Damas da Noite

Damas da Noite Jetta Carleton

Resenhas - Damas da Noite

vero 30/11/2022

A história de uma família do século XX
Um livro cativante, leve, e do cotidiano. Uma história que conta os altos e baixos, verdades e mentiras, medos e coragem, felicidades e angústias de uma família tradicional do Missouri durante algumas décadas.
Primeiro tem a versão da Mary Jo, de quem não se tem muita informação (e que eu acho que é a própria autora). Depois disso o livro vai aternando a história entre as visões de cada membro da família, em terceira pessoa, entre inda e vindas no tempo.
Jessica, a mais velha, é do tipo que segue o coração. Gosto muito dela e a admiro. Leonia, com quem me identifico quesito personalidade, sempre muito responsável, sempre colocando a família em primeiro lugar. Mathy, um espírito livre; meu eu mais jovem se identificaria demais com ela, que, provavelmente, foi a mais feliz da família. Matthew... Não sei o que dizer dele, mas o desprezo grandemente. Callie merecia mais, e, apesar de não saber ler, era a mais espirituosa e mais próxima de Deus da família; sofreu muito.
Como qualquer outra biografia, a história segue rumos incertos e inesperados. Não necessariamente "plots", mas cada personagem abre sua visão como um todo dos acontecimentos contados ao longo do livro. Me fez rir, ficar tensa, surpresa, com raiva, feliz, triste e quase chorar.

annalu 13/01/2022

Surpresa
Acabei de ler e fiquei bem surpresa. Algumas partes me enojaram, mas grandes obras nao são necessariamente alheias às experiências ruins de leitura por parte dos leitores. Me surpreendi mt com a trama, principalmente por ser um livro que nunca havia visto. Gostei muito! Uma trama familiar regada de situações do programa Casos de Família.

keka 13/11/2020

Leitura tranquila
Livro de uma leitura tranquila mas um pouco lenta. Não há acontecimentos espetaculares mas nos dá uma ideia de como é a vida de pessoas simples e humildes, que se esforçam para ter um mínimo de conforto. A narrativa nos mostra o valor da família e a importância de estar junto com amor, porém deixando livre para que cada um trilhe seu caminho confiante que sempre existe um lar pra voltar.

psyche 19/09/2012

Família Soames
Damas da Noite é uma linda e muito comovente história de vidas, de pessoas.

Começamos a conhecer a família Soames por pontos de vista inteiramente únicos, através de cada um de seus membros.

O livro é dividido em partes. Cada uma destas partes é contada, às vezes em primeira pessoa, às vezes em terceira. Através delas conheceremos Mary Jo, a filha temporã, nascida quando as irmãs já eram adultas, ou quase. Mary Jo é quem nos apresenta o panorama da família, no presente da história.

Pais setentões, vivendo numa antiga fazenda, onde as filhas mais velhas cresceram. Uma vez por ano, as filhas vão até lá passar uma breve temporada de férias. Todos os anos isso se repete e elas se surpreendem em como podem, de início, detestar tanto a ideia de se embrenhar naquela fazenda retrógrada, e como, depois de chegarem, podem apreciar tanto estar lá. Como nos velhos tempos. Em serem uma família novamente, em serem elas mesmas... (continue lendo em http://www.literaturadecabeca.com.br/2012/07/resenha-familia-soames.html)

Resenha publicada originalmente no blog Literatura de Cabeça. Todos os direitos reservados.

Literatura 27/07/2012

Família Soames
Damas da Noite é uma linda e muito comovente história de vidas, de pessoas.

Pais setentões, vivendo numa antiga fazenda, onde as filhas mais velhas cresceram. Uma vez por ano, as filhas vão até lá passar uma breve temporada de férias. Todos os anos isso se repete e elas se surpreendem em como podem, de início, detestar tanto a ideia de se embrenhar naquela fazenda retrógrada, e como, depois de chegarem, podem apreciar tanto estar lá. Como nos velhos tempos. Em serem uma família novamente, em serem elas mesmas, com toda a simplicidade e intensidade de ser. Apenas ser.

Na segunda parte conhecemos Jessica, a irmã irreverente; na terceira Matthew, o pai infeliz; na quarta Mathy, a filha livre; na quinta Leonie, a filha 'certinha' e por fim, na sexta parte, Callie, a mãe. Eu amei a forma como Jetta Carleton me apresentou esses personagens, tão humanos, passíveis de erros, mas plenamente capazes de acertar.

Veja resenha completa no Literatura:

Ju Oliveira 16/07/2012

Damas-da-noite conta a história da família Soames. O pai Matthew, a mãe Callie e as quatro filhas, Jessica, Leonie, Mathy e Marie Jo. Começamos a história pelo "fim". O casal já idoso, recebendo a visitas de suas filhas na fazenda da família. A alegria compartilhada no último dias das férias de verão e as tentativas frustradas de fazerem um programa em família.

Logo em seguida, voltamos no tempo e a autora começa a nos apresentar detalhadamente cada um dos personagens dessa história. O pai Matthew, professor respeitado e membro fiel da igreja católica na pequena cidade do interior do Missouri era uma das figuras mais respeitadas e admiradas da sociedade local. Talvez por isso, sofresse tantos conflitos internos, sendo constantemente "atacado" pela tentação, ao conviver com jovens colegiais na flor da idade.

Callie, a mãe, sempre muito dedicada à família, se vira como pode para atender às necessidades do marido e das filhas. Apesar de toda sua dedicação, ela esconde um grande segredo o que a faz se sentir triste e inferior ao longo dos anos.

Jessica, a filha mais velha, sempre foi rebelde e teimosa, muito cedo, fugiu de casa com o pior desafeto de seu pai, para desespero de toda a família.

Leonie, a filha mais tranquila, sempre preocupada em aprender, ela gostava de música, tinha sempre boas maneiras e procurava ensinar a todos em casa como se portar. A filha exemplar, mas que com o passar dos anos, percebeu que ser o exemplo da família não significava nada, que nem por isso ela receberia mais atenção ou mais amor de seus pais.

Mathy, a minha persongem favorita da história, foi durante muito tempo a caçula da família, por isso, sempre causou um certo ciúme, principalmente em Leonie. Se dava muito bem com Jessica, que era sua companheira nas travessuras e as duas sempre foram confidentes uma da outra, apesar da diferença de idade entre elas.

Mary Jo, nasceu quando Mathy já tinha mais de 15 anos. Sabemos pouco sobre ela, que a princípio é quem começa a nos contar a saga da família Soames.

Uma história de verdades, mentiras, medos, segredos e angústias de uma família americana contada ao longo de 50 anos. Damas-da-noite não é um livro instigante, que te prende na leitura. Mas é uma história doce, simples e delicada, daquelas que se tem vontade de ler bem devagarinho, degustando cada página. Um livro que vai te fazer rir e chorar, te emocionar, te comover e vai ficar marcado pela realidade dos personagens.

Na verdade, esse livro foi lançado originalmente em 1962 nos Estados Unidos. É uma história auto-biográfica, mas em momento algum, nos dá a certeza de quem a autora seria na história. Eu imagino que seja Mary Jo, a caçula das quatro filhas. Mas vai de cada leitor tirar suas próprias conclusões.

Damas-da-noite é um história mais adulta, imagino que não faça muito a cabeça de jovens leitores, mas se sua mãe ou avó gostar de ler, certamente irão se encantar por essa história. E se você, assim como eu, tem um gosto bem eclético para leitura, leia e se encante com as aventuras e desventuras da família Soames. Eu recomendo!
vero 29/10/2022minha estante
Tenho 15 anos mas estou amando a leitura