O irmão de Assis

O irmão de Assis Ignácio Larrañaga

Resenhas - O Irmão de Assis

Nathan.Bessa 20/05/2022

Um livro atemporal!
Nunca tinha lido um livro que transmitisse tamanha delicadeza e amor para com todo o universo. A história do Pobrezinho de Assis é um fôlego novo no seguindo a Cristo, sem hipocrisias e falácias. Deus é, e basta.

Vivi Martins 19/11/2014

O cavaleiro de Cristo
Resolvi resenhar este livro pela grande admiração que tenho pelo Ser que foi Francisco de Assis e pela impressionante riqueza de detalhes desta obra, mesmo a história ter se passado há muitos séculos atrás.

O livro relata tudo sobre a vida de Francisco de Assis. Foi um jovem rebelde de família rica, o pai um prestigioso comerciante de tecidos. Vivia entre bebidas e festas noturnas com os demais amigos abastados, e por incentivo do pai, sonhava em ser um herói cavaleiro de batalha. Lutou em uma guerra, foi preso, solto, voltou à guerra e antes de chegar ao destino, foi arrebatado por um sonho Divino, sua primeira experiência de Deus. E foi a partir deste momento que sua vida começou a ser transformada.

Começou se libertando de tudo que julgava fugaz. Experimentou a verdadeira liberdade, despojou de todas as posses, até mesmo de suas próprias roupas em frente a várias pessoas. Disse perante a todos que era filho somente de Deus. Defendia que para encontrar Deus era preciso se libertar de toda propriedade, pois propriedades requerem armas para serem defendidas.

Uma vez, depois de ouvir uma voz (Jesus) que pedia reconstruir sua igreja, ele entendeu que deveria reconstruir as ruínas da igreja de São Damião, mas com o tempo, o entendimento se estendeu e a “igreja” foi percebida como o Cristianismo em um todo. Francisco foi de ruína em ruína para reformar igrejas, passou de mendicante para pregador.

Se autointitulava cavaleiro de Cristo, embaixador da Rainha Pobreza e seus Príncipes eram o mendigos e os leprosos. Passava dias e noites em profundo regozijo com Deus. Autoconsciente, buscou eliminar de sua personalidade tudo o que lhe afasta de Deus. Foi chamado de louco, atiraram-lhe pedras, mas com o tempo perceberam sua grandiosidade e passou a ser visto como um exemplo e não mais como motivo de chacota.

Com o tempo foram surgindo seguidores e esses foram aumentando, até que um dia ele se viu indo até o Papa para pedir sua autorização para criar a Ordem Dos Frades Menores. A ordem foi crescendo e com isso intrigas e disputas por poder dentro dela também, deixando Francisco bastante descontente com tudo que estava acontecendo. Mas o tempo foi passando para ele também, sua saúde foi se deteriorando e, no dia 03 de outubro de 1226 veio a falecer. Sua canonização chegou dois anos depois.

cid 14/09/2009

Louvando todas as criaturas
Livro pleno de ensinamento e vivência franciscana. Em determinado momento, eu parei a leitura totalmente confusa, porque os maiores opositores que Francisco encontrou estavam dentro da sua propria ordem , desejando alterá-la. É a contradição humana. Francisco sofreu e excomungou . Mas, a sua maneira, Francisco de assis foi talvez a pessoa mais radical de que tive notícia. Seus seguidores não podiam aceitar dinheiro como pagamento pelo trabalho, apenas alimentos , roupas. Não deveriam possuir casa ou propriedade.Porque segundo Francisco, quem possui bens precisa de armas para defendê-los.

joao 01/01/2010

Um santo do amor!
A leitura desse livro é extremamente edificante e nos revela o lado humano de São Francisco, seu intenso amor, enfim, uma leitura cativante de um santo trovador de Deus!

Alisson Belizário 04/10/2018

Resenha
Hoje celebramos o dia do nosso padroeiro São Francisco de Assis, com isso eu gostaria de compartilhar com vocês essa excelentíssima obra de Inácio Larrañaga. Essa é uma das suas biografias mais conhecidas e é praticamente de lei todo devoto de São Francisco ler esse livro. Como é fantástico a sua vida e o seu testemunho, durante a leitura você fica com vontade de voltar no tempo e estar junto de Francisco vivendo a radicalidade evangélica e seguindo seu exemplo. Como era excelente ser amigo do Irmão de Assis e como ele tratava os seus irmãos! Não é a toa que ele é considerado o Santo mais importante do segundo milênio e responsável por reavivar a fé dentro da Igreja. Criou o presépio, adotou o Tau, conheceu Clara, largou a riqueza e chamou a morte de irmã são alguns dos momentos de sua vida. Como disse o Santo: "Evangelize a todo o momento, se necessário use palavras", ele sempre será modelo de santidade para os cristãos de todos os tempos. São Francisco de Assis, rogai por nós!

