O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

xclaraa 14/12/2023

Fascinante ??
O Quinze é um livro que retrata a seca de 1915 que agravou o Ceará. É admirável o fato de tal obra-prima ter sido escrita por uma jovem de apenas dezenove anos, que conseguiu descrever, com uma ficção fascinante, as misérias e os infortúnios que a seca trouxe para os cearenses da época.
O Quinze tem como tema principal a vida do vaqueiro Chico Bento e de sua família, retirantes que, forçado pela seca, obrigaram-se a sair de sua cidade a pé, rumo à Fortaleza, em busca de condições melhores.
A outra parte do livro retrata a personagem Conceição, uma jovem professora que vivia com a avó e que, possuindo melhores condições, conseguiu sair de Logradouro, lugar que a avó tanto gostava, mas que estava assolado pela seca.
Apesar de parecer ser um livro de difícil entendimento, não é, pelo contrário, é um livro com uma linguagem simples e repleto de marcas regionais.
Rachel de Queiroz está de parabéns por escrever uma obra-prima que se tornou uma das principais ficções sobre as secas nordestinas.

Gabriela.Gratival 12/12/2023

De uma beleza infinita
Eu demorei mais do que esperava para terminar esse livro. Ele me provocou um mix de sentimentos que foram difíceis de digerir, mas não de todo incômodo.
Muitos dos traços de Conceição eu pude ver em mim mesma, e isso me levava a reflexões mais demoradas.
A escrita da Rachel é fenomenal. Não posso esperar para ler mais de sua obra no futuro.

Bruno939 12/12/2023

Ah ,Rachel, você é lendária!
Este livro traz com grande riqueza de detalhes informações relativas as dificuldades enfrentadas pelo povo sertanejo, as margens dos interesses dos coronéis e do estado. Povo que sofre de diferentes formas desumanas, mas sem deixar de ser humano.

Araujo73 11/12/2023

História triste de uma família que viaja procurando uma forma de vida mais agradável. Algo que é bem constante no sociedade contemporânea, a fome no nordeste

Jess 08/12/2023

Clássico Brasileiro/Cearense
Quando na escola fui amedrontada com essas leituras e outras que não compreendia. hoje estou me deixando? me permitindo?.meus medo vai ficando? hoje uma nova possibilidade e começar a ler.
Livro pequeno mais com muitos significados.
pobreza/fome. ?Intestino vazio se enroscava como uma cobra faminta?

Karoline141 07/12/2023

É preciso ter sensibilidade
Concluí a leitura. Não gostei tanto do livro, mas o texto aborda principalmente a grande seca de 1915, narrando o sofrimento de Chico Bento e sua família. Sem ter onde trabalhar, para onde ir ou o que comer, enfrentam a morte de alguns filhos, o desespero da esposa e a fome. Paralelamente, é contada a história de Conceição e Vicente, personagens com uma condição de vida melhor.

Enquanto lia sobre a seca e o calor extremo que afligiam os personagens, pensei na onda de calor que "parece" estar terminando atualmente. O calor extremo é ruim, mas eu não passo fome, não estou desempregada e não tenho filhos para alimentar. No entanto, muitos aqui em Goiânia mesmo não têm uma casa para morar, e mesmo os que têm muitas vezes não possuem ventiladores e se possuem sabemos que quase não resolve a situação, quanto mais ar condicionado, um luxo para poucos.

Livros com essa temática precisam ser lidos e conectados com nossa realidade. A empatia, o olhar para o outro, é uma sensibilidade que não devemos perder. Se trancar em casa com todo o conforto, comida e ar-condicionado e apontar o dedo para a maior parte da população que sofre, mesmo trabalhando todos os dias e não tendo acesso ao mínimo, é se desumanizar aos poucos.

@eusoudanivieira 07/12/2023

O quinze
Escrito e publicado por rachel de queiroz em 1930, ?o quinze?, é uma obra marcante que mergulhou nas realidades e desafios da vida no nordeste brasileiro durante a grande seca de 1915 e se destacou por sua narrativa envolvente e pela representação histórica das condições sociais e humanas da região.

a seca não é somente um cenário.

é personagem central, retratada vividamente com seus efeitos devastadores de tragédia natural, junto da fome, da migração forçada com intuito apenas de sobrevivência.

?desolação? ? seria um bom título também.

apesar da escrita direta, em 'o quinze' também se encontra poesia: como um convite pra sentir a vida e as emoções desses personagens tão sofridos pelas limitações de se viver naquele tempo no sertão, pela exploração ao qual eram submetidos, fruto da desigualdade ? achei que a autora delimitou isso bem no livro.

através dessa, que foi sua estreia na literatura, deixou a marca da firmeza do seu estilo literário, oferecendo aos leitores uma visão sensível e autêntica de uma época e de um lugar marcado por desafios e muita resiliência.

foi uma leitura coletiva e foi um livro dolorido para mim, neta de retirantes nordestinos.

foi minha vó quem fez a cabeça de meu avô para deixarem para trás a vida boa no ceará (que minha mãe conta saudosa) que eles tinham lá, já que vó sonhava com (ainda) melhores condições de vida em são paulo - como diria belchior, ?a cidade mais nordestina do brasil?.

pobre vovó - pensei assim, sobre ela, por muitos anos.

e aí a gente cresce.

vive.

reflete.

repensa:

corajosa vovó.

