Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Bru 13/07/2012

Resenha Conselho de Amiga
Ruby está prestes há completa 16 anos, mora com sua mãe, seu pai as abandonou quando ela tinha apenas seis anos, no dia de seu aniversário ele decide aparecer de repente como se nada tivesse acontecido.

Ruby tem duas melhores amigas, Maria e Beth, e uma com quem não vai muito com a cara, que começou a fazer parte do grupo há pouco tempo, Katherine.

Beth, foi quem ajudou Ruby a superar o abandono do pai, em uma festa Ruby conhece Charlie um garoto que faz Beth ser um pouco mais feliz e encarar as coisas de frente.

Beth começa a esconder coisas de Ruby e nos faz pensar se ela é realmente uma boa amiga, já Katherine começa a mostrar que pode sim, ser uma amiga, ela mostra para Ruby que ela pode ser ela mesma sem precisar ficar agradando as outras pessoas.

Gostei do livro, mas não foi meu preferido, gostei muito mais do outro livro da autora, “Não sou este tipo de garota”, a autora não me agradou na narrativa e achei que o livro foi um pouco fraquinho.

Os personagens que mais gostei foi Charlie e Maria, Charlie é um fofo e adora agradar Ruby e mostrar para ela que ela pode confiar nele.

Hannah Monise 24/06/2012

Vida de Adolescente
Ao julgar pela capa e sinopse, já podemos saber um pouco sobre o que o livro trata: adolescentes.

No dia em que completa 16 anos, Ruby decide comemorar seu aniversário em casa com um bolo com as amigas para depois sair noite a fora, mas isso se sai um pouco diferente do que foi planejado: seu pai decide aparecer depois de muito tempo. Esse aparecimento a faz pensar e viver várias coisas depois deste dia. Além de um garoto em sua vida, também é hora de começar a questionar sobre em quem realmente pode confiar.

Ainda não li “Não Sou Este Tipo de Garota”, muito bem falado no mundo literário, portanto, “Conselho de Amiga” foi a primeira apresentação da autora Siobhan Vivian para mim. A temática do livro é bem simples, nada que chame muito a atenção. Esta é uma leitura para relaxar, para se manter calma quando você quer ler em um momento que não se tem nada a fazer.

Família, amigas e garoto. É nisso que a vida de Ruby se baseia depois de seu aniversário que deveria ser perfeito. Seu pai parece que apareceu justamente para complicar sua vida, o relacionamento com sua mãe não é lá dos melhores e, para ficar ainda melhor, ela descobre que sua amiga Beth está escondendo algo. Mas no meio disso tudo, ela conhece Charlie, alguém que se torna especial em sua vida.

Basicamente, a história do livro se passa em onze dias, desde o aniversário de Ruby até o dia seguinte à festa de aniversário de Beth. As personagens, Ruby e suas amigas, Beth, Katherine e Maria, não têm nada de mais, são bem simples e comuns. O pequeno romance entre a personagem principal e Charlie é pouco explorado, então, o foco maior são os problemas familiares e sua amizade com Beth. O final ficou um pouco aberto, eu esperava algo mais completo para um livro simples.

“Conselho de Amiga” não desperta nenhum grande tipo de emoção, é um livro para se ler para passar as horas, com uma boa escrita e diagramação e que pode ser mais agradável a leitores mais jovens...

"Vai acontecer. Meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?" (Página 118)

patyalgayer 18/07/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sorteio-conselho-de-amiga-de-siobhan-vivian/

