Hunter

Gardner Dozois

Resenhas - Hunter's Run

Timóteo 23/07/2017

Uma gratíssima surpresa.
Sinceramente eu não conhecia esse livro até poucos meses atrás, quando foi anunciado para sair aqui no Brasil e, por acaso, consegui pegar o ebook dele baratinho na Amazon. E que achado!
O livro tem uma ambientação bem menos ortodoxa que o normal, se passando em um planeta- colônia espacial fundado por Brasileiros chamado São Paulo. Nosso protagonista é, como ele mesmo se descreve, um tough-motherfucker mexicano. Na verdade, todo o ambiente é bem latino e eu curti essa "mudança de ares".
Dando uma sinopse rápida do livro, Rámon é um sujeito bem babaca e muito durão que não leva desaforo para casa. Um dia esse sujeito está em um bar, enche a cara e faz uma merda foda e é forçado a fugir da cidade e viver no mato por uns tempos até as coisas se acalmarem, mas aí ele acaba esbarrando com uma coisa que ele não deveria ver, é capturado e forçado a ser uma espécie de cão de caça para os captores dele.
A sinopse talvez não chama tanta atenção, mas quando os escritores do livro são 3 dos maiores expoentes da ficção especulativa dos ultimos 40 anos (ok, Daniel Abraham começou propriamente sua carreira a pouco mais de 10 anos, mas os outros 2 autores estão desde os anos 70 colecionando Hugos), a receita é mais que suficiente para proporcionar aqueles momentos de reflexão que a boa sci-fi é capaz de trazer, uma leitura com um ritmo muito agradável e uma boa dose de plot twists para deixar tudo mais interessante.