O Irmão de Assis

O Irmão de Assis Ignácio Larrañaga

Resenhas - O Irmão de Assis

psthfn 14/04/2024

Eu amo muito meu senhor, mas ainda amo muito pouco. O muito, de fato, não basta. Tem que ser todo amor, tudo, tudo tudo.
Francisco amou tanto a Deus que soube ver Ele em cada pequena coisa. Ele tinha vínculo com cada criatura, com cada correnteza de água, com cada pedra, cada grão de areia e terra, cada raio solar, cada faísca de fogo... De fato, meu muito ainda é pouco!

No final de sua vida, houve um cortejo e cada criatura de Deus, dos animais da choça até as coisas inanimadas, participaram e o cortejaram.
Quero que minha morte seja assim. Não quero morrer só e não quero ir só para a eternidade. Quero cada um dos meus filhos espirituais comigo, quero que cada pessoa que constitui a humanidade que faço parte comigo, quero cada criatura, cada pequena coisa. Quero tudo e todos comigo no céu!

Obrigada, Francisco, pelo primeiro abraço que me deu durante aquela adoração no meu vocacional, por ser um dos baluartes da minha vocação, por tanto se fazer presente. Roga por nós!

_gabrielcoutt 25/08/2023

Muito bom!
Demorei muito pra ler devido a narrativa que muitas vezes ia se tornando cansativa demais, por pegar esse ?ar? mais poeta.

mas o livro é muito bom, São Francisco é incrível! ?

o.caioalmeida 08/07/2023

Deus é, e basta
Essa biografia traz um brilhante exemplo de vida: Francisco de Assis.

Um ótimo ponto é que ela, além de contar os eventos da vida de Francisco, conseguiu transmitir suavemente os preceitos franciscanos:
- sacralização da pobreza/simplicidade
- adoração constante (especialmente das pequenas coisas)
- enfoque em Deus
- Evangelho como um guia literal
- evitar se angustiar com o amanhã
- valorização da Verdade e do Amor

Excelente obra!

Nathan.Bessa 20/05/2022

Um livro atemporal!
Nunca tinha lido um livro que transmitisse tamanha delicadeza e amor para com todo o universo. A história do Pobrezinho de Assis é um fôlego novo no seguindo a Cristo, sem hipocrisias e falácias. Deus é, e basta.

Mauro Jr. 18/05/2022

O irmão de Assis
Qualquer resenha ficará aquém da grandeza do menor entre os pobres, São Francisco. Esse é um livro essencial pra quem procura saber mais sobre a vida do seráfico Francisco de Assis. Livro pra ler e se maravilhar com a graça de Deus no coração desse homem.

Taina.Bessa 02/05/2022

Simplesmente Francisco
Que leitura enriquecedora, uma história que nos alcança, de um testemunho forte de quem sofreu os estigmas da cruz em vida, o livro é grande e torna cansativo, mas vale muito a pena

Suellen 12/02/2021

Francisco: um exemplo a ser seguido
Talvez essa seja a obra mais completa sobre São Francisco de Assis. Trouxe as realidades mais nuas e cruas de sua vida. Um livro para se apaixonar e enxergar uma grande beleza na "Irmã Pobreza".

Francisco era um homem de oração muito profunda. Um grande amigo de Deus.
E dessa amizade é que vem toda a força e inspiração para a obra que Deus lhe confiou.
Tinha um coração tão pobre que era sempre aberto ao novo, mesmo não sabendo o que era. Saltava de inspiração em inspiração. De surpresa em surpresa.

Essa pobreza o fazia louvar pelas coisas mais simples, pelas mais pequenas criações de Deus.

Há tantos trechos grandiosos nesse livro que não sabem aqui. Mas é um livro que renova o desejo de amizade com Deus e de confiar mais Nele.

"Sim, Deus faz sublime o que parece ridículo. Deus é a força que arrebenta as normalidades. Desperta as potencialidades humanas adormecidas, abrindo-se para atitudes surpreendentes e, até então, desconhecidas."

Dio-go 14/10/2020

Gostei e não.
Sem dúvida um livro ótimo pra se conhecer bastante de São Francisco de Assis.

