Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

asisoynara 01/03/2024

O melhor livro de temática cristã que já li na vida.
Cristianismo puro e simples, um dos livros mais famosos do autor C. S. Lewis, é o livro mais conciso e contundente (após a Bíblia) sobre as filosofias e verdades teológicas do Cristianismo. Por meio de uma linguagem acessível e de exemplos práticos e perfeitamente aplicáveis em nosso cotidiano, o autor esmiúça a base da fé cristã se utilizando de fatos históricos e científicos para embasar seu conhecimento - que por sua vez, foge de argumentações infantis comumente usadas para refutar as objeções do ateísmo (tais como "Deus é como o vento; você não vê, mas sente.)

É uma leitura ora densa (embora se trate de um livro pequeno em número de páginas, o conteúdo apresentado é complexo e requer um tempo preciso para ser assimilado), ora fluida, onde o leitor consegue conciliar as referências teológicas nela presentes com situações de sua própria vivência de modo prático e entendível. Além de abordar os pilares do Cristianismo, temas inerentes às emoções humanas são destrinchados aqui e tocam profundamente a alma de quem se permite absorver os conceitos trabalhados nessa obra.

Cristianismo puro e simples é uma leitura obrigatória para todos os cristãos que buscam fortalecer sua fé, melhorar sua relação com Deus e aprimorar o entendimento de quem Ele é, e armar - se de conhecimento para refutar os constantes ataques à sua fé em um mundo devastado pela incredulidade e pelo escárnio ao Cristianismo. C. S. Lewis foi, sem dúvidas, um instrumento vivo nas mãos do Espírito Santo para escrever uma obra tão magistral, inveterada de céu.
Camilamillarodrigu 01/03/2024minha estante
Amei a resenha, é bem isso mesmo??

asisoynara 01/03/2024minha estante
Amei ler com você! ?

Bel * Hygge Library 16/06/2021

Cristianismo Puro e Simples (C. S. Lewis)
Na época da Segunda Guerra Mundial, C. S. Lewis foi convidado pela rádio BBC para realizar uma série de palestras a respeito da fé cristã, de 1942 a 1944. Este livro contém a transcrição de tais palestras, com seus devidos ajustes para a forma escrita, e todas elas versam sobre o Cristianismo sem ter uma religião específica como guia. O autor trata apenas da base sobre a qual as religiões se alicerçam.

O livro é dividido em quatro partes, cada qual com seu assunto específico, mas ainda assim relacionado com as demais partes. Com linguagem simples e acessível, Lewis tratará de assuntos como a cosmovisão cristã, a Lei Moral, em que os cristãos acreditam, as virtudes cardeais e a moral, e sobre a Trindade. É como se ele nos conduzisse, segurando nossa mão, através desses assuntos, usando exemplos práticos e simples, com uma lógica de argumentação excepcional.

Com isso, ele nos explica, com toda a sua luz, o que é ser Cristão, que não é apenas autodenominar-se como tal. É muito mais intenso e complicado que isso.

C. S. Lewis trata o Cristianismo justamente como a passagem abaixo por todo o livro:
"O cristianismo puro e simples é, antes, como um saguão de entrada a partir do qual várias portas se abrem para diversos cômodos. Se eu puder conduzir alguém ao saguão, terei alcançado meu objetivo, mas é nos cômodos, e não no saguão, que há lareiras, cadeiras e refeições. O saguão é uma sala de espera, um lugar a partir do qual se pode experimentar as várias portas, não um local para se morar." - p. 19

Portanto, o autor tem objetivo de nos apresentar a fé cristã e nos dar base suficiente para que possamos escolher uma dessas portas/religiões e entrar para praticarmos o cristianismo em nós, da forma que é melhor para cada um.

Sempre digo que C. S. Lewis foi um dos seres mais iluminados que caminhou pela Terra, pois é possível sentir o carinho dele através de suas palavras, o quanto ele queria que todos aprendessem através dele. Tenho certeza que suas palestras foram um alento para cada ser humano que as ouviu naqueles tempos sombrios.

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/

rayssa 16/06/2021

puro, simples e instigante
Esse é um livro difícil, não é do tipo que você lê pra passar o tempo esperando pra ser atendido em algum lugar. É um livro que desafia seu intelecto, te esmaga mas também é um bálsamo.
E talvez por conta disso não seja um livro de uma tentativa só, então se pra você não rolou de primeira, por favor não desista. Eu particularmente acho que é um livro de eternas releituras, e a cada nova vez vai ficar mais extraordinário. O Lewis é daqueles que é capaz de fazer você ter realmente vontade de estudar sobre o que ele tá falando e eu amo isso.
Obrigada Deus pelo C.S.Lewis ter existido.