Mesmo sendo um livro bom, Conselho de Amiga me deixou um pouco desapontada. Já tinha lido Não Sou Este Tipo de Garota, da Siobhan Vivian, e confesso que, por ter gostado tanto do livro, esperei demais do outro lançamento da autora… e, apesar de ter aquela narrativa simples e fluida presente na outra obra, a história de Conselho de Amiga não conseguiu me cativar.
Aos 10 anos de idade, Ruby viu seu pai sair de casa e abandonar a sua mãe e a ela sem nem ao menos saber o motivo da partida. Depois de 6 anos, quando Ruby já se acostumara ao fato de ter apenas sua mãe e suas amigas – Beth, Maria e Katherine – com quem contar, Jim reaparece em sua vida: ele vem em seu aniversário de 16 anos, de surpresa, causando um misto de emoções na garota, e desestabilizando todo o controle obtido em todos aqueles anos sem sua presença… com isso acontecendo em sua vida, e com a chegada de um novo garoto que mexeu com seu coração, Ruby vai precisar de verdade do apoio de suas amigas… mas será que todas elas são tão sinceras quanto fazem parecer?
Como eu disse anteriormente, a narrativa da autora continua sendo bem leve e fluida, fazendo com que as 224 páginas do livro passem bem rápido – li todo o livro em cerca de um dia! No entanto, a ordem cronológica não é seguida: a maior parte dos capítulos tratam da Ruby do presente, com 16 anos, mas alguns mostram o que aconteceu na época em que seu pai foi embora… este aspecto, em alguns momentos, dá uma confundida no leitor, que passa algumas linhas do texto sem ter certeza de quando a narrativa se passou! Fora isso, não há o que reclamar da narrativa em si. A história também é bem feita, mas achei um pouco teen demais – ao contrário de Não sou este tipo de Garota, que parecia uma boa leitura para todas as idades, este livro é provavelmente mais atraente para pré-adolescentes e adolescentes, que podem se identificar com as situações vividas pelas personagens. Outra coisa que me incomodou um pouco foi a constante enumeração de marcas de roupas, calçados, cosméticos… pra mim, isto sempre acaba dando um ar meio fútil ao livro, além de ser absolutamente desnecessário!
O trabalho da Novo Conceito com este livro como sempre foi caprichado, com materiais de qualidade, diagramação simples, mas boa de ler e uma boa tradução e revisão. A capa é bonitinha, mas não achei aquilo tudo… enfim, Conselho de Amiga é um livro bom, que serve bem ao propósito de divertir a proporcionar alguns bons momentos ao leitor, desde que este não tenha expectativas demais a respeito da obra. Dou nota 7 a ele, e recomendo a leitura, sobretudo a adolescentes, que provavelmente aproveitarão bem mais a história do que eu aproveitei!

Adriana 02/10/2012

Um livro leve e interessante, com uma proposta que tinha tudo para deslanchar. Porém, a abordagem foi tão rasa que não conseguiu me atingiu em praticamente nível algum. Conselho de Amiga é o segundo livro de Siobhan Vivian que eu leio e posso afirmar que gostei muito mais do primeiro.

Antes de ler Não Sou Este Tipo de Garota eu achava que a Vivian escrevia livros bobinhos do estilo mais do mesmo. Porém fiquei impressionada com sua primeira obra lançada pela Novo Conceito (resenhada aqui) e, justamente por isso, quando soube deste próximo lançamento, dei pulinhos de alegria.

Entretanto, Conselho de Amiga não chegou nem perto de me agradar tanto quanto o anterior. E isso não quer dizer que é um livro ruim, apenas que não supriu minhas expectativas nem alcançou o mesmo nível do outro.

O livro conta a história de Ruby, uma jovem que mora com a mãe desde que o pai as abandonou, há muitos anos atrás. Ela tem um trio de amigas, que fazem de tudo por ela literalmente. Além delas, ela tem a mãe, apesar desta viver fechada em um mundinho próprio desde o divórcio e trabalha em demasia.

No aniversário de 16 anos da garota, um visitante inesperado vai trazer de volta velhas feridas que Ruby pensava já ter fechado. Para consolá-la, sua melhor amiga Beth faz de tudo. Porém, logo Ruby descobre que não pode confiar tanto assim nas boas intenções de suas amigas, afinal delas o inferno está cheio.

Conselho de Amiga é um livro bem rápido, que pode ser lido em uma tarde e vai te dar exatamente aquilo que promete: entretenimento. Porém, para os leitores que buscam algo mais, o livro pode se tornar chatinho na medida em que os personagens principalmente Ruby não são fáceis de se apegar e é bem difícil se identificar com eles.

