Você Está Louco!

Você Está Louco! Ricardo Semler

Resenhas - Você Está Louco!

Moitta 19/10/2009

Inovação de fato
Um livro que me fez refletir assuntos que há tempos eu achava ja estar "decidido". Comecei a ler com pé atrás, achando que o autor era prepotente e meio auto-ajuda. Nunca fiquei tão feliz em estar errado.
O autor é de fato um tanto metido, e o livro pode acabar sendo de auto-ajuda, se você quiser, mas eu estava errado em achar que isso era ruim.
Retrata a vida desse empresário inovador e ousado, que começou cedo e esteve na hora e locais certo para aplicar na prática o que acreditava que seria melhor, indo contra diversos paradigmas.
Criou ou aplicou um método democrático na sua empresa, onde os funcionários elegem seus superiores, e todos podem participar das intrevistas de empregos, inclusive questionar seus futuros chefes. O RH ganha uma nova visão. A idéia de que qualidade de vida é importante, nesse caso aplicado de fato com a possibilidade do funcionário trabalhar com horários mais flexiveis, o fim da revista aos operários, partindo do princípio que não vale desconfiar de 100 por causa de 2 ou 3 desonestos, e que esse voto de confiança é positivo em diversos aspectos. Que muitas vezes os operários podem ter idéias valiosas e devem ser ouvidos e ter igual poder de decisão na empresa, através de reuniões, escolha de lideres e etc, tudo que compõe um sistema democrático. Ricardo Semler aplicou esses conceitos com grande sucesso nas suas empresas, que foram de 300 a 4.000 funcionários. Apenas como relato dessa experiência, o livro já é impagável!
Depois, novamente mostrou como a democratização é possivel não apenas "de cima pra baixo" (na semler ele tem um cargo de alta chefia que deu liberdade à implementação de suas idéias). Conseguiu também implementar com sucesso esses ideais em um cargo de diretor com muita oposição e disconfiança. Assim, mostra a experiência de outro local onde a democratização da empresa foi valiosa, desta vez sendo implementada "de baixo pra cima", ou seja, sem ser a vontade de toda (nem da maioria) da chefia.
Criou diversos projetos, dentre eles a fundação Lumiar, que defende uma educação bem diferente, onde os alunos têm a liberdade de escolher o que e quando aprender, ou ficar jogando bola se assim preferirem. As esolas estão dando certo, e a lista de espera é enorme, tanto para alunos quanto professores, além de pedidos de visitas e parcerias com o Estado. A tese principal é a de que a pessoa só aprende se quiser, e não adianta forçar, mais vale estar diponibilizando o conhecimento da melhor forma possivel, e se o aluno não esta gostando, temos de buscar uma forma mais agradável de ensinar isto.
Quanto a biografia, fala principalmente de carreira e viajens, o suficiente para tornar o livro mais agradável.
Mostra o trajeto, com vitorias e derrotas, dificuldades e duvidas da impletação do novo. Vale muito a pena ler, é riquícimo em fatos e curiosidades, é atual e, a meu ver, está no caminho certo.

jack_delavega 11/08/2009

Obrigatório
Mesmo que você não concorde como as idéias de Semler, esse é um livro que faz pensar e repensar o mundo do trabalho.

Inugami 23/07/2009

No começo fiquei meio assim pra ler esse livro.
Pela capa parece uma auto-ajuda que só ajuda o autor, efetivamente.

Pego de um "consórcio" feito na sala da faculdade (onde o livro era emprestado a cada aluno durante 3 semanas), resolvi pegar ele de vez pra engordar a lista da meta.

Ok. Li.
Na verdade, me surpreendi.

O autor, Ricardo Semler, nos relata TODA sua trajetória de vida até os dias atuais, desde sua adolescencia "mucho loca" a dono de um dos maiores conglomerados brasileiros.
Para Administradores é uma delicia de ler. Ricardo nos conta como implantou a política "flexível" em suas unidades, os impasses, as brigas e incovenientes que esse tipo de administraçao pode trazer. Mas principalmente ele sublinha os resultados positivos que alcançou com um pouco mais de humanidade na forma de tratar seus "colaboradores".
Não só no campo empresarial, ele tentou empreender vários tipos de negócios e até no ramo da politica ele entrou, mas aí ele descobriu que não poderia fazer muita coisa.

Um livro divertido, claro e estupidamente rápido (pelo menos pra mim as 250 páginas foram um aperitivo), é uma obra que tem algo a oferecer em matéria de Empreendedorismo, do ponto de vista pessoal do autor.
Sandra 02/02/2014minha estante
Ricardo Semler é um visionário , pena estar afastado , mas segundo ele , tem lá seus motivos ...

Lucas Muzel 24/05/2009

Histórias interessantes
As idéias que o autor apresenta são fascinates, já que não se limitam apenas à administração e negócios. Semler observou diversos aspectos que não apenas o empresarial. A parte da "proposta para um mundo melhor" foi até engraçada.

yuri thome 05/02/2009

O estilo rápido e bem humorado da escrita, parece refletir o ritmo da vida do autor descrita no livro.
Apesar de alguns fatos relatados parecerem muito estranhos para serem reais, o livro é uma bem humorada lição de um executivo bastante audaz e destemido.