Arthur Peixoto 29/01/2021

A simplicidade do Cristianismo...
Ao se deparar com o Cristianismo, muitas pessoas acham difícil, complexo e quase impossível de seguí-lo. Realmente, à primeira vista, é tudo mundo complicado e até mesmo impraticável, e isso se dá pois queremos realizá-lo por nossa vontade e nossas forças. Então, ao conhecermos o verdadeiro cerne, bem no âmago do projeto de salvação, criado por Deus, para o vida do homem, entendemos que o Cristianismo é algo tão simples, pois ele só se realiza em nós, se entregarmos por completo o controle de nossas vidas a Deus. Algo simples, porém muito difícil, mas nunca impossível, basta querermos e crermos, e Deus concretiza o resto.

Enfim, agora falando do livro, Lewis, com uma didática incrível, retrata tudo isso, trazendo clareza e simplicidade ao entendimento do Cristianismo. Incrível, como um livro antigo, é tão atual em seu texto. Recomendo a todos essa leitura, não importando a religião. Vale a pena. Um livro pra ser relido sempre que possível.

Erika.Giovana 14/03/2020

C.S. Lewis era um ótimo escritor. Um livro incrível e que aborda ótimos temas. Recomendo para quem quer se aprofundar no cristianismo de uma forma inteligente e clara.

Hannah Monise 14/08/2020

Livro para a VIDA!
Ter feito essa leitura junto com a minha retomada ao devocional todos os dias foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Ler com a mente focada em Cristo me fez entender muito mais do que eu pensei que poderia. Essa foi uma leitura profunda e que mexeu comigo, a ponto de este agora ser, definitivamente, o meu livro favorito da VIDA!

C.S. Lewis escreveu aqui coisas que nós cristão já sabemos, porém nunca paramos para sentar e pensar usando palavras e metáforas e realidade tão bonitas. Desde fé à moralidade, sobre casamento cristão, moralidade social, perdão, orgulho e caridade. Lewis fala com cristãos e não cristãos, cutuca em coisas necessárias e nos faz refletir sobre muitas outras.

Acredito que precisarei reler esse livro daqui a uns anos para refletir mais uma vez sobre a minha fé, firmando-a cada vez mais. Livro necessário para a vida.

Nath Cantini 31/08/2023

Absolutamente encantada, maravilhada!
Um livro completo para quem deseja compreender o cristianismo com profundidade e sanar algumas das maiores dúvidas sobre a fé cristã!

Com uma linguagem (pasmem) super simples, em comparação a outros livros de Lewis, o livro faz jus ao título: a base do cristianismo abordada da forma mais pura e simples!

Não consigo falar muito sem dar spoiler, mas digo que é um livro de leitura obrigatória para cristãos. É importante conhecer com profundidade a fé em que você está firmado! E aqui temos uma visão bem direta, olhando pontos e contrapontos, sem influências emocionais ou carregadas de religiosidade.

Vale a pena cada página!

