, na verdade, molda os personagens como correntes oceânicas que constantemente se chocam uns contra os outros ou se separam, mas nunca se abandonam.

O resultado é belíssimo! O tipo de livro que vale a pena ler mais de uma vez e, talvez, mais lentamente na segunda vez. Os capítulos curtos tendem a facilitar o avanço da história, mas desacelerar e saborear o tom e a escolha das palavras em cada capítulo torna a experiência ainda mais agradável.

Vou além: considero-o um “page-turner” intrincadamente escrito em uma prosa delicada que parece deslizar sobre trilhos com uso quase idílico do tempo, local e poesia de sonhos.

Extremamente bem amarrado, o autor deixa o melhor por último, brindando o leitor com uma reviravolta na trama que nos deixa com a certeza de termos em mão a obra de um escritor talentosíssimo, vibrante e generoso.

Enfim, se Henrik Ibsen estava certo ao proferir que a beleza é um acordo entre o conteúdo e a forma, Agualusa atingiu o núcleo dessa afirmação. Basicamente, encontrei nessa obra tudo o que eu gosto de encontrar em um livro

Leia-o e encante-se também.

Levarei na memória como esse livro caiu em minhas mãos de maneira tão despretensiosa - com a intenção de ajudar um amigo - até o momento de relê-lo lá na frente, quando os ventos do tempo já tiverem levado a beleza que a mente teima em esquecer.

Leva 5 de 5 estrelas.

Passagens interessantes:

"As pessoas não veem nas nuvens o desenho que elas têm, que não é nenhum, ou que são todos, pois a cada momento se altera. Veem aquilo por que o seu coração anseia." (pg. 63)

"Deus pesa as almas em numa balança. Num dos pratos fica a alma, no outro as lágrimas dos que a choram. Se ninguém a chorou, a alma desce para o inferno. Se as lágrimas forem suficientes, e suficientemente sentidas, ascende para o céu. Vão para o Paraíso as pessoas de quem os outros sentem a falta. O Paraíso é o espaço que ocupamos no coração dos outros." (pg. 169).

"Não se atormente mais. Os erros nos corrigem. Talvez seja necessário esquecer. Devíamos praticar o esquecimento" (pg. 172)

Andre.Pithon 26/01/2024

Eu devorei esse livro.

Uma obra de mestre em mesclar gêneros, em deixar a loucura se tornar poesia e na insanidade encontrar a sanidade. É uma prosa afiada, feita para ser célere e cortante, com capítulo curtos no ponto certo que eu não consegui deixar de ler até terminar. Trechos ecoam na minha mente. É um livro forte e contundente, e leve e fascinante, que me fez rir e me fez quase chorar.

A Teoria Geral do Esquecimento conta a história de uma mulher que se tranca por 30 anos em seu apartamento durante a guerra civil de Angola, mas é sobre muito mais que isso. É sobre como as coisas mudam, mas se mantem a mesma. É sobre medo, e sobre esperança, e sobre o caos de histórias entrelaçadas que compõem o mundo. Agualusa cria uma teia de fios aparentemente desconectados que se amarram de formas por vezes ridículas, por vezes perfeitas, e histórias se conectam de formas que não fazem sentido, e são tão humanas, e por isso impactam poderosamente.

Eu li um pouco de literatura africana nestes últimos meses, mas Agualusa se mantém disparado meu favorito. Talvez ele seja meu escritor preferido de literatura de verdade, séria e respeitável. Aqui tem o retrato de uma Angola violenta e cruel, todas as críticas sociais pós-coloniais que alguém pode esperar, mas tem muito mais que isso. Tem humanidade, tem beleza, tem uma prosa do 🤬 #$%!& , tem um misto de gêneros literários, com o epistolar se intrometendo na terceira pessoa, recortado por poesia.

É lindo.

Primeiro 5 estrelas 2024 veio cedo. Começamos bem.

Cris 19/01/2024

Eu achei esse livro ótimo, muito bom mesmo, e recomendo. Mas não foi sem certa dificuldade que terminei a leitura. A narrativa adotada pelo autor de ?ir jogando? os personagens aos poucos na história. Num primeiro momento são acontecimentos aparentemente desconexos, cujo ponto comum é o momento político de Angola. O desenrolar da história mostra que temos que prestar bastante atenção nas narrativas de cada personagem. Confesso que cheguei ao final não lembrando muito quem era quem, e me atrapalhando um pouco. Como é um livro muito pequeno, estou relendo e gostando ainda mais.

Odara.Lanzoni 21/08/2023

Teoria geral do esquecimento
Esse livro é muito bom!!!

Li a primeira vez em 2014/2015 (algo assim), e já tinha me marcado muito.

Depois de alguns anos reli e a admiração por esse livro só cresceu, é profundo e aborda dificuldades da personagem através de metáforas difíceis de ler e as vezes complexas de entender.

