Você Está Louco!

Você Está Louco! Ricardo Semler

Resenhas - Você Está Louco!

Moitta 19/10/2009

Inovação de fato
Um livro que me fez refletir assuntos que há tempos eu achava ja estar "decidido". Comecei a ler com pé atrás, achando que o autor era prepotente e meio auto-ajuda. Nunca fiquei tão feliz em estar errado.
O autor é de fato um tanto metido, e o livro pode acabar sendo de auto-ajuda, se você quiser, mas eu estava errado em achar que isso era ruim.
Retrata a vida desse empresário inovador e ousado, que começou cedo e esteve na hora e locais certo para aplicar na prática o que acreditava que seria melhor, indo contra diversos paradigmas.
Criou ou aplicou um método democrático na sua empresa, onde os funcionários elegem seus superiores, e todos podem participar das intrevistas de empregos, inclusive questionar seus futuros chefes. O RH ganha uma nova visão. A idéia de que qualidade de vida é importante, nesse caso aplicado de fato com a possibilidade do funcionário trabalhar com horários mais flexiveis, o fim da revista aos operários, partindo do princípio que não vale desconfiar de 100 por causa de 2 ou 3 desonestos, e que esse voto de confiança é positivo em diversos aspectos. Que muitas vezes os operários podem ter idéias valiosas e devem ser ouvidos e ter igual poder de decisão na empresa, através de reuniões, escolha de lideres e etc, tudo que compõe um sistema democrático. Ricardo Semler aplicou esses conceitos com grande sucesso nas suas empresas, que foram de 300 a 4.000 funcionários. Apenas como relato dessa experiência, o livro já é impagável!
Depois, novamente mostrou como a democratização é possivel não apenas "de cima pra baixo" (na semler ele tem um cargo de alta chefia que deu liberdade à implementação de suas idéias). Conseguiu também implementar com sucesso esses ideais em um cargo de diretor com muita oposição e disconfiança. Assim, mostra a experiência de outro local onde a democratização da empresa foi valiosa, desta vez sendo implementada "de baixo pra cima", ou seja, sem ser a vontade de toda (nem da maioria) da chefia.
Criou diversos projetos, dentre eles a fundação Lumiar, que defende uma educação bem diferente, onde os alunos têm a liberdade de escolher o que e quando aprender, ou ficar jogando bola se assim preferirem. As esolas estão dando certo, e a lista de espera é enorme, tanto para alunos quanto professores, além de pedidos de visitas e parcerias com o Estado. A tese principal é a de que a pessoa só aprende se quiser, e não adianta forçar, mais vale estar diponibilizando o conhecimento da melhor forma possivel, e se o aluno não esta gostando, temos de buscar uma forma mais agradável de ensinar isto.
Quanto a biografia, fala principalmente de carreira e viajens, o suficiente para tornar o livro mais agradável.
Mostra o trajeto, com vitorias e derrotas, dificuldades e duvidas da impletação do novo. Vale muito a pena ler, é riquícimo em fatos e curiosidades, é atual e, a meu ver, está no caminho certo.

Bruno T. 15/03/2010

Interessante
Lembro-me ter lido o primeiro sucesso de Ricardo Semler, "Virando a própria mesa", por ocasião de seu lançamento, no final da década de 80, e ter gostado muito, pelas idéias inovadoras e revolucionárias de seu autor, que defendia uma forma de administração totalmente oposta à praticada, na época, pela absoluta maioria das empresas.

Em "Você está louco", Semler retoma o assunto, relatando suas experiências dos últimos vinte anos, na Semco e fora dela.

As idéias continuam inovadoras e os fatos relatados, abrangendo administração, educação, viagens e muitos outros temas, são muito interessantes.

A dúvida que resta, ao analisar o "conjunto da obra" (que inclui visitas a mosteiros, viagens no deserto, implantação de escolas e de hoteis, incursão na política, aulas no MIT, palestras nacionais e internacionais, redação de livros e artigos e aquisição e gerenciamento de empresas, entre tantas atividades relatadas) é onde o autor encontra/encontrava tempo para se dedicar a tantas atividades distintas e com tanto empenho e dedicação.

Ressalva à parte, um bom livro, bem interessante, que vale a pena ser lido.

jack_delavega 11/08/2009

Obrigatório
Mesmo que você não concorde como as idéias de Semler, esse é um livro que faz pensar e repensar o mundo do trabalho.

Lucas Muzel 24/05/2009

Histórias interessantes
As idéias que o autor apresenta são fascinates, já que não se limitam apenas à administração e negócios. Semler observou diversos aspectos que não apenas o empresarial. A parte da "proposta para um mundo melhor" foi até engraçada.

yuri thome 05/02/2009

O estilo rápido e bem humorado da escrita, parece refletir o ritmo da vida do autor descrita no livro.
Apesar de alguns fatos relatados parecerem muito estranhos para serem reais, o livro é uma bem humorada lição de um executivo bastante audaz e destemido.