erbook 08/04/2020

Livro sensacional para Cristãos e não Cristãos!
C. S. Lewis, ex-ateu que se tornou cristão, leigo e vinculado à Igreja Anglicana, transformou em livro várias palestras que foram transmitidas pelo rádio, durante a II Guerra Mundial, com o intuito de dar certo alento aos soldados britânicos naqueles tempos sombrios.
A expressão “puro e simples” serve para indicar que o livro trata das questões que são comuns a todos os cristãos, a base central, sem entrar nas especificidades de cada orientação religiosa, tais como os anglicanos, católicos, metodistas ou presbiterianos.
A obra é dividida em 4 partes. Na primeira, o autor aborda a questão da lei natural, do sentimento comum entre o certo e o errado. Na segunda, trata das várias concepções de Deus, bem como do ateísmo. Contrapõe a visão panteísta (Deus está acima do bem e do mal) à visão de Deus sustentada por judeus, muçulmanos e cristãos (Deus é bom e justo). Apresenta a visão cristã de que este é um mundo bom que se corrompeu, mas ainda retém na memória o que deveria ter sido.
Na terceira parte, o livro apresenta concepções acerca da moral cristã. Menciona aspectos importantes das virtudes cardeais (prudência, temperança, justiça e fortaleza), bem como das virtudes denominadas teologais (fé, esperança e caridade). Além de falar sobre perdão, casamento e sexo, na visão de Cristo, destaca os 3 aspectos da moralidade: (i) a harmonia entre os indivíduos, (ii) a harmonia interna em cada indivíduo e (iii) o propósito geral da vida humana – a nossa razão de ser.
Na quarta e última parte, o leigo C. S. Lewis nos apresenta “insights” bem interessantes sobre a teologia cristã, como (i) a distinção entre gerar (Deus) e criar (seres humanos); (ii) como Deus é ser tripessoal, que está em outra dimensão; (iii) a ideia de que Deus é atemporal, ou seja, está fora e além da linha do tempo; (iv) Deus se tornou humano (Cristo) para mostrar o caminho da vida espiritual a toda humanidade; (v) os homens devem se “vestir” de Cristo, seguir seus ensinamentos para viver na eternidade do plano espiritual.
Recomendo muito a leitura!

Gabriel 11/03/2021

Um livro que você tem que ler!
Que livro abençoador, muito edificante! No começo achei que seria algum autor que tentaria colocar o cristianismo na filosofia (pois eu não conhecia Lewis direito), e cara, que sensacional! É um livro que deve ser lido por todos! Mas principalmente pelos cristãos!!!! Que venha os próximos!

Lau 07/07/2022

Algo indescritível
Uma dica se vc quer ler esse livro: saiba que vai demorar um tempão!! Sério, não tem como ler cada capítulo sem refletir sobre. Quanto aprendizado! Simplesmente incrível. É uma leitura densa, às vezes até cansa. Mas vale a pena permanecer. Amei muito! ??

Karisma 26/08/2021

Lewis é sempre bom.
Já comprei esse livro na expectativa de gostar e não me decepcionei. Embora seja um livro denso, naquilo que se propõem, isso é, ser uma introdução ao cristianismo, o faz com excelência.

Com bom humor e boas analogias, com certeza é uma leitura que indicaria para um novo convertido ou um velho convertido, que tenha interesse em conhecer mais sua religião.

Att.

hylle 03/10/2023

Desabafo ou resenha, não sei classificar
Como uma jovem que cresceu dentro da igreja mas só agora está realmente entendendo e se empenhando no processo de conversão, posso dizer que esse livro foi mais como um abraço que diz "eu te entendo" do que uma fonte de estudo. Não, não estou dizendo que não aprendi nada com a leitura, de forma alguma, mas eu comecei o livro achando que o Lewis iria trazer algum conceito super diferenciado que iria, de alguma forma, facilitar toda a minha compreensão do cristianismo, mas eu admito minha ingenuidade quando tive esse pensamento, e não fico decepcionada ao dizer que minhas expectativas não foram correspondidas. Não me deparei com nenhum conceito, nenhum pensamento que já não tivesse me ocorrido, mas foi isso que fez essa leitura ser tão reconfortante para mim. Apesar da escrita bem complexa (pro meu intelecto insubstancial, pelo menos), das divagações dificeis de acompanhar e tudo mais, é, realmente, um cristianismo simples. Para mim, que sempre tento complicar as coisas, achar porquês e mais porquês e achar que sou o único ser na terra que se pergunta essas coisas (coisa de adolescente, não me julguem tanto, vai), foi ótimo ver todas essas ideias sendo explicadas por uma pessoa bem mais conhecedora e experiente que eu. Foi um alívio. Meio estúpido tentar mergulhar em águas muito profundas quando não se aguenta nem a água no tornozelo direito, e era exatamente isso que eu estava fazendo. É um ótimo livro para começar (tirando a Bíblia, claro rsrs), mas ele não é menos importante do que as divagações e teorias abstrusas da teologia, muito pelo contrário. Ele é, provavelmente, muito mais importante.

E sim, eu sei que como resenha deixei muito a desejar dessa vez, mas eu realmente não pensei em nada. Desculpem.

