Yalo: O Filho da Guerra

Yalo: O Filho da Guerra Elias Khoury




Resenhas - Yalo: O Filho da Guerra


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Edméia 24/05/2023

Um mergulho em si mesmo.
"Essa é a história de um homem libanês de 33 anos de idade que vai parar na cadeia por causa de denúncias de roubos, estupros e , também , por armazenar em casa alguns explosivos que eram utilizados por guerrilheiros.
Não se trata de uma leitura fácil porque narra situações muito conflituosas, vidas perturbadas : um rapaz vítima das circunstâncias; uma mãe que não pôde ter ao seu lado o homem que realmente amava; um avô que também era o seu pai e que se tornou padre; uma tia ausente ; um pai que sumiu ...
Yalo foi para a guerra para desaparecer da vida da mãe que estava enlouquecendo ! Fugiu do quartel junto com um amigo (Toni ) e foram para Paris. Nessa cidade, foi abandonado pelo "amigo" e como não sabia falar francês e não tinha dinheiro, foi morar na rua, perto do metrô e viver como um mendigo , até que , um abençoado dia, um libanês para para conversar com ele e o leva de volta para Beirute.
Neste livro temos cantores , escritores da literatura árabe sendo mencionados ! Foi o meu primeiro livro lido de romance libanês ! Gostei !
Na prisão, Yalo sofre torturas excruciantes e se vê obrigado a escrever em muitas folhas brancas a sua vida de forma detalhada e é neste abençoado ato que Yalo se descobre, mergulha em si e se conhece de verdade !!!
Este livro faz uma linda homenagem ao PODER DA PALAVRA ESCRITA !!! Há muitos questionamentos sutis nele ! Filosofia sobre a nossa vida e em como somos muitas vezes impedidos, criados, educados, formados para sermos INFELIZES !!!
Dei três estrelas para este livro (físico ) porque ele foi repetitivo muitas vezes e me deixou triste ! Não gosto de histórias tristes.
Os últimos capítulos por assim dizer, foram emocionantes !!! Aí , fui compreender muitos acontecimentos narrados no início do livro !
O final, na minha humilde opinião , dá uma abertura para um segundo volume ! Fiquei realmente curiosa para saber o que poderia ter acontecido com ele e com a mãe dele após os anos dele na prisão !
É uma leitura triste, maçante e realista ! Mesmo assim, recomendo. Não tenho a intenção de reler este livro. Todavia, quero ler mais livros deste autor e o próximo será " Porta do Sol " o qual , hoje, (24 de Maio de 2023 ), na Livraria Amazon , no formato de livro físico, capa comum , custa R$ 66,58 e , vou comprá-lo daqui a alguns meses ! (Ele não tem em formato de livro eletrônico na Livraria Amazon ! ).

Guaratinguetá , 24 de Maio de 2023.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com
comentários(0)comente



Paloma 17/02/2013

Yalo - o cansativo
Mesmo com a avaliação do The Washington Post de que "Yalo o filho da guerra" é um dos romances mais inovadores do mundo árabe, eu achei o livro muito cansativo.

Yalo é um jovem que teve uma vida difícil, em meio a guerra na Líbia.Em vários momentos, ele atribui a família o fato dele ser "diferente", já que ele teve um avô que se tornou padre, uma mãe "divorciada" (o pai fugiu para a Suécia e deixou ele e a mãe na Síria) e que era apaixonada por um homem casado.

Yalo se envolve na guerra, vê muitas coisas, torna-se uma pessoa cada vez mais fria. Acaba fugindo para Paris, após roubar o exército em parceria com um colega.

Para sua surpresa o colega o abandona e leva todo o dinheiro, e Yalo passa a ser um mendigo no metrô de Paris..Mas, é salvo por um homem bom que o manda de volta para a Síria..Neste período Yalo torna-se um estuprador, e trai a confiança do homem que o resgatou das ruas de Paris.

A trama do livro está baseada no processo de investigação de todos os crimes que foram cometidos por Yalo. Em determinados momentos, o livro torna-se repetitivo e cansativo...com poucos diálogos.

Além disso, durante os momentos do interrogatório, Yalo relembra o seu passado, e surge a história de outros personagens, tornando a leitura confusa.


Até breve
Adriano 28/03/2013minha estante
Nossa, eu queria muito ler esse livro, achei a sinopse até bem interessante, mas agora lendo sua resenha, desanimei. kkkkk. Resenha bacana. Gostei.


Edméia 29/04/2023minha estante
Vou ler este livro ! Ele parece ser pesado , porém , realista e eu gosto de romances assim !




2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR