Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

Vitor 02/05/2021

Cristianismo Puro e Simples
Em 1941,O veterano da Primeira Guerra Mundial e escritor C.S. Lewis,foi convidado pela rádio BBC para trazer uma mensagem acerca do cristianismo para pessoas que eram afetadas pela guerra,tanto para os que estavam em casa quanto para os que se encontravam nas trincheiras,mensagens essas que compiladas,deram origem a este livro.Com uma linguagem simples,ilustrações e diversos pontos de vista,Lewis apresenta a qualquer um que estiver interessado em conhecer,o cristianismo puro e simples,o que é cristianismo?,quem são os cristãos?,quem é Jesus Cristo?,respondendo a tais questionamentos de um modo que não parece apenas uma leitura de um livro,mas sim uma conversa entre o autor e escritor,ele fala sobre diversos assuntos relacionados ao tema,de uma forma que eu posso afirmar que qualquer pessoa pode ler este livro,até aqueles que não são cristãos...

O cristianismo, se for falso, não tem valor; se for verdadeiro, tem valor infinito. A única coisa que lhe é impossível é ser "mais ou menos" importante.

C. S. Lewis

Alu_dr 14/09/2023

Livro muito bom. Leve, teólogo de uma forma fiel e descomplicada. Vários capítulos excelentes. E com várias metáforas maravilhosas para ilustrar o evangelho e suas aplicações.

Pit 21/01/2021

Essencial.
Altamente recomendável a novos convertidos e pessoas que querem, basicamente, um resumo do que é Cristianismo. Obviamente o livro não se restringe a esses dois tipos. Acredito que deveria ser lido anualmente por todo cristão. Foi escrito com muita maestria, sabedoria, prudência e imparcialidade. Bom, é Lewis escrevendo, não poderíamos esperar menos, né?!

Bia 16/01/2021

puro e simples formidável e desafiador
Somos apresentados à visão cristã gradativamente e, conforme as páginas vão passando, os assuntos vão ficando mais profundos e, por vezes, mais complexos. Contudo, não impossíveis de entender, pois Lewis faz uso de muitas ilustrações, analogias e exemplos para facilitar a nossa compreensão sobre os temas abordados, o que realmente ajuda na maioria das vezes, mas que, em outras, eu particularmente fiquei um pouco confusa.

?? C. S. Lewis me levou a reflexões que eu jamais imaginaria ter; fez eu me aprofundar em temas complexos de uma forma mais simples; criou em mim o desejo de estudar mais sobre determinados assuntos como castidade, casamento cristão, trindade, etc.; e provocou em mim debates internos com diversas dúvidas saudáveis que pretendo buscar sanar.

Ou seja, Cristianismo Puro e Simples não é um livro comum, é um livro desafiador, às vezes cansativo por ser denso e profundo em seu conteúdo, mas de extrema relevância e importância para todos nós.

?? única coisa que não gostei é que Lewis não coloca as referências bíblicas quando se refere a uma passagem, e isso seria de grande ajuda ao leitor, masok.

Mas enfim, recomendo o livro a TODOS que possuem o interesse de entender e saber mais sobre o Cristianismo (e até mesmo os que não estão nem aí para ele). ?

Lu. 06/07/2021

Fantástico!
Esse livro é base para o Cristianismo e até mesmo uma forma simples de entender o que permeia a religião para aqueles que não conseguem entende-la de forma clara.

Barbara.Borba 10/07/2020

...
O livro é dividido em 4 partes, confesso que a leitura das três primeiras foram beeeem mais fluidas do que a quarta, porém esse é um livro para ler com calma e que pretendo reler, não acho que absorvi tudo que ele tinha a me oferecer. Tirei grades aprendizados e reflexões, estou bastante interessada em me aprofundar em outras obras de Lewis. Uma parte que gostei do livro são as comparações que ele faz, me ajudou a entender mais sobre alguns pontos.