Este livro foi um ótimo exemplo de como eu via a escrita de Vivian antes de ler seus livros. Não Sou Este Tipo de Garota havia me impressionado por fugir da regra, mas pelo visto eu não estava tão errada assim, se puder pegar Conselho de Amiga como exemplo.

Recomendo o livro para meninas entre 10 e 14 anos, é um infanto-juvenil bem legal, que serve para passar algumas horinhas se divertindo. Nada mais.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4975

Nathi 08/11/2012

Resenha - Conselho de Amiga
Em seu aniversário de 16 anos, Ruby recebe uma visita inesperada: seu pai. Jim abandonou a família quando sua filha era pequena, e ela nunca soube as verdadeiras razões pelas quais ele foi embora, mas tudo o que consegue sentir por ele é raiva.

Desde a breve aparição de seu pai durante sua festa, Ruby sente-se extremamente confusa; apesar de detestar sua presença, uma parte dela deseja mais do que nunca conhecer Jim, e quer que ele faça parte de sua vida.

Como Ruby não tem um bom relacionamento com sua mãe, as únicas com quem ela pode contar para ampará-la são suas amigas Beth, Maria e Katherine. Beth é sua melhor amiga e companheira desde pequena, seu porto seguro, e aquela que tem a família perfeita – que Ruby sempre invejou e quis para si; Maria é popular com os garotos e um tanto fofoqueira; Katherine joga basquete na escola, tem um gênio difícil e esquentado, e também está passando por problemas familiares.

As meninas estão sempre dando conselhos a Ruby a respeito de tudo o que acontece em sua vida, aos quais ela sempre ouve atentamente, e na medida do possível, tenta seguir. Mas tudo muda quando ela descobre que Beth escondeu dela uma carta de Jim. A partir disso, Ruby começa a desconfiar de quem realmente são suas amigas.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/06/resenha-conselho-de-amiga.html

Babih Bolseiro 18/07/2012

Conselho De Amiga
Problemas não devem ser guardados e deixados em um esquecimento superficial, pois um dia eles voltam com força total.

Ruby estava comemorando seu 16° aniversário com a mãe e suas amigas, Maria, Beth e Katherine, quando ele chegou. Jim. Depois de 06 anos sem aparecer, sem dar sinal de vida, o pai de Ruby surge como uma surpresa desagradável de aniversário. Apavorada, Ruby sai correndo. O pesadelo recomeça. Apesar dos conselhos daquelas que considera como melhores amigas, Ruby não consegue evitar as lembranças que surgem de um passado que começa a ser revirado.

Conselhos de amiga, são sempre bem vindos, ainda mais quando a pessoa sente que está perdida. Porém, basta uma omissão, uma mentira para que a amizade entre duas pessoas se desestruture.

Ao criar coragem e sair em busca de respostas, Ruby se depara com uma realidade totalmente inesperada. Entretanto, agora, além de suas amigas ela tem Charlie, seu primeiro e doce namorado.

Caros leitores, ler este livro me trouxe recordações da época em que tinha 16 anos e paixonites bobas. Em um primeiro momento, não tinha nenhuma expectativa quanto a obra, tendo em vista que já li "Não Sou Este Tipo De Garota", da mesma autora, e simplesmente detestei. Todavia, este livro é totalmente diferente, terminei a leitura com um doce sorriso nos lábios e com aquela sensação de leveza.

Apesar de alguns capítulos repentinamente fazerem menção ao passado de Ruby, a leitura e o entendimento do enredo não restam prejudicados. "Conselho De Amiga" é uma obra maravilhosa, simples e que aquece o coração, super indicada para quem acabou de ler algo forte e/ou trágico e procura uma história mais "leve" e agradável.

Para terminar, deixo um trechinho da obra que gostei muito:

"E, então, colo tudo no mapa, cobrindo um pequeno esboço de árvore que desenhei. Meus amigos são os galhos, mesmo a Katherine. Todas as fotos que tirei do meu pai e no estacionamento são folhas. Os bótons de Charlie são os frutos. Faço uma colagem. E, no centro de tudo, colo a foto que Beth tirou de mim no meu aniversário. Está suja de cera de vela e sorvete derretido, mas dá para ver que estou sorrindo".

