Cronologia da Moda

Cronologia da Moda N. J. Stevenson

Resenhas - Cronologia da Moda

Clara 25/02/2023

Bom livro pra ter uma base sobre as coisas, fala muito bem sobre todas as etapas. É uma leitura bem rápida

Recomendo!!

Gabriela.Maciel 25/06/2022

Incrível
Esse livro é maravilhoso, eu preciso comprar ele pq é maravilhoso, muito rico de informações e certeza que eu vou sempre consultar ele pra entender quais os tipos de instrumentais de cada época

carolina.doce.1 10/01/2022

História, referência e inspiração para todos que se interessam por como e por que usamos as roupas e acessórios que usamos.

A obra "Cronologia da moda" mostra como o fenômeno social da moda é resultado direto dos contextos histórico e social de cada época. Como, por exemplo, a execução de Maria Antonieta em Paris torna deselegante parecer aristocrático; como as duas grandes guerras mundias restringiram e controlaram o modo de vestir global, pautado agora nas limitadas ofertas de matéria prima e como seguir essas regras era considerado "patriótico"; e como o vintage, por exemplo, surgiu como último grito do século XX em resposta ao consumismo exagerado, quando os designers passaram na misturá-lo à roupa de rua e influências musicais.
Embasamento para pesquisa de forma sucinta e objetiva, repleto de referências e rico em imagens e citações interessantes célebres como essa, que mostra o papel limitador que a moda exerceu na vida das mulheres:

' Um visitante de Marte que visse um homem de cartola e sobrecasaca e uma mulher com uma crinolina poderia supor que os dois pertenciam a espécies diferentes'

James Laver - A roupa e a moda, 1979.

Joy Costa 02/04/2020

Curadoria da moda
O livro, escrito pela curadora NJ Stevenson, é uma excelente obra para consultas rápidas. Traz informações concisas e curiosidades diversas. As representações imagéticas são muitas e nos fazem viajar no tempo, embora crie ou reproduza determinados estereótipos acerca dos tempos históricos no imaginário individual e coletivo. Apesar disso, a obra merece 5/5 pela escrita e pesquisa. É, de fato, uma curadoria de informações sobre o mundo da moda.