Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

Lau 07/07/2022

Algo indescritível
Uma dica se vc quer ler esse livro: saiba que vai demorar um tempão!! Sério, não tem como ler cada capítulo sem refletir sobre. Quanto aprendizado! Simplesmente incrível. É uma leitura densa, às vezes até cansa. Mas vale a pena permanecer. Amei muito! ??

Mariana Destacio 20/07/2022

Cristianismo PURO e SIMPLES
Durante a segunda guerra mundial, Lewis foi convidado à falar ao radio sobre a fé cristã. Este livro traz os seus discursos, aqui transcritos para o papel.

Os capítulos não são longos e por se tratar de algo que era "falado", são bem fluídos. Um ou outro capítulo é dado mais atenção sobre algum tema, onde Lewis diz não ter tido tempo de se alongar no rádio, mas que escreveria aqui.

Em nenhum momento o autor entra em questões de doutrina, explicando assim somente o "cristianismo puro e simples", por isso creio que é um livro muito interessante para todos os cristãos. Vale ressaltar que Lewis era ateu, portanto em vários momentos ele diz "quando eu era ateu pensava que...", e então discorre os porques de seu pensamento ter mudado.

Se eu tivesse que presentear alguém que não conhece o cristianismo, ou o conhece "daquele jeito", eu lhe daria este livro de presente e o desafiaria a ler.

Felipe 25/04/2021

"Temos que matar nosso eu diário, isso é, aniquilar nossas vontades, para que assim o Eu Perfeito habite em nós e nos torne assim como ele é, não em mesmo nivel de grandeza, mas sim, uma versão menor dele mesmo."

Guilherme.Augusto 31/08/2020

Uma forma simples de esclarecimento
Como bem diz o título, puro e simples sem dúvidas é o Cristianismo.
Da forma que Lewis entrega tamanho conteúdo, o entendimento para inúmeros questionamentos são esclarecidos; como se pegássemos a lâmpada que fica em cima da mesa de leitura e direcionássemos para as páginas que estamos tentando ler no escuro.

Nesta minha releitura percebi muito mais coisas, me peguei refletindo muito mais do que a primeira vez - acredito que isso seja o natural. O livro, ao contrário do seu título, é profundo, e de certa forma cria raízes em nossa mente, em nossa alma e em nosso coração. A cada página virada você se pega perguntando, falando consigo mesmo sobre tudo que fez e que ainda irá fazer, de como, à partir dessa leitura reagirá aos próximos passos de cada dia, se de fato está num caminho que o Senhor lhe colocou ou que, mesmo imperceptivelmente não está condizendo com a vontade d'Ele e apenas entregando-se aos seus bel-prazeres.

É notório que no livro, a perspectiva apresentada não é de difícil compreensão, pelo contrário, é bem direta e astuta. O dinamismo que percorre nas entrelinhas entrega a ideia que o autor quer: "o atingir diretamente a nossa fuça". Como está bem escrito e transparente, não há meio termo, muito por conta do próprio livre arbítrio que nos é presenteado. O Senhor não força, não amarra, não coloca grilhões e tampouco amordaça, meu caro gafanhoto; Ele nos dá a escolha, a escolha de tê-lo em sua vida e aí sim, depois de sinceramente entregar-se, a percepção de tudo deixa de ser o que é, um novo ser é moldado diante Sua face através da sua bondade, da sua misericórdia, dos ensinamentos, da Palavra e da sua vontade. Seguir a Cristo é abdicar-se de si mesmo para, realmente, termos nós mesmos. Complexo? Que nada! Basta confiar. Pegue a sua fé nas coisas mundanas e converta-a para o Único lugar possível, que não é de difícil acesso, diga-se, mas saiba que, uma vez feita esta ação, saiba que a responsabilidade aumenta, principalmente o dever, bem como as batalhas ao devir. No entanto, a companhia que estará contigo será a melhor possível, não tenha dúvidas. Será A Companhia, nada menos.

Cristianismo Puro e Simples é uma obra excelente. Uma coisinha ou outra que não me ateve e me faltou; acredito (e de fato é isso) que por Lewis ser anglo-saxão e não católico. No mais, tudo se encaixa e é puramente verdadeiro.
Dê uma chance para Cristo. Deixe-o entrar na sua casa, mesmo que esteja bagunçada e tudo de pernas para o ar. É justamente isso que Ele quer, fazer a faxina e deixar tudo limpo, PERFEITO.

bearittz 14/09/2021

Genial
Esse livro é dividido em 4 livros menores.
Lewis começa falando sobre a moralidade humana e, indo por um caminho bastante racional, consegue provar a existência de uma Força por trás do universo (que seria Deus). Na minha opinião, esse primeiro livro reflete a genialidade de Lewis: grandes ideias, excelentes exemplos explicativos, boa linguagem.

