Ovelhas na Névoa

Ovelhas na Névoa Carla Cristina Garcia

Resenhas - Ovelhas na Névoa

Priscila.Amorim 24/04/2017

Primeira ?
Muita responsabilidade ser a primeira a escrever sobre esse livro, rs, mas vamos lá:
Ovelhas na névoa é uma adaptação da tese de mestrado da Antropóloga Carla Cristina Garcia logo, apesar de muitas analogias poéticas e literárias, é um livro técnico. Como a saúde mental da mulher é um tema que me interessa muito e a autora escreve de menira fluida e de fácil entendimento, achei o livro fundamental para qualquer interessado no assunto. Nele, a história de internas de duas instituições de saúde de São Paulo, entre os anos de 1987 e 1988 é contada sob uma perspectiva inédita até então: a delas próprias. Ao dar voz ao discurso considerado insano, podemos concluir que a loucura é mesmo uma questão de perspectivas e que, assim como para a bruxaria, no passado, a doença mental é a fogueira dos tempos modernos, tentando desligitimar a voz de quem não cede ao sistema patriarcal.