A Casa Iluminada

A Casa Iluminada Alessandro Thomé

Resenhas - A Casa Iluminada

Cici 08/10/2022

Legal, mas deprimente demais
Se você procura uma leitura suave ou tranquila, não é o caso desse livro. Eu gostei da leitura, e entendi as críticas apresentadas, mas somos enfiados dentro da mente doente de uma pessoa que passou por um trauma e está em busca de uma vingança que só ela vê. É muito triste e repugnante o que o personagem principal faz só para passar a ideia de estar seguindo em frente. Recomendo para quem tem cabeça para refletir sobre culpa e luto.

Rangel 22/10/2021

Era só pra tirar da frente mesmo...
Comprei um LEV a alguns anos, e este livro veio no aparelho... Sempre olhei para ele meio com desdém e sem muita empogação, mas deixei ele ali, e na minha cabeça guardado na gaveta "um dia eu leio isso..." e recentemente sem mais nem menos acabei abrindo o livro no meu leitor, a principio só para ver a quantidade de páginas, pois estava a procura de uma leitura mais rápido e que eu não levasse muito tempo para chegar ao fim, nada de trilogias ou séries extensas... E foi por isso que acabei iniciando a leitura, e qual não foi a minha surpresa ao me deparar com uma história, que desde o início, vai te querer ir até o final de qualquer forma, com a mensagem martelando na cabeça "isso vai dar merda, quero só ver...." o tempo todo... Infelizmente falamos aqui de uma leitura muito rápida, e que muitos personagens mereciam um desenvolvimento maior e melhor, e não o tiveram, e por muitas vezes as soluções para algumas situações pareceram jogadas de qualquer jeito, sem muito cuidado... Mas não deixa a leitura desinteressante ou ruim, pelo contrário, foi para mim uma história que me levou a algumas reflexões... Eu indico a leitura...

leticomlivros 17/08/2021

A história de um homem perdido
Iniciei a leitura esperando por um suspense em busca do assassino da esposa de Melquíades, e fui surpreendida ao encontrar sua identidade logo nas primeiras páginas.

Esse não é um livro sobre a busca por um assassino, mas a história de um homem que se perdeu. Melquíades ao trocar cartas com o suposto assassino da sua esposa, pensa estar se vingando ao tentar causar uma sensação de inveja ao criminoso. Ele tenta parecer livre e amostrar aquilo que ele tem e Ismael perdeu ao ser preso.

Ao longo da história percebemos que a única pessoa a quem ele estava causando mal era a ele mesmo. A leitura escancara que a pior prisão é aquela dentro da nossa mente.

A leitura tem um rítimo fluído e uma escrita bonita, se o livro fosse meu teria feita inúmeras marcações sobre as reflexões trazidas sobre a vida e nosso psicológico. Conclui a leitura sentindo uma certa pena do protagonista e em como ele jamais conseguiu recuperar aquilo que perdeu com a morte da sua esposa.

No mais, ainda deixo a reflexão sobre Ismael ser ou não o verdadeiro culpado pelo crime do ínicio do livro, o que para mim, nunca ficou claro. Apenas um bode expiatório, talvez, que se aproveitou de um crime midiático, e em busca de tempo e silêncio, se entregou para prisão, dando ao protagonista um motivo e uma companhia para se entreter.

Recomendo para aqueles que procurar uma leitura curta, fluída e que estão dispostos a uma reflexão sobre o trauma humano.

And 13/08/2020

Um livro repleto de metáforas existenciais que nos faz refletir sobre como lidamos com a nossa própria existência e como influencias externas mudam a forma como vivemos.

Elaine Miranda 03/09/2018

Uma História Inusitada...
Recebi esse livro como cortesia da Saraiva e confesso que iniciei a leitura sem muita expectativa.

Contudo, a narrativa é bem envolvente, uma história bem construída, com personagens complexos e um final inesperado.
Rodrigo 15/11/2018minha estante
Aconteceu a mesma coisa comigo. Foi uma bela surpresa.

