Do Seu Lado

Do Seu Lado Fernanda Saads

Resenhas - Do seu lado

Matheus.Izepon 27/12/2023

Um romance muito bem encaixado
Após ler alguns livros de Nicholas Sparks, mestre do romance (na minha opinião), resolvi ler um livro de Fernanda Saads que recebi há um tempo da editora Novo Conceito, quando tinha um blog de leitura e, simplesmente, me prendi a história.

Do Seu Lado conta a história de Sarah Albuquerque, uma jovem arquiteta que terminou um relacionamento após descobrir diversas traições de seu parceiro, Bruno, um garoto que viria a se formar publicitário. Os dois se conheceram na época de faculdade e tiveram um relacionamento intenso até Bruno vacilar com Sarah.

Quatro anos se passaram, Sarah tocou sua vida trabalhando em um escritório de arquitetura junto de seu melhor amigo, Igor.
Os dois sempre se deram muito bem. Partilhavam dos mesmos gostos para diversas coisas. Faziam praticamente tudo juntos. Até planejavam fazer uma pós graduação na Itália. Igor, obviamente, era apaixonado por Sarah, mas como ela percebeu que ela não o via da mesma forma, resolveu guardar esse sentimento em um cantinho reservado.

Até que um certo dia os dois saem para conhecer um novo cliente que seria proprietário de uma agência de publicidade e advinha! Era Bruno, o ex-namorado de Sarah.
Ver Bruno a atingiu como um soco no estômago pois, durante esses anos que Sarah passou ?superando tudo que aconteceu?, tudo que ela queria era que ele se arrependesse do que fizera. Que rastejasse atrás de Sarah implorando por perdão. Ela chega a dizer à uma amiga que, se fosse para se envolver de novo com Bruno, que fosse para fazê-lo sofrer pelo que fez.

Mas não foi bem assim que aconteceu.

Sarah e Bruno voltam a se encontrar e acaba despertando novamente um sentimento de desejo pelo publicitário. Ela se conforta em sua mente criando pensamentos e teorias que somente ela acredita. Que ele mudou, que ele ama ela e está arrependido. Esse tipo de coisa.
Igor fica P da vida porque sabe que Bruno não passa de um cafajeste. Inclusive, Igor foi quem juntou os cacos de Sarah quando Bruno a despedaçou.

Sarah passa a por Bruno a frente de todos pois está cega de amor pelo ex e isso gera consequências que causam angustia em quem está acompanhando tudo isso como, por exemplo, o afastamento de Igor.

Será que Bruno realmente mudou? Será que Sarah fez a escolha certa ao reatar o namoro, abrindo mão de tantas coisas? Abrindo mão de uma amizade sincera e acolhedora como a de Igor.

Eu não posso responder estas perguntas. O que eu posso te dizer é que Do Seu Lado é aquele tipo de leitura que você termina de ler, fecha o livro e suspira dizendo: que história é que final satisfatório.

O único ponto negativo, na minha opinião, foi as transições entre cenas. Em alguns momentos me senti perdido até ler algumas linhas para poder me situar no espaço e tempo em que estava acontecendo os fatos.

Fora isso, uma ótima leitura que mostra o baita potencial de Fernanda Saads. Adorei!

Andressa 31/07/2023

Divertido na mesma proporção que é irritante
Do Seu Lado conta a história de Sarah Albuquerque, uma jovem arquiteta que faz terapia há alguns anos para superar o fim de seu relacionamento com Bruno. Desde a traição do amado, ela esconde suas feridas. Para os mais próximos, Sarah está bem, mas secretamente, ela alimenta a ilusão de reencontrar o ex arrependido e espezinhá-lo.

Mas quando é que a vida sai conforme o planejado?

O livro bebe da fonte de chick-lits, com direito a personagens confusos, atrapalhados e superficiais. Ou é essa a impressão que fica pelos olhos da protagonista ? a mais imatura de todos eles. Sarah é bem sucedida, tem um leque de possibilidades na carreira, pessoas boas ao seu redor, porém não dá crédito a si mesma, nem aos outros, por causa de uma ilusão juvenil.