@enricomont 26/05/2020

A vida de Francisco explicada em miúdos e com realidade
Inácio de Larranaga me surpreendeu muito. Já ouvia falar muito bem dele, mas que livro! Leitura instigante, não quer parar nunca. Conta os detalhes de forma melhor que as fontes, literária ao extremo. Recomendo e muito!!!

_gabrielcoutt 25/08/2023

Muito bom!
Demorei muito pra ler devido a narrativa que muitas vezes ia se tornando cansativa demais, por pegar esse ?ar? mais poeta.

mas o livro é muito bom, São Francisco é incrível! ?

Antonio Curi 31/05/2014

Terminado.
Terminado.

none 31/12/2017

(Parêntese)*
*não é uma resenha
São Francisco de Assis, poverello di Dio
Pobre de Deus, Irmão sol, Filósofo da pobreza e da natureza. Deus é amor. Deus é e basta. Teísta, Cristão, Protestante (só Deus é santo), Xintoísta (mãe terra, irmã terra), Xamanista (conversa com as aves), Budista (levita alguns metros do chão), Islamista (dialoga com o sultão em plena cruzada), Abrâmico (Jesus é judeu), Jesuíta (é frade antes de mais nada, humilde), Carmelita (respeita as irmãs), Claretiano (Santa Clara é mais que uma irmã, é mãe), Franciscano? (apesar de tudo foi censurado pela própria ordem por sua santa anarquia) "Meu Deus e meu tudo", "Quem és tu, quem sou eu?", "Deus é, e basta", Já dizia irmã Lua ao Irmão Sol, Tupã fraternal. É Francisco: Universal, Multiplicado: Católico = Universal, São São Francisco, Ave, ave, aves, Espírito Santo, Irmão Falcão, sou seu irmão, não tenha medo, abra as asas e venha!"

Gustavo.Cabral 05/08/2018

Indispensável para quem quer refletir sobre encontrar a verdadeira alegria!
A vida de Francisco é um tesouro para nós, sua humildade e amor pelos pobres me fizeram considerar muito sobre a vida e ser uma pessoa melhor. Leitura recomendada para todos. Apesar de ter um ritmo lento, quando ele engata a história flui... Chorei muitas vezes!

Jeronimo.Rosa 01/10/2020

Humildade
O irmão de Assis é um santo que inspira a muitos. Neste livro se apresenta a história de uma maneira que o leitor vai rezando e lendo a história de São Francisco de Assis. Super recomendo esse livro.

Elizabeth.Cristina 08/03/2015

Irmão de assis
Procuro para ler

Maria.Ruderleia 04/07/2016

amei recomendo
este livro é muito bom fala de uma maneira tão boa de Francisco...

CarlosLopeSh 07/04/2017

Uma biografia escrita de forma cativante e poética sobre o pobrezinho de Assis!!
Acabei agora mesmo a leitura desse explendoroso livro e já estou com saudades de caminhar passo a passo com o pobrezinho de Assis, o grande "São Francisco das Chagas"!!
O escritor expõe de forma maestral essa bela estória de Amor que foi a vida do apaixonado da Senhora Pobreza. Ele demonstra conhecimento e devoção, levando o leitor por caminhos poéticos até as choças solitárias, ideais para mergulhar no sentido da vida.
Quem não conhece a vida de São Francisco ficará deslumbrado; quem não o tem como santo de devoção, muito provavelmente o terá como um novo amigo no Céu; quem já lhe é um devoto, ampliará naturalmente a sua devoção!!
Enfim, uma leitura imperdível sobre a aventura existencial do homem chagado de Amor, apaixonado e imitador de Nosso Senhor Jesus Cristo!!
Carlos Lopes

psthfn 14/04/2024

Eu amo muito meu senhor, mas ainda amo muito pouco. O muito, de fato, não basta. Tem que ser todo amor, tudo, tudo tudo.
Francisco amou tanto a Deus que soube ver Ele em cada pequena coisa. Ele tinha vínculo com cada criatura, com cada correnteza de água, com cada pedra, cada grão de areia e terra, cada raio solar, cada faísca de fogo... De fato, meu muito ainda é pouco!

No final de sua vida, houve um cortejo e cada criatura de Deus, dos animais da choça até as coisas inanimadas, participaram e o cortejaram.
Quero que minha morte seja assim. Não quero morrer só e não quero ir só para a eternidade. Quero cada um dos meus filhos espirituais comigo, quero que cada pessoa que constitui a humanidade que faço parte comigo, quero cada criatura, cada pequena coisa. Quero tudo e todos comigo no céu!

Obrigada, Francisco, pelo primeiro abraço que me deu durante aquela adoração no meu vocacional, por ser um dos baluartes da minha vocação, por tanto se fazer presente. Roga por nós!