Ficção Completa

Ficção Completa Bruno Schulz

Resenhas - Ficção Completa

Georgeton.Leal 09/02/2018

Realidade Mutante
A narrativa de Schultz é repleta de descrições etéreas que fazem a realidade "saltar" aos nossos olhos. É como se o autor dissecasse o objeto e a ideia ao ponto de vermos nas "entranhas" a essência daquilo que está sendo observado em suas memórias. É algo transcendente e ao mesmo tempo surreal, onde cores e sensações tem sempre algo novo a revelar. Como uma imagem da existência "estendida por vários trajetos ramificados" assim é a visão de Bruno Schultz quanto ao mundo que nos rodeia. A atmosfera onírica do conto "Sanatório sob o Signo da Clepsidra" me deixou perplexo e se tornou um dos meus favoritos do Realismo Fantástico.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/11/realidade-mutante.html

Alexandre Silveira 07/12/2016

Afogar-se na forma.
Quando li o primeiro conto desse volume, com toda a obra ficcional de que se tem notícia desse autor, fiquei um tempo digerindo o que tinha acabado de ler, surpreso, admirado, talvez chocado. Senti que eu era pequeno diante da grandeza da vida, tão forte, pulsante e onipresente nos contos de Bruno Schulz. Ele conseguiu criar um movimento tão vívido, tão poético e belo em seus contos, uma espécie de dança misteriosa que nos seduz e ludibria e que nos deixa simplesmente estáticos, simplesmente sentindo a vida em sua forma mais viva.

Essa edição da Cosac traz as duas coletâneas de contos do autor, Lojas de Canela e Sanatório Sob o Signo da Clepsidra, onde, curiosamente, os personagens são os mesmos, incluindo o narrador-personagem. A primeira coletânea e, particularmente, minha preferida, traz um personagem menino que nos leva para o seu mundo cotidiano através de olhos perspicazes e que captam esse movimento elegante e misterioso da vida. Aqui o foco das narrativas está na figura paterna, onde suas ações são engrandecidas e mistificadas pela ótica do narrador, que mistura sua imaginação em meio aos fatos. Assim, sentimos a infância no que parece ser a sua essência: um momento de pureza em nossas vidas, de sonhos que se mesclam aos acontecimentos banais e frios.

Na outra coletânea, temos o mesmo narrador personagem, porém já crescido, um adolescente que começa a entrar em contato com a sociedade por meio de assuntos políticos, morais. Além disso, temos o despertar do erotismo, da percepção da beleza dos corpos femininos, que fascinam o olhar do narrador.

A edição traz ainda 4 contos inéditos do autor, um posfácio excelente do tradutor e outras coisas interessantes. Numa breve biografia presente no livro, diz-se que Schulz procurava desaparecer na própria arte, que através da criação artística buscava perder-se nela e em sua essência. Acho que é mais ou menos isso o que deve acontecer com um leitor de Schulz: ele se afoga em sua forma artística, impotente. Tudo o que consegue fazer é deixar-se tragar pelas profundezas de uma arte impressionante, forte e incrivelmente sensível em cada, aparentemente, insignificante palavra.
Emanuell K. 07/12/2016minha estante
Que resenha! Me incitou a ler esse livro!

Nanci 07/12/2016minha estante
Resenha ótima para um escritor idem.

Alexandre Silveira 07/12/2016minha estante
Obrigado, Emanuell! Fico feliz em saber :)

Alexandre Silveira 07/12/2016minha estante
Agradecido, Nanci :3. Esse escritor é realmente fantástico!

Our Brave New Blog 08/04/2016

RESENHA FICÇÃO COMPLETA - BRUNO SCHULZ
Tem alguns autores que foram mais cedo do que deviam porque cometeram suicídio, como Virginia Woolf, Yukio Mishima e Silvia Plath. Nós não sabemos o que mais eles poderiam ter escrito e que outras grandes obras deixariam aqui ao invés de escolherem partir. E aqueles autores que foram assassinados? São pouquíssimos, mas eles existem e Bruno Schulz infelizmente está nessa lista. Morto durante a invasão alemã na Polônia, porque um nazista idiota sabia que ele era protegido de outro nazista desgraçado e tendo uma desavença com o seu colega de trabalho, matou o escritor polonês para ficar quite.

Perderam-se alguns contos e o manuscrito de seu primeiro romance, Messias. O que sobrou foi compilado nessa edição da Cosac Naify na coleção A Prosa do Mundo, e mais uma vez surge um desafio, que é falar de um livro de contos, embora esse seja o mais fácil deles provavelmente, porque Schulz ambientou praticamente eles no mesmo lugar e com os mesmos personagens, que são Jozef e sua família, sendo o herói um alter ego do escritor.

O livrão da Cosac tem dois livros do Schulz dentro dele: Lojas de Canela e Sanatório Sob o Signo da Clepsidra, e a principal diferença entre eles é a diferença de idade de Jozef, que no primeiro é criança e no segundo é adolescente. O primeiro conto de Schulz, Agosto, já mostra qual é a do livro: Schulz traduz o cotidiano em palavras de uma forma que te deixa chocado com o nível de beleza das sentenças.

RESENHA COMPLETA NO SITE...

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/ficcao-completa-por-bruno-schulz
Lorena Alhadeff 23/11/2016minha estante
Esperando meu livro chegar, ansiosa por iniciar sua leitura!