Denise.Sartori 23/01/2022

Livrão!!
Amei a leitura! Confesso que demorei para lê-lo por achar que seria muito difícil entender e que iria "me cansar", mas não foi nada disso. É um ótimo livro, Lewis escreve de uma forma que parece que estamos ouvindo ele de perto (deve ser pelo conteúdo do livro ter sido transmitido por rádio), ele traz exemplos durante a leitura que ajudam bastante na compreensão. Amei o livro, mas alguns capítulos ficaram guardados como o "Esperança" e o "Vamos fazer de conta". Indico muito a leitura e só não dei 5 estrelas pois em alguns momentos/capítulos achar que a conversa não chega muito bem em algum destino, mas que ainda assim trouxe reflexões.
Fernanda740 29/01/2022minha estante
??????

@evelyncaldeira 21/06/2021

Livro lindo
"Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com ele, todas as demais coisas."

Depois da Bíblia esse livro todo Cristão deveria ler. A forma que o Lewis fala sobre o Cristianismo é lindo. Sem se de forma doutrinária e acusatória como infelizmente hoje em dia é pregado. O modo que Lewis fala de cada assunto e principalmente dos assuntos mais polêmicos é que faz ser um livro completamente interessante.

Com toda certeza eu vou reler ele novamente.

Sara.Marques300 07/03/2020

"O orgulho não tem prazer em ter algo, mas apenas em ter mais do que o próximo", pg.166
Sou suspeita para fala do senhor C.S Lewis. Primeiramente eu acho incrível a escrita dele, e principalmente sua forma aprofundada de tratar de certos assuntos. E nesse livro não é diferente, muitos assuntos corriqueiros da comunidade cristã muitas vezes passam por seus adeptos de forma um tanto superficial, por negligência mesmo de seus fiéis em estudar mais a respeito. Nesse exemplar Lewis traz algumas reflexões sobre temas como: A lei da natureza humana, no que de fato acredita os cristãos, sobre a Conduta cristã (moralidade, perdão, caridade, esperança, fé, sexo etc,), além de falar um pouco sobre a Trindade (Criado ou Gerado? O cristianismos é fácil ou difícil?) E muito mais.

Cristianismo Puro e Simples, foi inicialmente transmitido pelo o rádio em forma de palestra. Após ter servido nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, em 1940 Lewis se alista como oficial da vigilância antiaérea na Grã-Bretanha. Ciente de que a maioria dos homens da Força Aérea Real morreriam depois da 13º missão de bombardeio, Lewis começou a ministrar palestras no rádio por convite da BBC acerca da fé cristã em período de guerra. "Essas palestras, que foram ao ar de 1942 até 1944, acabaram sendo reunidas em um livro que conhecemos hoje como Cristianismo Puro e Simples".

Sara, já ouvi você falar que os livros do Lewis as vezes são difíceis de lê, esse é diferente?
- Não kkk, os livros dele não são livros de lê de uma vez só. Não é um livro de história, com personagens e etc. É um livro de reflexão e estudo, por isso aconselho a ler com mais calma e atenção;

Sara, qualquer um pode lê?
- Esse livro foi escrito com intuito de alcançar cristãos e não cristãos. Para quem não sabe Lewis foi ateu por boa parte da sua vida. E os temas que ele aborda no livro, são exatamente as dúvidas que ele tinha sobre o cristianismo. E por isso, se você é ateu, ou de qualquer outra religião esse livro é para você.

Sara, ele fala sobre religião?
-Não, ele fala sobre alguns conceitos do CRISTIANISMO, e ponto.

"Deus é o nosso único alento, mas é também o terror supremo: a coisa de que mais necessitamos e aquela da qual mais desejamos fugir. Ele é o nosso único aliado possível, e nos tornamos seus inimigos. Para algumas pessoas, a ideia do encontro FACE a FACE como bem absoluto parece DIVERTIDA. Elas precisam refletir melhor, pois estão só brincando de religião. Ou a bondade é nossa maior SEGURANÇA, ou nosso maior PERIGO - dependendo da forma como você vai reagir a ela. E nossa reação tem sido a mais ERRADA possível" pg.62

Obs: o tema que mais gostei foi sobre a temporalidade de Deus. Deus X Tempo, todo o discurso dele se baseia na pergunta frequente de cristãos e não cristãos. Se Deus é onipresente, conhecedor do passado presente e futuro, por que Ele permite que eu cometa erros? Por que Ele não interfere em nossas escolhas ruins? E se Ele o faz, onde está meu livre-arbítrio? (Melhor dissertação sobre o assunto, terminei de lê o capitulo e me sentir sanada e feliz).

Boa leitura!