Bianca D. Macário 11/08/2020

Esse livro é dividido em 4 partes, separado por títulos específicos e tópicos. O livro retrata exatamente sobre o cristianismo - quais posturas, pensamentos e ações que um cristão deve apresentar. Enfim, é um livro extremamente reflexível. E comparando esse livro com outras obras do Lewis, esse é um dos mais fáceis de interpretação e compreensão.
Eu posso afirmar que fiquei em êxtase no início, no meio e no fim do livro. Foi como se alguém tivesse sentado do meu lado e explicasse detalhe por detalhe o que é ser de fato um cristão, o que é ser parecido com Cristo. Meu pensamento o tempo inteiro, foi: "ok, por que eu só estou lendo esse livro agora?". Eu penso que, quando a gente fosse comprar uma bíblia ou ganhasse de alguém, deveria vir esse livro de brinde.
Pense algo comigo: muitas pessoas possuem o triste pensamento que a teologia é para pessoas religiosas (no sentido de ser consumido pela religiosidade), mas eu penso que a teologia é para quem quer saber mais sobre Deus. No livro IV, Lewis apresenta algumas posições em respeito à teologia, e vou compartilhar um trecho com vocês:
"Se você não dá ouvidos à Teologia, isso não vai significar a ausência de ideias sobre Deus, mas sim a presença de um monte de ideias erradas sobre ele - ideias más, confusas, obsoletas". Teologia significa estudo sobre Deus. Penso que quando amamos, nos interessamos em saber mais sobre algo ou alguém, vamos em busca de respostas e informações, se ficarmos esperando as respostas virem até nós, continuaremos sem saber nada daquilo que nos interessa, e consequentemente, iremos perder a oportunidade de ter alguém/algo incrível ao nosso lado. Aprofundando um pouco mais: se você estuda uma matéria na escola ou na faculdade, e precisa fazer uma prova ou um seminário sobre determinado assunto, o que você vai fazer? Ler um livro, buscar artigos científicos, assistir vídeo aula, uma série de buscas sobre o assunto. Imagina você fazendo uma prova ou apresentando um seminário somente com as informações que você anotou de um slide que o professor passou ou com as informações que o Google e um Blog te apresentou?! Com certeza seu conhecimento seria raso. Não deixe seu conhecimento ser raso sobre Cristo.

Deixo uma frase do livro:
"Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com ele, todas as demais coisas."

fermata.literaria 12/03/2021

Profundo e Reflexivo!
Não é fácil ler C.S. Lewis. Ele tem uma escrita muito perspicaz e na maioria das vezes temos que interpretar o que ele está querendo dizer. Mas para aqueles que querem decifrar seus enigmas e adentrar em grandes reflexões vale muito a pena.

@PattySantos11 19/04/2022

Leitura incrível e necessária!
Esse livro é um abrir de olhos, pois faz você olhar para dentro de si e enxergar o que preciso mudar. Lewis consegue retratar de forma mais simples a essência do cristianismo e o que Jesus espera que façamos em relação a nossa vida com Ele.
Esse livro me fez olhar para dentro de mim e entender que Deus espera de mim muito mais do que hoje eu tenho feito, que eu posso ser melhor e Jesus espera que eu seja perfeita, não no sentido de nunca errar, mas no sentido de obedecer em tudo o que Ele desejar.
Trás a consciência que vivemos uma vida que irá acabar e depois será só a eternidade. E o que temos feito para passar a eternidade com Deus?
Sem muitas palavras ainda, estou processando tudo que li, porque são coisas muitos fortes e que Deus ainda está falando comigo que eu preciso trabalhar.

Filipe378 23/02/2020

Uma ótima introdução ao cristianismo.
Este livro é uma ótima introdução ao cristianismo, mas, apesar de ser uma introdução, não deixa de ser profundo e apresentar idéias complexas. Lewis,porém, tem uma escrita que torna tais idéias complexas muito compreensíveis.
O autor tem a intenção de apresentar uma introdução que seja "pura e simples"; quanto a simplicidade, ele atinge seu objetivo e quanto à pureza, bom, o livro contém ideias teológicas que são formas de o autor entender certas coisas, mas neste caso ele tem o cuidado de explicar que cabe a nós acreditar ou não naquilo, e que isso não interfere na crença no verdadeiro cristianismo.
Recomendo muito este livro.

Aninha 02/08/2021

Cristianismo Puro e Simples
Ideal para cristãos, não assumidos cristãos, ateus, agnósticos, budista, espírita, enfim, todos os que respiram deveriam ler.
Por quê? Por quê devemos conhecer o que não sabemos para melhor refutar e se aprofundar em conhecer aquilo que julgamos ter domínio. Absorver a maneira clara, educada e coerente que o C.S.L usa é tão válido quanto o conhecimento exposto no livro. Eu amei demais esse livro.

Sara.Marques300 07/03/2020

"O orgulho não tem prazer em ter algo, mas apenas em ter mais do que o próximo", pg.166
Sou suspeita para fala do senhor C.S Lewis. Primeiramente eu acho incrível a escrita dele, e principalmente sua forma aprofundada de tratar de certos assuntos. E nesse livro não é diferente, muitos assuntos corriqueiros da comunidade cristã muitas vezes passam por seus adeptos de forma um tanto superficial, por negligência mesmo de seus fiéis em estudar mais a respeito. Nesse exemplar Lewis traz algumas reflexões sobre temas como: A lei da natureza humana, no que de fato acredita os cristãos, sobre a Conduta cristã (moralidade, perdão, caridade, esperança, fé, sexo etc,), além de falar um pouco sobre a Trindade (Criado ou Gerado? O cristianismos é fácil ou difícil?) E muito mais.

Cristianismo Puro e Simples, foi inicialmente transmitido pelo o rádio em forma de palestra. Após ter servido nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, em 1940 Lewis se alista como oficial da vigilância antiaérea na Grã-Bretanha. Ciente de que a maioria dos homens da Força Aérea Real morreriam depois da 13º missão de bombardeio, Lewis começou a ministrar palestras no rádio por convite da BBC acerca da fé cristã em período de guerra. "Essas palestras, que foram ao ar de 1942 até 1944, acabaram sendo reunidas em um livro que conhecemos hoje como Cristianismo Puro e Simples".

Sara, já ouvi você falar que os livros do Lewis as vezes são difíceis de lê, esse é diferente?
- Não kkk, os livros dele não são livros de lê de uma vez só. Não é um livro de história, com personagens e etc. É um livro de reflexão e estudo, por isso aconselho a ler com mais calma e atenção;

Sara, qualquer um pode lê?
- Esse livro foi escrito com intuito de alcançar cristãos e não cristãos. Para quem não sabe Lewis foi ateu por boa parte da sua vida. E os temas que ele aborda no livro, são exatamente as dúvidas que ele tinha sobre o cristianismo. E por isso, se você é ateu, ou de qualquer outra religião esse livro é para você.

Sara, ele fala sobre religião?
-Não, ele fala sobre alguns conceitos do CRISTIANISMO, e ponto.

"Deus é o nosso único alento, mas é também o terror supremo: a coisa de que mais necessitamos e aquela da qual mais desejamos fugir. Ele é o nosso único aliado possível, e nos tornamos seus inimigos. Para algumas pessoas, a ideia do encontro FACE a FACE como bem absoluto parece DIVERTIDA. Elas precisam refletir melhor, pois estão só brincando de religião. Ou a bondade é nossa maior SEGURANÇA, ou nosso maior PERIGO - dependendo da forma como você vai reagir a ela. E nossa reação tem sido a mais ERRADA possível" pg.62

Obs: o tema que mais gostei foi sobre a temporalidade de Deus. Deus X Tempo, todo o discurso dele se baseia na pergunta frequente de cristãos e não cristãos. Se Deus é onipresente, conhecedor do passado presente e futuro, por que Ele permite que eu cometa erros? Por que Ele não interfere em nossas escolhas ruins? E se Ele o faz, onde está meu livre-arbítrio? (Melhor dissertação sobre o assunto, terminei de lê o capitulo e me sentir sanada e feliz).

Boa leitura!

Vivi 01/02/2022

Impossível permanecer a mesma pessoa depois deste livro!
?O mandamento ?Sede perfeitos? não é um palavreado idealista, tampouco é uma ordem de fazer algo impossível, pois ele vai nos transformar em criaturas capazes de obedecer a esse mandamento. [?] O processo será longo e, em parte, bastante doloroso, mas é nesse processo que estamos engajados. Nada mais, nada menos do que isso. Era isso que ele pretendia dizer quando proferiu aquelas palavras.?
(P. 262/263)

Denise.Sartori 23/01/2022

Livrão!!
Amei a leitura! Confesso que demorei para lê-lo por achar que seria muito difícil entender e que iria "me cansar", mas não foi nada disso. É um ótimo livro, Lewis escreve de uma forma que parece que estamos ouvindo ele de perto (deve ser pelo conteúdo do livro ter sido transmitido por rádio), ele traz exemplos durante a leitura que ajudam bastante na compreensão. Amei o livro, mas alguns capítulos ficaram guardados como o "Esperança" e o "Vamos fazer de conta". Indico muito a leitura e só não dei 5 estrelas pois em alguns momentos/capítulos achar que a conversa não chega muito bem em algum destino, mas que ainda assim trouxe reflexões.
Fernanda740 29/01/2022minha estante
??????