É um livro sobre perder o contato com a realidade e sentir que está enlouquecendo com a personagem. Mas é um livro lindo.

vicxrodrigues 30/09/2022

Um livro muito bonito!
Foi um livro diferente dos que eu estou acostumada a ler. É meio inacreditável saber que ele é inspirado em uma história real! Gostei muito de ele ter como "pano de fundo" a história de um país que eu não conheço praticamente nada e não sabia que tinha de tornado independente há pouco tempo.

Com certeza é um livro que eu recomendo pra amigos e pessoas que se interessam por ficção histórica baseada em fatos reais.

Guilherme 19/01/2022

Obra de uma realismo mágico singular!
Homens e mulheres que desaparecem devorados pela terra e aviões que desmancham no ar. Um país em convulsão social, uma poeta inédita que se esconde por 30 anos em um apartamento.
Em Teoria Geral do Esquecimento, Agualusa trata da difícil linha tênue entre a necessidade urgente da memória e a importância de esquecer para sonhar.

íris 02/01/2022

nao sei o que achei deste livro
a leitura foi pouco fluida ao inicio mas no final comecei a gostar do livro, nao entendi o porquê do nome do livro mas gostei da história em geral obvio que nao foi o meu livro favorito mas acho interessante em como o autor transformou o diario em uma historia quase de fantasia
fiquei horrorizada com o passado de ludo e o porquê de nao sair a rua

Eduardo 18/08/2021

Na parede da memória
O cenário é de guerra, mas não é isso que interessa. Na verdade, é preferível que esse pequeno e incômodo detalhe seja esquecido. O que deve ser lembrado está num nível mais pessoal, nas histórias de amor, nos acolhimentos, nos encontros e nas descobertas. Está na surpresa de, após anos viver cercada por muros, perceber que a vida ainda pode lhe sorrir.

André Vedder 11/08/2021

Agradável teoria!
Leitura agradável e envolvente. Agualusa bebe na mesma fonte de outros autores de língua portuguesa como: Afonso Cruz, Valter Hugo Mae e Mia Couto, ou seja, uma escrita poética e imaginativa, mas sem perder a realidade que envolve o ambiente onde a história se passa, no caso aqui, Angola.

" Vão para o Paraíso as pessoas de quem os outros sentem a falta. O Paraíso é o espaço que ocupamos no coração dos outros. Isto era o que me contava a minha avó."

Arthur 07/07/2021

Agualusa ao resgate
Conheci os textos de José Eduardo Agualusa tarde, com o lindo "A noite dos jardineiros", que me resgatou de um lugar muito ruim de desesperança. Já aqui, no ótimo "Teoria Geral do Esquecimento", o escritor Angolano parte mais uma vez para uma escrita de resgate e redenção. Em uma trama digna de "Crash - no limite", com personagens e enredos aparentemente desconexos que vão se atraindo e conectando, descobrimos a razão dos esquecimentos, voluntários ou não.
Tudo isso ambientado na guerra civil Angolana pós descolonização (e no que se sucede) e, incrivelmente, sem pesar a mão. Sabemos do peso e do horror da guerra, sem que isso nos seja explicitamente posto a todo o tempo.
É difícil falar mais sem entregar as surpresas do livro, assim que recomendo a leitura que é, se possível adjetivar, muito bonita.

Bruno 21/04/2021

encantador.
Como em todas as obras de José Eduardo Agualusa que li, a linguagem me é muito aprazível. Sinto o mormaço atravessando as folhas, vejo o Sol se pondo num céu vasto e vermelho; Angola, mesmo sem nunca tê-la visto pessoalmente, torna-se vívida no meu inconsciente. Por meio da doce escolha de palavras do autor, transbordam-se luz e vida.

Falando especificamente de Teoria Geral do Esquecimento, é um livro cujo cenário são eventos da Historia de Angola, portanto, aconselho o leitor a estudá-la antes da leitura (eu li pela wikipedia mesmo, só para ter uma visão geral). Através dessa narrativa, percebe-se como o país está ainda muito machucado pelo passado colonial recente; A História deixou feridas abertas, questões mal resolvidas, e muitos ainda procuram um remédio que possa cicatrizá-las. Apesar disso, não é um romance melancólico, trata muito da esperança, do ?seguir em frente?. Em meio a todo esse caos, uns preferem simplesmente tentar ????????, como é o caso da protagonista, Ludovica, que se fecha, após a independência do país, por décadas em um apartamento.

O passado, no entanto, uma hora ou outra, pode bater na tua porta, e terás que decidir se abre ou continua preso.

paraondealeiturameleva 20/02/2021

Meu primeiro livro do Agualusa e já estou de olho em outros títulos.
O que esta por trás do esquecimento? Me fez refletir muito além da trama.

Giselaine 22/12/2020

Agualusa genial!
Primeiro livro desse autor maravilhoso! Que estória linda, surpreendente, bem escrita, cheia de coisas que nos faz pensar na vida, na comunidade, no país em que se vive. Simplesmente encantada com essa leitura. Leiam, apenas leiam! Recomendo demais.