Em muitos momentos, age como uma adolescente, em busca de culpados e, embora a narrativa flua bem, também carece de robustez para que os conflitos de Sarah sejam levados a sério. Ao final, percebi ser ela a sua maior vilã. Isso me fez pensar no quanto perdemos tempo com histórias mal resolvidas quando a solução pode ser simples.

Sobre a autora, achei que ela se estendeu muito nos erros da protagonista e deixou a desejar no romance de fato. O epílogo, com um salto de tempo, matou a expectativa da conversa pela qual o leitor esperava desde o início. Depois de suportar a ladainha da Sarah, era esperado mais detalhes pra fechar essa ponta.

No mais, é um clichê instigante, fácil de ler em um dia. Acredito que pra ressacas literárias e afins, deve ser ótimo.

Alonne Raví 07/07/2023

Oh My God ...
É uma história muito interessante. Mas eu odiei a protagonista. Imatura, com muitos problemas psicológicos a resolver e um tanto desequilibrada. Não sabe o que quer e quando descobre age da mesma forma que sempre agiu, impulsiva e inconsequente. Ela aprende muito, mas na prática é, no final, a mesma mulher que começou a história, não evolui.

A história é simples, e possui um tom jovem sem ser infantil. Existe uma trajetória ali, mas falta consequências. Nem tudo que acontece ali, na vida real, seria tão simples de se resolver. Mas isso não pesa contra, pelo contrário, dá um ar de conto de fadas sem deixar a história cair em infantilização boba.

É uma história... bonitinha! E Fátima, sem sombra de dúvidas, é a melhor personagem. Ela é simplesmente parecida com a Janice da série Friends e me trouxe boas memórias. Eu poderia reler este livro somente pela Fátima.

P.s. Se a autora ler isso, que tal escrever um livro contando a história de Fátima? Se esse livro já existe, por favor, alguém me avise!

Maria.Barreto 29/01/2023

Incrível
Meu Deus que livro perfeito!
Uma história leve,bem humorada.Simplesmente li o livro em 1 dia,comecei ler e não consegui mais parar.

Alex 12/01/2023

Me identifiquei
A Sarah é muito trouxa e burra, me identifico demais.
Um romance super levinho e fofo, é aqueles bem clichê mas que aquece o coração

lavmirand 08/02/2022

Não adianta, até o coração mais duro fica bobo com esse romance!
Li quando eu era adolescente, super emo, não gostava de ninguém. Romance? Eca! hahahaha
Eu amei tanto, fiquei com o coração quentinho com esse livro. "Amarradinho" do começo ao fim!

Gio 03/02/2022

Do seu lado
A minha mãe tem esse livro dês de 2014, achei interessante o nome e decidi ler, nunca vi ninguém falar desse livro, sou apaixonada pela escrita desse livro, li em uma tarde, passei muita raiva lendo, recomendo.

Ana Paula 26/01/2022

Do seu lado.
Li relativamente rápido esse livro, mas é um típico clichê com plots previsíveis, indicaria pra alguém que quer sair da ressaca literária.

Mônica 02/05/2021

Fofinho, mas previsível
A história nos apresenta Sarah e Igor, arquitetos e melhores amigos, que possuem aquelas amizades super bacana. Ele é focado e talentoso e ela só quer se vingar do ex que a traiu. Quando Sarah recebe a chance que pediu, percebe que não era isso que realmente queria e tem que correr atrás do que o coração ansiava esse tempo todo.

A leitura é rápida e leve, do tipo que é possível terminar em um dia, mesmo tendo bastante página. Mas é extremamente previsível.

No primeiro capítulo você já entende o que vai acontecer e tudo bem com isso. O que eu senti falta foram de diálogos mais maduros.
Sarah pra mim é uma cabeça de vento e totalmente cega. Traz questionamentos esquisitos e que nem deveriam passar na cabeça dela depois de 4 anos de uma relação ruim. Aguenta tomar bolo, aguenta desculpas toscas e se mostra um pouco fútil e antiprofissional.
Igor é uma graça, chega a beirar a perfeição, mas não de uma maneira que irrita. Mas queria mais eles juntos. Ele é fofo e traz essa leveza pra leitura.
Fátima é um adicional muito legal e interessante e gostei muito do protagonismo que ela ganha na história, também queria que aparecesse mais. Dei umas risadas com algumas falas dela.
Já o Bruno é tão mal construído que não dá nem pra se identificar com nada dele. A autora quis fazer um ?vilão?, mas nem se esforçou pra isso, usou de estratégicas toscas para criarmos ranço da personagem, desculpas esfarrapadas e mal explicadas. Citou a Greta que nem precisava aparecer na história daquela maneira e ficou no ar... enfim. Poderia ter sido mais trabalhado, para gerar aquela atenção de início e o um twist poderoso com a informação que vem no final.
Ah, quanto a Renata, só tenho palavra: talarica. Hahahahah

Talvez se a Mônica de 2012 tivesse lido esse livro tivesse gostado mais, mas a Mônica de 2021, um pouco mais madura, achou que tudo bem ser previsível, o livro não deixa de ser fofinho por isso, mas a Sarah poderia ser mais autoconfiante, mais segura de si mesma e um pouco menos cabeça dura.

ntampinha 25/02/2021

Um bom livro.
Ah, sei lá, eu queria dar uma nota ou uma opinião melhor, mas algumas coisinhas me incomodaram no decorrer do livro e, no fim, eu percebi que "Do Seu Lado" se resume a isso: "bom".

Apesar do leitor descobrir logo nas primeiras páginas com quem Sarah ficaria no final, a história até que é bacana. A autora tem uma escrita gostosa de acompanhar e eu apreciei a forma com que ela descreveu os sentimentos da personagem.
No entanto, achei que exagerou na dose de "ingenuidade" que colocou na protagonista. Poxa, fala sério! Se uma fila de elefantes coloridos passassem na frente dela, ela não perceberia!
Ficou realmente exagerado sabe, completamente irreal uma mulher adulta e que já está construindo sua carreira ter tal nível de imaturidade, como se fosse uma adolescente no início da puberdade que não sabe nada sobre sentimentos... No fim das contas, Sarah ficou parecendo mais BURRA do que ingênua e isso me deu raiva em mais de um momento.

Apesar de tudo, achei o desfecho bonito. O capítulo final foi muito fofo e me deixou derretida.
Recomendo a leitura para quem curte clichê e não tem medo de passar raiva kkkkk, porque a cegueira da protagonista, que beira a burrice, vai dar raiva...

vitorinha 19/01/2021

a autora demorou para desenvolver a história do casal, mas conseguiu dar um fim digno a eles

gvazzz 17/09/2020

Reli esse ano e pra falar a verdade é um romance previsível e me dava muuuuuito vontade de dar uns gritos e um beliscão em Sarah para ela tomar jeito na vida kkkkkkkkkkk maaaaaaaaas gostei bastante do desenvolvimento dos personagens e é um livro gostoso para descansar e intercalar entre leituras mais densas

Tâmara Moya 16/09/2020

Um clichê maravilhoso! Leitura leve, divertida, daquelas que você não consegue largar. Os capítulos são curtos o que para mim é muito importante,pois a leitura se torna mais dinâmica e nada cansativa. A escrita da autora é bem fluída e instigante. Os personagens desse livros são maravilhosos e os diálogos criados são equilibrados e realistas. Um livro gostoso de ler e que cumpre muito bem seu papel como entretenimento.

lerpraviver 23/07/2020

Primeiro livro brasileiro que li....
Primeiro livro romântico brasileiro que lí, tinha uns 10 anos e me apaixonei por esse mundo desde então, mas não lembro com os olhos atuais, e sim com os olhos de 10 anos atrás.