Pablo Arcáry 20/06/2012

Resenha: Conselho de Amiga - Shioban Vivian
Ruby é uma garota divertida e que vive cercada por suas amigas e fiéis escudeiras. Beth é com certeza sua melhor e mais antiga amiga, Katherine é a típica garota rebelde que tem milhões de problemas com a família, mais especificamente com o pai, e Maria é puramente leviana, vive com o celular na mão pronta a atender um namorado qualquer.
No dia do seu aniversário de 16 anos Ruby recebe a inesperada de visita de Jim, que é ninguém menos que seu pai, o qual ela não via há muito tempo. Ruby fica desconcertada com a presença do pai e vai buscar abrigo no colo das amigas e de um garoto MUITO especial chamado Charlie.
Ruby só não esperava que as pessoas em que ela mais confiava pudessem traí-la. Restará a ela perdoar ou romper laços extremamente importantes. Mas essa decisão as amigas não poderão tomar por ela. Ruby devera decidir sozinha o seu futuro.

Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?

Que livro gostoso de ler. Shioban Vivian foi uma nova descoberta para mim. Já tinha lido várias resenhas sobre outro livro dela, Não sou este tipo de garota, mas nunca tinha lido nenhum livro dela. Conselho de amiga me surpreendeu totalmente. Adorei a narrativa dela e a capacidade que ela tem de fazer com que amemos as personagens envolvidas na história.

Ruby não é uma personagem chata, ela apenas se deixa ser controlada pelas amigas. As garotas decidem as roupas que ela veste, as festas que vai e até quem ela deve namorar. Tudo bem que isso é bem típico entre amigas, mas tudo em excesso acaba estragando. Ela é um pouco devagar para perceber tudo que está acontecendo em sua volta, mas é até bacaninha.

Duas personagens que me conquistaram foram Beth e Charlie. Beth é a melhor amiga, a confidente e uma espécie de porto seguro a quem Ruby recorre nos momentos de sufoco. Uma menina doce e superdivertida. Beth me cativou ao longo das páginas do livro. Já Charlie é um garoto incrível. Totalmente diferente dos outros namorados que vemos por aí nos livros. Apesar da timidez e de ser um pouco atrapalhado ele me pareceu super-romântico e também conseguiu me cativar durante a leitura. Realmente adorei esses dois personagens.

Eu gostei e não gostei ao mesmo tempo do final. Vou tentar explicar sem dar nenhum Spoiler. O final é interessante só acho que Ruby não soube julgar muito bem quem é que estava errado na história toda e acabou culpando gente que não tinha culpa de nada. O livro todo é muito divertido, faz bem o estilo Teen, mais especificamente o estilo Girl ao extremo. A maneira como Shioban descreve as situações fez com que eu imaginasse que o livro se passava na década de 80 ou 90 e não nos dias atuais. Independente do tempo as preocupações das garotas são as mesmas: O primeiro beijo, o primeiro namorado, o primeiro porre e é claro, ser feliz.

Resumindo: Shioban ganhou mais um fã, assim que der vou tentar ler outros livros dela. Super indicado para jovens de 8 a 80 anos.

Tribo do Livro 23/07/2012

Primícias adolescentes
Resenha por Ver Sobreira
Os primeiros sentimentos, felicidades, emoções: as primícias da adolescência, é a historia de Conselho de Amiga, mas também sobre a dificuldade de encarar o divórcio dos pais, ou quando este se reverte e um dos dois volta para casa como se nada tivesse acontecido. Difícil. A estadunidense Siobhan Vivian, sabe bem retratar o mundo adolescente, prova disso é a história de Ruby, e outra para quem já a conhece Não sou este tipo de garota. Siobhan consegue chegar ao fundo dos vários conflitos da adolescência de forma simples, vai direto ao ponto.