...

(deixando de lado essa melancolia que me invadiu),
me conte:

você já teve o prazer de ler este livro ou outro da rachel?

ou

algum outro livro nacional já te despertou memórias, familiares ou não?

vem conversar ?

Dora ð 06/12/2023

O quinze, Raquel de Queiroz
Faz tempo que não leio um livro tão bom. Esse livro retrata de modo cru e dolorido a vida na seca de 1915 no Nordeste. Raquel de Queiroz narra de modo singelo e sofrido, misturando histórias e trajetórias dos personagens criados que faz a gente duvidar se é só ficção...

O livro inteiro passa uma vibe de tristeza e nostalgia, como se estivesse tocando como trilha sonora músicas do Cartola.

A história da Conceição e do Vicente, posso dizer com certeza, foi uma das mais belas e tristes que já li, mas entendo porque não rolou...

liviat 28/11/2023

Eu gostei do livro, nao li ele todo mas o que li vi do que se trata. Ainda olhei algumas resenhas no youtube.. entendi que o livro faz uma abordagem realista da seca no Nordeste brasileiro e pela maneira como retrata as dificuldades enfrentadas pelos personagens. capturando as dores e as esperanças dos nordestinos afetados pela seca. A obra expõe assuntos muito pertinentes ainda nos dias atuais, como a seca, miséria e machismo. A escritora Rachel de Queiroz, reuniu as tragédias ocorridas em uma das piores secas que aconteceu no Ceará em 1915 (por isso o nome do livro é ?O quinze?) de forma verdadeira e simples, sem exageros.

Maria16970 23/11/2023

A história se passa no sertão nordestino durante a seca de 1915 e retrata a dura realidade enfrentada pelo povo da região, mas sem exageros ou dramas. Rachel conta a história de uma dura realidade da forma que ela é.O livro aborda temas como a fome, a miséria e a luta pela sobrevivência, através das personagens principais, Conceição e Vicente. Com uma narrativa envolvente e uma linguagem simples, Rachel de Queiroz nos transporta para um cenário de desespero e esperança ao mesmo tempo. Simplesmente maravilhoso.

Bruna.Adenice 22/11/2023

Um bom livro, mas confesso que esperava bem mais
A autora narra os dramas vividos em meio ao caos da seca, uma temática de suma importância e atemporal.

Rachel traz uma sociedade sem perspectivas castigadas pela seca e miséria.

A história em si até é boa. Porém, achei a narrativa arrastada e, infelizmente, não consegui me cativar com os personagens. Os que mais me atraíram foram Chico Bento e seus familiares, mas nada demais também.

Senti cansaço com a leitura e, como disse, não teve nenhum personagem que me chamasse tanta a atenção.

É um clássico? Sim. Vale a leitura? Com certeza. Porém, poderia ter sido melhor desenvolvido, principalmente o final, que deixou várias interrogações ao leitor. Você está lá lendo e... do nada o livro acaba!!!

Se comparando com as temáticas, prefiro disparado "Vidas Secas". Nesse aí, me senti de fato mergulhada na dor dos personagens. Impossível sair indiferente em meio a vida de Fabiano. Impossível não sentir dor pelo o que aconteceu com Baleia. Ah, esse sim é cinco, dez, estrelas...

Jackson 21/11/2023

A autora narra de uma forma simples os castigos que a 'grande seca' trouxe para os nordestinos em determinada época. Mesmo se tratando de ficção, é impossível não se comover com a situação precária dos personagens e seus desafios perante a falta de água e a escassez de comida, principalmente em relação às crianças. De todos os romances escritos sobre a seca do sertão, essa parece ser a obra mais crua e realista, pois até então o sofrimento do nordestino era apenas um pano de fundo e não o foco principal da história.

Tábata Kotowiski 15/11/2023

A história acontece em 1915, quando a seca colocou o Nordeste de cabeça pra baixo, mudando a vida de um monte de gente. Os personagens lutam pra sobreviver no meio desse sufoco.

A autora pinta um quadro detalhado dessas vidas, mostrando os apertos e desafios de quem mora no sertão. Explora as dificuldades da seca, as mudanças nas relações entre as pessoas, e até cutuca as questões de gênero e sociedade. É um drama cheio de realidade que deixa a gente refletindo.

A linguagem é cheia de detalhes, o que pode complicar pra quem tá acostumado com uma leitura mais leve.

No geral, "O Quinze" é um retrato poderoso do Nordeste, mostrando como o povo encara os perrengues da seca. Mesmo com as partes mais difíceis, é uma leitura que vale a pena se você quer mergulhar na vida e nas batalhas do sertão.