Evelyn.Menezes 17/06/2018

RESENHA: A CASA ILUMINADA
Este livro começa contando a história de Melquíades, um homem que teve sua esposa morta e violentada (nessa ordem) e que após a perda seguiu sua vida com um único objetivo de se vingar do assassino, porém suas ações saem um pouco do controle e tem um resultado totalmente inverso do esperado.
A leitura deste livro foi bastante rápida e agradável, a forma simples que o autor escreve fez com que eu lesse muitas páginas de uma vez sem ao menos perceber. A história é bem legal, a forma como Melquíades lida com a situação causa dó e revolta, pois ao mesmo tempo que entendi que tudo que ele fez foi devido a um trauma, ele também envolve, machuca e prejudica muitas pessoas inocentes devido a sua sede de vingança. O final foi bem surpreendente, nunca imaginaria que a história teria esse desfecho e me fez refletir bastante sobre nossas ações impulsivas e nos problemas que elas podem causar não só para nós, mas para as pessoas ao nosso redor.
Não conhecia o livro, porém gostei bastante e pretendo procurar mais obras do autor para conhecer mais de sua obra.

Nini 24/01/2018

Trama bem elaborada
Uma trama que prende atenção.
Poucas páginas de uma história muito bem escrita. Recomendo.

Mi 02/03/2013

Tentativa muito válida
Procurei o livro por causa de uma indicação aqui Do Skoob.
É uma literatura de qualidade, um texto bem escrito, mas a construção da trama deixa a desejar em elementos, detalhes e subjetividades.
Confesso que acabei sabendo mais da história por resenhas do que pelo livro em si.
Louvo a tentativa. Gostei dos personagens,da ambientação nacional, elementos conhecidos, mais próximos do cotidiano brasileiro.
Mas terminei a leitura órfã de muita coisa, então ainda temos um livro nacional querendo ser best seller gringo.

Mataol 28/11/2012

Magnífico!
"A casa iluminada" foi finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, cujo vencedor foi "Nihonjin", de Oscar Nakasato, também vencedor do Jabuti 2012.
Agora, depois de publicado, "A casa iluminada" já teve os direitos de adaptação vendidos para o cinema.
Com uma narração pungente e elipses arrasadoras, Alessandro Thomé conta uma história sobre solidão e vingança.
Melquíades, após ter suas esposa morta e estuprada (nessa ordem), se desespera, e seus atos acabam dando-lhe visibilidade na mídia.
Ismael, o assassino, se entrega à polícia. Trata-se de um pescador que se mostra dono de uma personalidade intrigante, quase incompreensível. Melquíades decide ir conhecer o algoz de sua esposa na cadeia, para ter acesso a informações que pudessem ajudá-lo a arquitetar seu plano de vingança, e consegue isso.
E é neste ponto que a história começa a se tornar arrebatadora.
O viúvo toma para si a vida do assassino e se muda para uma pacata vila de pescadores, de onde começa a travar uma luta psicológica com o assassino, enviando-lhe fotografias de imagens que remetem à liberdade que foi tomada de Ismael. Junto, sempre envia um bilhete curto e direto. As respostas são igualmente irônicas e enigmáticas.
Tomado pela vida praiana, Melquíades se envolve com os habitantes locais, mas esse envolvimento parece ter um motivo,e, como destino, mantenho-o na solidão.
Há outros elementos que tornam a história ainda mais fantástica, como o fato de o mundo ir literalmente desmoronando ao redor de Melquíades enquanto ele espera pelo desfecho de seus intuitos.
A leitura vale tanto pela trama muito bem construída e narrada quanto pelas metáforas guardadas nas entrelinhas dos acontecimentos. Mas não é necessário pescar essas metáforas para entender os acontecimentos, que estão ali, escancarados, mostrando ao leitor o que cada um poderá ver em si mesmo se tiver coragem de ousar essa olhar interior.
E o final... Ah! O final! Magistralmente surpreendente.
Mataol 28/11/2012minha estante
Agora fiz uma resenha mais apresentável. Hehe!

