Morango e Chocolate

Morango e Chocolate Senel Paz

Resenhas - Morango e Chocolate

Stephany.Krviatkowski 08/04/2024

Não conhecia o autor, que escreve muitíssimo bem. O segundo conto me deixou apaixonada. Já o conto que dá nome ao livro, foi o que eu menos gostei

Elena 03/03/2024

bom mas só até certo ponto
Comecei gostando da história, o primeiro conto foi muito tocante, no segundo eu ri horrores e no terceiro eu fiquei triste, mas o quarto simplesmente não me desceu! não sei se não consegui captar a intenção do autor, mas achei ele fora de sintonia com o resto da história.
A escrita da obra é bonita, mesmo que um tanto quanto fluída demais.
Gostei dessa ideia de captar os sentimentos dos personagens de forma mais discreta. Não sei muito sobre a história de Cuba, mas o contraste entre o David e Diego interessante, e foi mais interessante ainda dialogar com esses pontos de vista distintos.
Eu realmente me diverti com várias passagens, mas me senti desconfortável com a forma que o autor se refere a pessoas negras, me soou um tanto segregacionista.
Isso e o último conto me fizeram me afastar da obra, mas ela é poética e nos mostra um país marcado por processos revolucionários e suas consequências.

andrea weber 02/09/2020

Literatura cubana. Mostra a dificildade de um homosexual vivendo em Havana nos anos 90, dificuldades essas relacionadas com o sistema de governo do país. São 3 contos interligados. Gostei bastante.

Toni 04/06/2020

Junto e misturado.
O livro são quatro contos que pincelam o ambiente crítico vivenciado pela ilha no início da década de 90 e, revelando problemáticas da época que se perpetuam hoje em dia com intensidades diversas. Nessas histórias o autor passeia pela linguagem lírica, seja derretendo corações "O segundo botão da minha camisa ja saltou, e os passarinhos de todas as árvores piam porque também querem ver meu pai e seu cavalo que acompanha a comitiva, muito orgulhoso de ser tão branco então lindo.", seja cômica ao mesmo tempo, " Porque quando eu me excito por gosto ou num lugar onde nao é correto, na sala de aula, por exemplo onde você corre o risco de ser chamado ao quadro-negro, penso em florzinhas e sempre funciona. Mas desse que sejam amarelas." , e por que nao dizer, picante " ...e então chamei as duas de puta e agarrei uma pelos cabelos e joguei para o pé da cama e a outra para a cabeceira, como se fossem cartas de baralhoo, e fui para cima e começamos a nos morder e a nos chupar...", porém sempre escancarado as mazelas e fraquezas humanas, " Para vocês a vida é facil: não sofrem de complexo de Édipo, não sao atormentados pela beleza, nao tiveram um gato querido que seu próprio pai esquartejou diante dos seus olhos para que vocês virassem homens." Enfim, o livro nos traz histórias, marcantes, pungentes e constrangedoras, sintomas da difícil relação do homem consigo mesmo

leosilva 29/12/2018

Poético
Com uma escrita poética, este livro de Senel Paz mostra uma Cuba mágica, idílica. É um livro muito gostoso de ler, e aproveitei para ver o filme na sequência. Ambos são muito bons, vale a pena.