Ruby está completando 16 anos, ela tem 3 amigas, Beth, Maria e Katherine, se bem que a última ela tem lá sua reservas. No dia de seu aniversário, o pai que foi embora quando ela tinha 10 anos reaparece, o que deixa Ruby desnorteada. Ela passa a questionar sua relação com seus pais, suas amigas, tudo está muito complexo e confuso. Como se não bastasse ainda conhece Charles ,um novo carinha da escola, o que trará nada mais que problemas na opinião de Ruby.

(...) Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
– Visita pra você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai.(...)

Ruby se sente como rodeada por fantasmas sobre a relação dela com seu pai, pois ele simplesmente foi embora sem nenhuma explicação. De quando em vez, ela relembra os momentos que passaram juntos para tentar entender o que aconteceu, pois sua mãe não fornece nenhum motivo aparente, não neste momento. Com essa complicada relação que tem com o pai, acaba tendo medo de se realcionar com Charlie, e este faz tudo para estar próximo de Ruby e por fim conquistá-la.

(...)Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?(...)

Conselho de Amiga é uma romance leve e descontraído, bem ao gosto do público juvenil. Conflitos, alegrias, tristezas, amizades, traições. Tudo o que o mundo jovem enfrenta, em uma que pode ser a melhor e a pior fase das nossas vidas. Mas nós sobrevivemos e Ruby será taxativa sobre isso.

Helana O'hara 12/06/2012

Concelho de amiga
Siobhan Vivian nos apresenta neste livro Ruby, uma adolescente que em seu aniversário de 16 anos tem a visita inesperada de seu pai que saiu de casa por motivos ainda desconhecidos e que ela o odeia por isso.

Ruby tem um grupo de amigas compostas por Beth, uma menina que tem a “família perfeita” e melhor amiga de Ruby, Katherine que está passando por um momento difícil em casa e Maria, doce e meio fofoqueira.
Quando Jim, o pai de Ruby aparece em casa à menina fica desnorteada sem saber ao certo o que fazer quando se depara com aquela figura masculina na porta de casa. Ela decide então terminar sua festinha de aniversário na rua com suas amigas. Resultado: Chega bêbada em casa.

Ruby não sabe ao certo o que fazer muitas questões da ida do seu pai não foram solucionadas e suas amigas tentam ajudá-la da melhor forma possível: enchendo-a de conselhos por todos os lados, deixando-a, claro, mais perdida ainda.
Porém a desconfiança começa a povoar a cabeça de Ruby quando ela prova uma fantasia para a festa que suas amigas estão planejando. No bolso da calça de Beth ela acha um bilhete de seu pai e ela começa a questionar-se do motivo que Beth teve para esconder aquilo.

Conselho de amiga é um livro muito interessante, aborda o comportamento dos jovens, a relação entre eles e entre pais e filhos.
Ruby, por exemplo, tem uma relação muito complicada com sua mãe já que a mesma esconde muita coisa da sua vida para a filha.
Impossível não identificar-se com alguns dos personagens. Quem nunca passou por dúvidas como Ruby ou quem não tem uma amiga Beth da vida ou uma mais esquentada como Katherine?
É uma ficção muito bem escrita com um ar de realismo, abordando as dúvidas que povoam a cabeça de muitos jovens. E a relação de amiga como ela pode se abalar com determinado problema.

A autora escreveu muito bem, o livro é leve, tem uma leitura muito gostosa que faz a gente querer terminar rapidinho. E claro, ela escreveu muito bem as personagens.
Super recomendado!
Nanda 17/06/2012minha estante
Gostei muito desse livro, parece mostrar bem o universo das amigas e também que não podemos sempre confiar em quem a gente achava que podia.
Parece ser um livro muito bom de ler, não só para adolescentes, mas para adultos também.

AndyinhA 12/08/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Quando li o livro anterior da autora – Não Sou Este Tipo de Garota – esperava alguma coisa divertida e dinâmica, mas a personagem acabou se mostrando monótona e até um pouco repetitiva e de repente toda aquela luta e ideia do inicio do livro se perdeu. Por isso que ao ler esse já sabia que não ia ser assim algo tão diferente, já esperava por algo assim.

