Miss Edith e Seu Tio

Miss Edith e Seu Tio Lima Barreto

Resenhas - Miss Edith e seu tio

Rbk.006 28/05/2023

Apesar de não ter entendido muito bem o final, de forma sincera, achei importante a lição que a obra trouxe ao leitor. o brasileiro muitas vezes pensa que "se é importado, é melhor" esse quadrinho mostrou que esse 'ditado' não faz sentido algum.

Lira Juazeiro 22/03/2023

O meu favorito
O meu conto favorito de Lima Barreto. Muito bem humorado, quase que morro de rir no decorrer dessas páginas. O final nem conto: perfeito. Lima Barreto, assim como Machado descrevem como ninguém o que eu vou chamar de "psicologia cultural" do povo Brasileiro. Nos escritos de Lima, a presença da misigenação e as diferenças que ela trás no modo que os personagens pensam é bem forte. Ainda assim há algo em comum na maneira que eles pensam e se comportam.

Esse conto trata da visão e curiosidade dos brasileiros para com estrangeiros e a maneira como esses os comparam a si mesmo como indivíduos e como povo. Quem já morou fora do Brasil e procurou sair da bolha brasileira tentando compreender e aceitando povos de outra cultura, bem diferente da nossa, acaba compreendendo a si mesmo e suas ações, por olhá-las de outro ponto de vista. Estes encontrarão nesse conto sarcasmo e humor em cada linha. O final, again, nem te conto. É muito engraçado.
Lira Juazeiro 22/03/2023minha estante
Não li os quadrinhos. Li o conto, mas não encontrei a opção no skoob

Alex 09/12/2022

Crítica confusa
Leitura bastante pesada, com diversas palavras que não fazem parte de meu entendimento.
Toda a trana me deixou bastante confuso.
Além do final ser muito inconclusivo.
Pelo menos mostrou que aparência enganam, que não existe perfeição e apontou bastante o fato do brasileiro sempre enaltecer os estrangeiros.
O que foi mais fácil de analisar foi a presença do contexto e preconceitos da época, mas ainda assim fiquei muito confuso nessa leitura.
Lira Juazeiro 22/03/2023minha estante
Olá Aguilex. Eu amei esse conto. E sempre que eu amo gosto de ver as resenhas que o pessoal deixa por aqui. O livro trata sim da maneira como os brasileiros enxergam os estrangeiros como você colocou. Mas não é somente isto. Essa visão do estrangeiro vem de uma peça chave: a falta de conhecimento. É isso que Lima Barreto trata no conto: a visão do estrangeiro como superior devido a superficialidade da educação dos personagens. No conto os personagens que são bacharels e tem conhecimento sobre alguma coisa, por exemplo, a teoria da evolução de Darwin ou a maneira como a sociedade inglesa é organisada, os têm de maneira bastante superficial. Eles ouviram ou leram em algum lugar que isto é isso, mas não procuraram se aprofundar se isso é assim. Mesmo sem o aprofundamento, eles usam essas premisses que eles não conhecem verdadeiramente como base da opinião. Como a maioria das pessoas nem procuram saber, mesmo que superficialmente, dessas coisas, o fato de estes com "educação superior" mencioná-las já é suficiente para ser visto como algo sábio ou inteligente.

Lira Juazeiro 22/03/2023minha estante
O final do livro é bastante inteligente. Mostra como as pessoas baseiam sua opinião em uma observação superficial dos fatos. A moça estava saindo do quarto do tio e este é o único fato descrito. Porém, Angélica de imediato pensa que algo ocorreu entre eles. Não poderia o tio está doente ou ter tudo algo urgente que precisou da ajuda da moça? Mas não, Angélica de imediato pensa que o tio dormiu com a sobrinha. A opinião da moça ser santa comparada a Nossa Senhora muda para uma visão de todos os estrangeiros são pevertidos, sem realmente raciocinar algo sobre o que viu.

Nathalya 17/10/2022

Peguei esse livro pra ler pois tinha esquecido o meu em casa e era aula de leitura, e sinceramente eu não entendi o sentido real, é meio confuso, ou talvez eu não tenha lido com atenção não sei

Code 12/11/2021

"Uma historia que quebra seu juízo"
Sinceramente,não dá pra explicar como esse livro e legal...

ele e meio chatinho mais e legal???

Recomendo lerem,as pessoas que gostam de quadrinhos ou clássicos,sei lá e uma mistura dos dois gostos,mais e bem legal ler isso,principalmente para sair de uma ressaca literária???

Para mim deu certo,mais não sei se para outras pessoas daria!!?

Julia 19/08/2021

acho que o intuito do lima barreto era mostrar como o brasileiro sempre santificou os estrangeiros, os via como perfeitos, sábios e superiores mas no final das contas são apenas seres humanos como quaisquer outros, cheio de pecados e ignorâncias

Nicky 02/04/2021

Razoável
Não é nada muito impressionante mas já que fazia tempo que eu não lia HQs resolvi dar uma chance, rápido de ler e até que é uma história boa

Edna 25/11/2018

Nécios e Tolos
#leituraconcluída
Miss Edith e seu tio
Essa HQ mostra de início a arquitetura antiga e forte de um casarão onde funciona uma pensão administrada pela Viúva Mme.Barbosa e sua filha Mlle. Irene.
Eles recebem a visita dos ingleses que se apresentam como Tio e sobrinha, e sempre demostrarao superioridade com atitudes nada simpáticas com os demais hóspedes.
Com um tratamento diferenciado e idolatrado pela maioria dos hóspedes e outros que com discursos os defendem e outros os acusam.
A criada que vê Miss Edith como uma santa se choca ao surpreende-la saindo dos aposentos do Tio deixando cair a máscara.
Aparências enganam sempre!! Como o narrador afirma "tolos e néscios" pelo fato de crer num mundo de aparências!
3,5/5