O Ser e a Serenidade

O Ser e a Serenidade J. Herculano Pires

Resenhas - O Ser e a Serenidade

Biblioteca da Pry 27/09/2020

Um livro espírita baseado em estudos filosóficos, só poderia nos causar diversos questionamentos.
O Ser e a serenidade, é o embasamento filosófico discutido até os dias atuais, pois para o autor, o problema do ser é a única preocupação real do espírito.
Durante muito tempo as contribuições espíritas para questões do ser foram rejeitadas - o que por alguns ainda segue sendo duvidosas.
A serenidade é algo desejado por toda a humanidade, mesmo vivendo na inquietação, e acomodado a ela.
O autor apresenta uma trilogia para o alcance e vivencia na serenidade; 1. procura sempre a perfeição, 2. nunca te deixes abater, 3. eleva-te sempre às circunstâncias.
Mas o autor deixa bem claro que a busca da serenidade não é uma atitude contemplativa, tão pouco da busca da santidade.
Buscas do conhecimento pessoal nos aproxima da serenidade, a esperança nos salva da alienação e nos aproxima da serenidade.
Exemplos bíblicos como Paulo, João e do próprio Cristo para a busca interna, assim como de diversos filósofos para seus constantes questionamentos, abrem uma porta vasta de possibilidades em nossa mente.
Um ponto importante é a busca de Deus através da religião como um grande auxilio para o ser e a busca de sua serenidade, porém para isso a religiosidade necessita ser pensada e praticada.
Essa busca de serenidade nada tem com o desligamento da mundanidade, pelo contrários, é preciso que vivamos em sociedade para que possamos aprender a serenar nossa mente e nossas atitudes - tríade: Deus, Homem, Mundo.
Muitas coisas podem nos auxiliar a nos encontrar como ser; e talvez a mais importante ajuda seja a prática da caridade - mas no seu sentido amplo, não apenas o da doação de alimentos.
Após conseguimos alcançar a serenidade e o sentido nosso do ser, tudo fica mais tranquilo e compreensível para a vida e nos leva a serenidade da morte, sem temê-la e sem acharmos que a morte está nos tirando do melhor e do que é nosso.
A vida é uma fase da existência e nosso real objetivo é aproveitarmos essa experiência para buscarmos a serenidade da alma.