O problema deste livro foi o enredo: crise existencial, mãe que não conta a filha sobre quem é o pai, amigas que querem ser superiores e o pior – protagonista que quer que todo mundo resolva as coisas por ela. Nem vou falar muito dos pais da menina, e me focarei mais nas amigas, afinal este é o nome do livro. Não consegui gostar da protagonista, é chata, mimada, irritante e quer que alguém para resolver os problemas dela. Quase vive num mundinho que se sofre uma alteração ela fica sem saber o que fazer.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/cULBs

Tais Bruna 26/07/2012

Conselho de amiga
Um livro juvenil leve e descontraído ideal para adolescentes, pré adolescentes e todos aqueles que procuram uma leitura para passar o tempo e se divertir sem grandes expectativas a respeito de seu enredo.
"Conselho de Amiga" nos apresenta Ruby, uma jovem que está completando 16 anos e o seu aniversário será comemorado como todos os outros anos, em casa com a mãe e suas melhores amigas Maria, Katherine e Beth.
O que ela não imaginava é que nessa noite um convidado que ela não vê a muitos anos também apareceria, seu pai.

"Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
– Visita pra você.
Meu pai."

Enquanto tenta entender o que sente com esse reaparecimento inesperado e o que ele significa em sua vida, Ruby também enfrenta outros problemas como as constantes brigas com a sua mãe e a falta de confiança em uma das suas melhores amigas que parece esconder um segredo muito importante dela e por conta disso se torna cada dia mais distante.
Mais a vida de Ruby não é só de problemas e confusões, pois em meio a tudo isso ela acaba conhecendo Charlie, um garoto diferente e muito divertido que é apaixonado por bótons e fará não só ela como também os leitores darem boas risadas.

A narrativa é bem gostosa e flui rápido e os personagens secundários também são bem interessantes, porém senti que a autora não se aprofundou muito neles e em suas histórias e senti falta disso durante a leitura.
O livro é todo focado no drama de Ruby e seu pai e por isso todo o resto que poderia ser bem explorado acaba ficando um pouco de lado.
Mais mesmo assim "Conselho de Amiga" nos proporciona bons momentos de leitura e continua sendo uma boa indicação para quem quer apenas se divertir enquanto lê.

Bárbara 23/08/2012

Eu poderia dizer que é um livro que não fede, nem cheira, mas só isso seria, no mínimo, chato.

Mas o que acontece é que Siobhan Vivian não é uma de minhas autoras preferidas. Eu nem mesmo fiquei esperando ler muitos outros livros dela depois de Não Sou Este Tipo de Garota, mas como tive a oportunidade de ler, li. Li sem expectativas e terminei o livro nem decepcionada, nem surpreendida, apenas... Normal. Além disso, a história não é uma daquelas que poderia ser vista como algo para mudar a vida de alguém.

Ruby tem algumas amigas. Vive levando em consideração conselhos que recebe das mesmas, tenta viver de acordo com o que elas falam e acha que esses conselhos servem como verdade absoluta.

O livro começa no dia do aniversário da nossa protagonista. A festa é apenas para suas amigas, mas ela acaba por receber uma visita que não estava esperando: seu pai. Receber o pai poderia ser algo bom para qualquer pessoa, mas não para Ruby, já que ele a abandonara quando ela ainda era uma criança. Além disso, também deixou sua mãe. E ela não está disposta a perdoá-lo pelos erros cometidos no passado.

É a partir daí que começamos a enxergar os conselhos de suas amigas, assim como conhecemos o carinha do livro (toda história tem um carinha). Os conselhos que ela recebia me deixavam com tanta raiva que eu ficava com vontade de jogar o livro pela janela do ônibus em movimento.

Ruby é uma personagem fraca, sem sal, e que se deixa levar pela opinião dos outros. E, sinceramente, prefiro personagens fortes e que me marquem e alguma forma.

Jackson 13/08/2012

Chato...
BLOG: http://www.blogmundodoslivros.com/

Uma história fraca, com personagens fracos, com tramas e subtramas fracas... O livro todo por ser resumindo na palavra fraca e em seus sinônimos, como fraqueza, ineficaz e mais uma porrada de outras palavras.

