O Ensaio

O Ensaio Eleanor Catton

Resenhas - O Ensaio

Lucas 01/01/2014

Um livro surpreendentemente bom, soube captar com maestria uma série de questões ligadas ao despertar da sexualidade utilizando como fio condutor um único, e as vezes quase imperceptível, acontecimento.

João Vitor 19/11/2022

Ato I
[PERSONAGENS]
Isolde: estudante do ensino médio, de saxofone e irmã mais nova de Victoria
Stanley: saiu do ensino médio recentemente e quer ingressar no Instituto de Artes Dramáticas
Victoria: vítima do escândalo sexual
Professores: de música (predador), professora de sax e vários professores de teatro
Outras alunas: Julia, Bridget e Patsy
Saxofone: instrumento musical

Ato I

[NARRADOR COMEÇA O TEXTO]
Quando gostamos de um livro pouco conhecido, a vontade de falar sobre ele aumenta. ?O ensaio? de Eleanor Catton (mais conhecida pelo premiado ?Os Luminares?), traz a música e o ato cênico para o romance. A história se desenvolve em dois pontos de vista, a de Isolde: irmã da vítima que teve um caso escandaloso com o professor de música do Ensino Médio ? e Stanley: recém formado no colegial e lutando para entrar em uma instituição famosa de teatro.
O núcleo de Isolde é desenvolvido nas suas aulas de saxofone com uma professora excêntrica e curiosa, nas suas conversas com as colegas e no seu dia a dia na escola. O escândalo sexual abala toda a estrutura social & emocional dessas meninas, sendo o assunto mais importante e o tema principal de todas as conversas das alunas.
Já o núcleo de Stanley, é focado nos seus testes para passar na escola de teatro & nas aulas com seus professores cênicos, além da grande peça no final do ano que os alunos do primeiro ano precisam fazer ? é nessa peça onde os dois núcleos acabam de mesclando, e levando o enredo do romance ao final.
Todos os personagens apresentam características e atitudes quase pitorescas, como se todos estivessem interpretando um papel que foi designado pela própria autora do romance. O despertar da sexualidade e perda da inocência são os grandes temas dessa peça que conhecemos como A adolescência.
Lendo, sentia que todos os personagens estavam na coxia, na espera de entrar em cena, de protagonizar o grande ato de sua juventude. Afinal, estamos todos interpretando em nossas vidas, os dramas reais e encenados sempre se confundem, confundindo a nós mesmos e a todos ao nosso redor, não é mesmo?

Fim do Ato I.

Escrevo sobre livros no meu insta: @jojoaaao

Vanessa Pipi 25/07/2020

Uma leitura diferente como uma narrativa de fluxo de pensamento,diria? Não sei! Em partes gostei em partes ficou cansativo mas foi uma boa leitura!

Amanda Tonietti 14/08/2022

Leiturinha cansativa ???
Quiz falar sobre muita coisa mas acabou não falando de quase nada. O tema é bem interessante, mas o estilo da narrativa é meio enrolado. Poderia ter aprofundado mais nos temas levantados sem dar muitas voltas na narrativa.

rba 12/02/2021

Leitura um pouco cansativa
O Ensaio é uma livro com uma narrativa muito boa, porém no decorrer da história algumas partes ficam muito cansativas e se torna um pouco chato, principalmente nas partes do Stanley. Tirando isso a história das meninas que tocam saxofone me chamou muita atenção e eu achei super interessante.