Vanessa Meiser 26/10/2012

A sinopse deste livro é breve e ao mesmo tempo bastante esclarecedora pois conta basicamente todo o enredo da história resumidamente.
Melquíades é um jovem esposo apaixonado por sua mulher Beatriz. O casal se considera feliz até que uma notícia trágica os atinge em cheio, Beatriz é morta e violentada estupidamente na rua.
Completamente desnorteado, Melquíades fica sem chão quando recebe a notícia e num ato de loucura coloca fogo na casa em que vivia com a esposa pois as lembranças são dolorosas demais para suportar, seu caso fica conhecido nacionalmente depois que a televisão reporta a sua loucura.
Não bastasse o incêndio, ele ainda decide que quer ir à cadeia conhecer o homem que acabou com seu casamento.
Melquíades então conhece Ismael, o assassino que afirma ter matado e violentado Beatriz sem o menor escrúpulo e arrependimento, se dizendo inclusive generoso por não a ter violentado quando ainda estava viva. Ismael é um homem rude, vivia de pesca antes de ser preso e gostava de pintar quadros. Com estas informações a cerca do assassino, Melquíades decide tomar para si tudo o que o outro mais ama na vida, o mar, os peixes e a vida simples numa vila de pescadores.
Melquíades larga o emprego e decide viver em Vila Santa, um pequeno vilarejo de pescadores. Lá ele compra um barco e contrata o senhor Toninho e seu filho para trabalharem com ele na pesca. Toninho tem uma filha muito bonita, Mariana e Melquíades fica fascinado quando a vê.
Depois de estabelecido em Vila Santa, ele dá então início a sua vingança. Munido de uma máquina fotográfica, Melquíades passa a fotografar tudo o que se relaciona com a vida dos pescadores e a enviar estas fotos para Ismael na cadeia sempre com um bilhete sutilmente irônico. A resposta sempre vem em seguida e isto dura um bom tempo até que o sofrimento toma conta completamente de Melquíades.
Bom, fazia tempo que eu não lia um livro tão forte e intenso como A Casa Iluminada de Alessandro Thomé. O livro é curtinho mas convém ler calmamente devido ao drama da história que comove e emociona o leitor.
Recomendo!

cotonho72 22/10/2012

Muito bom!!!
Nesse livro temos como protagonista principal o senhor Melquíades que recebe a triste notícia do assassinato de sua esposa Beatriz, que ainda como se não bastasse foi violentada depois de morta. Por mais que o seu relacionamento não estivesse as mil maravilhas, essa notícia o deixou atordoado, não voltou a trabalhar e para completar acabou icendiando a casa; pois não suportava a lembrança e o cheiro da sua esposa. A única coisa que tinha no coração era o desejo de vingança.
Mas certo dia foi surpreendido com a notícia que o assassino havia se entregado e logo vai ao seu encontro, além da justiça e o desejo de vingança queria saber qual o motivo de tal brutalidade, contudo, Ismael, o assassino, o surpreendeu conforme conversavam, deixando Melquíades com a cabeça a mil.
Melquíades resolve mudar de ares, para tentar retornar a vida, mas com objetivo maior, que era se vingar de Ismael. Mudou-se da cidade para um vilarejo chamado Vila Santa, um lugar praiano, ele resolve comprar um barco e ganhar um pouco de dinheiro para aos poucos iniciar a sua vingança que já estava arquitetada, lá conhece o seu Toninho que acaba virando o seu sócio e futuramente seu sogro; pois acaba se envolvendo com a sua filha Mariana.
Todavia, não casou por amor já que tinha como intuito usar Mariana como objeto de sua vingança.
Melquíades perde o controle do seu desejo de vingaça conforme troca cartas com o assassino e o que era para trazer infelicidade para o assassino, traz infelicidade para Melquíades; pois nem tudo sai como o esperado.
O autor Alessandro Thomé consegue nos envolver numa trama frenética, cheia de reviravoltas, suspense e surpresas, levando-nos a refletir sobre o mundo que nos rodeia.
Aproveito para agradecer a oportunidade dada pelo autor de conhecer essa belíssima obra que recomendo a todos, leitura obrigatória.