Quando mais jovem, Ruby viu seu pai sair de casa e abandonar sua mãe e ela sem nem ao menos saber o motivo da partida. Depois de alguns anos e já acostumada a ter sua mãe e suas amigas — Beth, Maria e Katherine — como sendo as únicas pessoas com quem pode sempre contar, seu pai, Jim, aparece de surpresa no seu aniversario de 16 anos, causando um misto de emoções e desestabilizando toda o controle obtido em todos os anos sem a sua presença... E ainda tem um novo garoto na cidade que vem mexendo com seus sentimentos. Ruby precisa de suas amigas mais que nunca, mas será que todas elas estão sendo sinceras?

O livro é bem parado e chato nada de interessante acontece até as últimas páginas. Ainda que monótono, o livro consegue tirar pequenas risadas dos leitores, porém nada que vá salvar o livro da chatice, principalmente com uma personagem principal como a Ruby, CHATA. Como já falei acima os personagens são todos chatos, mas ainda não consegui transmitir o que eu quero, eles sem “vida”, sem emoção, todos parecem todos só que com problemas diferentes. Deu para entender? Espero que sim!

As únicas coisas que salvaram o livro do total fiasco foi o motivo do pai de Ruby ter saído de casa, por que nesta parte da história deu até para sentir as emoções que a autora queria explorar, mas também não é tanta coisa assim para um livro de 224 páginas. O outro motivo é a narrativa que apressar do enredo chato e maçante fez como que eu concluísse a leitura deste livro em pouco tempo.

Eu recomendaria este livro para um público mais jovem, mais teen. Eu acho que eles se identificariam mais com as emoções da Ruby, o que eu não aconteceu comigo, se deu para perceber (rsrsrsrs). Por hoje é só e quero ver todo mundo dando suas opiniões sobre a resenha, beleza?

Paloma Viricio 28/07/2012

Quer um conselho de amiga?
Por Paloma Viricio

Ruby é uma menina tímida, simples e um tanto perturbada quando a questão é relação familiar. Na festa de aniversário de 16 anos da jovem, o pai dela retorna após anos ausentes da vida da adolescente e da mãe. Mas, por onde será que ele andou? Por que ele teve que deixar a família? Quais as explicações para ter abandonado Ruby em uma singela manhã nebulosa? Ela recebe de presente materno uma câmera polaroide e a paixão por fotografia aflora na vida da garota.

Beth é a melhor amiga de Ruby, sempre conviveram desde os tempos infantis e andam juntas para cima e para baixo. Maria e Katharine, também fazem parte do grupo de amigas, só que Ruby não confia tanto nelas. Maria é um tanto descolada, está frequentemente confundindo as meninas com os relacionamentos amorosos instáveis dela. Já Katherine faz parte da ala esportiva e enfrenta muitos problemas familiares, mas diferente de Ruby ela sabe a essência dos mesmos.

Em uma festa, Ruby conhece Charlie, um adorável rapaz que pode despertar um sentimento mais forte na moça. Mas, pistas sobre a ausência do pai de Ruby começam a surgir e o passado força fazer-se presente. Será que ela pode confiar nas amigas para ajudar a solucionar esse mistério? E quando elas agem de forma não confiável? Será que Beth é realmente a melhor amiga da menina? Isso, você descobrirá lendo essa maravilhosa obra que prende o leitor e revela um final surpreendente.

A Capa do livro é muito bonita, simples e traz sensação de conforto e felicidade, mesmo essa não estando presente o tempo todo na trama. As páginas são amareladas e as letras confortáveis facilitando a leitura. A diagramação também está de parabéns, bem organizada e clara. Conselho de amiga é mais que uma singela obra voltada para o público juvenil, ele mostra como a vida pode nós colocar em situações difíceis e inesperadas, além de explorar as reações e atitudes que podemos ter diante dessas. Uma questão é certa: Se não podemos mudar o passado, devemos tentar construir um futuro diferente e agradável. Super indicado. Boa leitura.

O trabalho Quer um conselho de amiga? de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.