Angélica, A Caminho de Versalhes

Angélica, A Caminho de Versalhes Anne e Serge Golon

Resenhas - Angélica, A Caminho de Versalhes

Lizuly 14/03/2022

Surpreendente!
Essa leitura me surpreendeu completamente por inúmeros motivos. Quando mais nova, consegui ler somente até o início desse livro, largando-o em seguida. Hoje eu vejo que aquele não era meu momento para essa leitura. Sério, ainda bem que peguei para reler quando mais velha!

O caminho que a história correu foi de uma montanha russa. Altos e baixos, lutas e momentos que eu me vi completamente apaixonada pela Angélica, ou completamente irritada com ela!! Essas sensações se estenderam para todo o livro, pelos personagens e situações. Ver os lados bonitos e feios de alguém, notar como uma mesma pessoa pode ter ações boas e ações ruins, tudo misturado com uma realidade cruel, crua e dolorosa. Unido a isso, uma pincelada de drama, sensualidade, cobiça, arrogância, sagacidade, inteligência, cuidado, carinho. É um verdadeiro tapa na cara. Ele retrata perfeitamente aquele momento histórico, a visão de mundo de homens e mulheres, como lidavam com suas mazelas ou bons posicionamentos sociais. É simplesmente incrível! Fascinante!

É o tipo de livro que você sente nojo, raiva, amor, carinho e ao mesmo tempo, consegue criar certas admiração por momentos de força de perseverança, ou constrangimento por circunstâncias diversas. Sentir tudo isso é o que me faz ver neste livro beleza.

A partir de agora, nada sei da história de Angélica e estou ansiosa para me aventurar por suas loucuras!

Janaina Vieira - Escritora 07/02/2016

Pátio dos Milagres.
Andando sozinha por Paris, que naquela época era um imenso covil de ladrões, ela acaba conhecendo um anão, Barcarola, que a leva ao cemitério dos Santos Inocentes, onde a bandidagem de Paris se reunia, sempre à noite. Lá, ela assiste ao desfile de pobres, maltrapilhos, doentes e aleijados, os verdadeiros e os falsos, pois muitos deles fingiam deficiência para conseguir esmolas durante o dia. Daí o nome Pátio dos Milagres, que agregava vários bairros ao redor de Paris. Ela acaba sendo disputada por dois ladrões. O vencedor, Calembredaine, a leva para torre de Nesle, onde fica seu covil. Lá, apavorada, ela descobre que ele é, na verdade, seu amigo de infância, Nicolau, que sempre fora apaixonado por ela. Meses depois, ela vai procurar os filhos e descobre que sua irmã os entregou a uma ama, num povoado fora de Paris. Ela vai até lá e os salva de morrerem de fome. Depois disso, eles vão viver com ela, me meio à mendicância.

Depois de um ano, durante a famosa Feira de Saint Germain, ela acaba sendo presa durante uma briga entre facções, mas acaba conseguindo fugir. Nicolau desaparece após a briga e ninguém sabe seu destino. A torre de Nesle é invadida por um bando rival e ela não pode voltar para lá. Por sorte, ela reencontra a moça que cuidava de seus filhos, Bárbara, que está trabalhando numa casa de grelhados e, aos poucos, começa a reconstruir sua vida. Com ela, estão seus dois filhos e mais três adolescentes, todos egressos do Pátio dos Milagres. Depois de algum tempo, vivendo diversas aventuras e usando de vários meios, ela consegue abrir uma chocolateria, lançando a moda do chocolate em Paris e começa a finalmente ganhar dinheiro e a ter uma vida mais segura.

PVanni 08/07/2009

Adorei
No primeiro livro, apresentam Angélica e mostram sua derrocada....Neste, mostram sua superação e recuperação...Muito bom!!! Ela dá a volta por cima, contra tudo e todos e contra todas as expectativas e apostas contra. Louca para ler o próximo livro! Anne e Serge Golon dão um show de literatura...o que são as notas de rodapé dizendo os nomes atuais dos lugares mencionados no livro para visitação??????? Demais!! Queria que tivesse um tour em Paris sobre os lugares mencionados no livro.....