Mas o enorme excesso de detalhes e exclamações entusiasmadas, ao invés de incrementar a história e fortalecê-la, parece tirar-lhe um pouco do brilho e, além disso, passa a impressão de se tratar de um romance.

Digo que o excesso de detalhes e a empolgação da narrativa tira um pouco do brilho por que a pura realidade da vida de um santo já pode ser suficiente para tornar uma história incrível o suficiente.

Jeronimo.Rosa 01/10/2020

Humildade
O irmão de Assis é um santo que inspira a muitos. Neste livro se apresenta a história de uma maneira que o leitor vai rezando e lendo a história de São Francisco de Assis. Super recomendo esse livro.

@enricomont 26/05/2020

A vida de Francisco explicada em miúdos e com realidade
Inácio de Larranaga me surpreendeu muito. Já ouvia falar muito bem dele, mas que livro! Leitura instigante, não quer parar nunca. Conta os detalhes de forma melhor que as fontes, literária ao extremo. Recomendo e muito!!!

Alisson Belizário 04/10/2018

Resenha
Hoje celebramos o dia do nosso padroeiro São Francisco de Assis, com isso eu gostaria de compartilhar com vocês essa excelentíssima obra de Inácio Larrañaga. Essa é uma das suas biografias mais conhecidas e é praticamente de lei todo devoto de São Francisco ler esse livro. Como é fantástico a sua vida e o seu testemunho, durante a leitura você fica com vontade de voltar no tempo e estar junto de Francisco vivendo a radicalidade evangélica e seguindo seu exemplo. Como era excelente ser amigo do Irmão de Assis e como ele tratava os seus irmãos! Não é a toa que ele é considerado o Santo mais importante do segundo milênio e responsável por reavivar a fé dentro da Igreja. Criou o presépio, adotou o Tau, conheceu Clara, largou a riqueza e chamou a morte de irmã são alguns dos momentos de sua vida. Como disse o Santo: "Evangelize a todo o momento, se necessário use palavras", ele sempre será modelo de santidade para os cristãos de todos os tempos. São Francisco de Assis, rogai por nós!

Gabi Fidelis 31/08/2018

Ensinamento sem descrição!
A vida de Francisco fala MUITO para todos nós, é um ótimo instrumento de reflexão sobre sua vida e todas suas áreas... Vale a leitura!

Gustavo.Cabral 05/08/2018

Indispensável para quem quer refletir sobre encontrar a verdadeira alegria!
A vida de Francisco é um tesouro para nós, sua humildade e amor pelos pobres me fizeram considerar muito sobre a vida e ser uma pessoa melhor. Leitura recomendada para todos. Apesar de ter um ritmo lento, quando ele engata a história flui... Chorei muitas vezes!

Suellen vieira 26/04/2018

O Irmao de Assis
O livro narra a historia de Sao Francico e toda a sua trajetoria que o tornou um dos maiores santos da nossa Santa Igreja Catolica.

none 31/12/2017

(Parêntese)*
*não é uma resenha
São Francisco de Assis, poverello di Dio
Pobre de Deus, Irmão sol, Filósofo da pobreza e da natureza. Deus é amor. Deus é e basta. Teísta, Cristão, Protestante (só Deus é santo), Xintoísta (mãe terra, irmã terra), Xamanista (conversa com as aves), Budista (levita alguns metros do chão), Islamista (dialoga com o sultão em plena cruzada), Abrâmico (Jesus é judeu), Jesuíta (é frade antes de mais nada, humilde), Carmelita (respeita as irmãs), Claretiano (Santa Clara é mais que uma irmã, é mãe), Franciscano? (apesar de tudo foi censurado pela própria ordem por sua santa anarquia) "Meu Deus e meu tudo", "Quem és tu, quem sou eu?", "Deus é, e basta", Já dizia irmã Lua ao Irmão Sol, Tupã fraternal. É Francisco: Universal, Multiplicado: Católico = Universal, São São Francisco, Ave, ave, aves, Espírito Santo, Irmão Falcão, sou seu irmão, não tenha medo, abra as asas e venha!"