O segundo e o terceiro livro são igualmente excepcionais, talvez até melhores. Foi quando realmente mergulhei na leitura.

Mas o quarto livro... não sei como expressar minha decepção.
Ele vai de 0 a -10 rapidamente. O interessante é que eu não sei dizer exatamente o que me incomodou, mas aqui vai uma tentativa:
Não parece o mesmo autor do começo do livro; a linguagem se torna vaga, Lewis não cita as coisas das quais ele fala diretamente (e isso me irrita muito); o conteúdo não é puro e simples como o título promete, pelo contrário, é um nó mental; no começo, ele fala sobre fatos, no final, ele fala mais sobre suas próprias opiniões do que os fatos.

E é por isso que eu realmente não gostei do final, porque não reconheci Lewis ali. Ou não reconheci a imagem de Lewis que se apresentou nos primeiros capítulos.

Mas vale a pena ler pelos outros 3 livros. Tem muito conteúdo excelente também, coisas que dão um nó na cabeça, mas que são bons nós. Recomendo que as pessoas leiam para entenderem que o cristianismo é baseado em uma fé racional, não em meras invenções humanas.

Wanessa 02/02/2023

Busque a Cristo
Busque a Cristo e a ser como Ele. A sua verdadeira personalidade, o seu verdadeiro "eu" emergirá de Cristo. Por que dEle e por meio dEle são todas as coisas.

Hannah Monise 14/08/2020

Livro para a VIDA!
Ter feito essa leitura junto com a minha retomada ao devocional todos os dias foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Ler com a mente focada em Cristo me fez entender muito mais do que eu pensei que poderia. Essa foi uma leitura profunda e que mexeu comigo, a ponto de este agora ser, definitivamente, o meu livro favorito da VIDA!

C.S. Lewis escreveu aqui coisas que nós cristão já sabemos, porém nunca paramos para sentar e pensar usando palavras e metáforas e realidade tão bonitas. Desde fé à moralidade, sobre casamento cristão, moralidade social, perdão, orgulho e caridade. Lewis fala com cristãos e não cristãos, cutuca em coisas necessárias e nos faz refletir sobre muitas outras.

Acredito que precisarei reler esse livro daqui a uns anos para refletir mais uma vez sobre a minha fé, firmando-a cada vez mais. Livro necessário para a vida.

Gabriella.Prata 02/06/2020

Livro para ter na cabeceira da cama eternamente
Lembro de ler alguns trechos e pensar "é isso que faz sentido para mim, eu só não sabia explicar". E C.S. Lewis tem esse poder com as palavras. O conteúdo é o que o título mesmo diz: O cristianismo da forma simples e pura do Cristo que veio nos lembrar os planos de Deus para a criação. Vale muito a pena ler, reler e estudar, quantas vezes for preciso.
Leitura e . 02/06/2020minha estante
Oii.. Bom diaa.. Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Juliane.Cristina 04/09/2021

Que livro maravilhoso
Cristianismo puro e simples sem dúvidas foi um livro que me surpreendeu bastante e já vi mtas pessoas relatarem o mesmo, só lendo pra entender o motivo de tal opinião, foram surpresas mto positivas. C. S. Lewis tem uma visão mto clara sobre o cristianismo e passa isso com a profundidade e humildade necessárias, em vários momentos vc vai se pegar dizendo: nossa eu nunca havia pensado sob esse ponto de vista e as coisas realmente fazem um sentido diferente pra mim agora.
Não se percebe intenções de enraizar falsas ideologias através da escrita dele, acredito que além da própria bíblia logicamente esse livro não deixa de ser importante pra entender o cristianismo e sobre o que os cristãos pensam e são movidos.
Recomendo mto, assim como não deixo de dizer que algumas partes do livro são um pouco difíceis de entender de início mas por experiência própria digo pra insistir pq vale mto a pena, é um dos livros com mais trechos marcados q tenho por aqui!
Lewis é incrível!

hylle 03/10/2023

Desabafo ou resenha, não sei classificar
Como uma jovem que cresceu dentro da igreja mas só agora está realmente entendendo e se empenhando no processo de conversão, posso dizer que esse livro foi mais como um abraço que diz "eu te entendo" do que uma fonte de estudo. Não, não estou dizendo que não aprendi nada com a leitura, de forma alguma, mas eu comecei o livro achando que o Lewis iria trazer algum conceito super diferenciado que iria, de alguma forma, facilitar toda a minha compreensão do cristianismo, mas eu admito minha ingenuidade quando tive esse pensamento, e não fico decepcionada ao dizer que minhas expectativas não foram correspondidas. Não me deparei com nenhum conceito, nenhum pensamento que já não tivesse me ocorrido, mas foi isso que fez essa leitura ser tão reconfortante para mim. Apesar da escrita bem complexa (pro meu intelecto insubstancial, pelo menos), das divagações dificeis de acompanhar e tudo mais, é, realmente, um cristianismo simples. Para mim, que sempre tento complicar as coisas, achar porquês e mais porquês e achar que sou o único ser na terra que se pergunta essas coisas (coisa de adolescente, não me julguem tanto, vai), foi ótimo ver todas essas ideias sendo explicadas por uma pessoa bem mais conhecedora e experiente que eu. Foi um alívio. Meio estúpido tentar mergulhar em águas muito profundas quando não se aguenta nem a água no tornozelo direito, e era exatamente isso que eu estava fazendo. É um ótimo livro para começar (tirando a Bíblia, claro rsrs), mas ele não é menos importante do que as divagações e teorias abstrusas da teologia, muito pelo contrário. Ele é, provavelmente, muito mais importante.

E sim, eu sei que como resenha deixei muito a desejar dessa vez, mas eu realmente não pensei em nada. Desculpem.

Gabriel 11/03/2021

Um livro que você tem que ler!
Que livro abençoador, muito edificante! No começo achei que seria algum autor que tentaria colocar o cristianismo na filosofia (pois eu não conhecia Lewis direito), e cara, que sensacional! É um livro que deve ser lido por todos! Mas principalmente pelos cristãos!!!! Que venha os próximos!

Luciano Caldas 10/07/2020

Lewis sendo Lewis
Um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. Profundamente teológico, conceitual e desafiador. Gracias, C S Lewis.

Camilla210 10/11/2023

Uau! ?
Que leitura incrível! Recomendo pra todos os cristãos, pra todos os não cristãos, pra todos aqueles que queiram conhecer um pouco do cristianismo através dos olhos de alguém tão criativo, humilde e singelo como Lewis.

Deixo-vos aqui um trecho da última página que resume bem o sentido do evangelho:

?Ponha sua vida a perder e acabará por salvá-la. Submeta-se à morte, morte diária de suas ambições e de seus principais desejos, e também a morte de todo o seu corpo no final; submeta-se com cada fibra do seu ser, e acabará por encontrar a vida eterna. NÃO GUARDE NADA PARA SI. NADA DE QUE VOCÊ NÃO TENHA ABERTO MÃO DE VERDADE SERÁ REALMENTE SEU. NADA EM QUE VOCÊ NÃO TENHA MORRIDO SERÁ RESSUSCITADO DOS MORTOS. Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com ele, todas as demais coisas.?

Vanessa.Alessi 25/06/2022

Religioso
Ao ler o livro, lembre-se de que ele foi escrito em 1941.
Alguns conceitos seguem bem atuais e até achei avançados para a época.
Outros me pareceram bastante ultrapassados.
Não costumo ler livros religiosos, realmente não é minha preferência.

"Um mundo feito de autômatos — criaturas que funcionassem como máquinas - não valeria a pena ser criado. A felicidade que Deus quis para suas criaturas mais elevadas é a felicidade de estar, de forma livre e voluntária, unidas a ele e aos demais seres num êxtase de amor e deleite ao qual os maiores arroubos de paixão terrena entre um homem e uma mulher não se comparam. Por isso, essas criaturas têm de ser livres."
°Patt~Siilva° 25/06/2022minha estante
O liveo que li dele (os 4 amores) também achei isso: ultrapassado! Muito pouco trechos que achei interessante....

DANILÃO1505 27/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

°Patt~Siilva° 27/06/2022minha estante
Gente, não entendo os comentário desse rapaz ... ?????

Erika.Giovana 14/03/2020

C.S. Lewis era um ótimo escritor. Um livro incrível e que aborda ótimos temas. Recomendo para quem quer se aprofundar no cristianismo de uma forma inteligente e clara.