Deus-dará

Deus-dará Ana Miranda

Resenhas - Deus-dará

Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2019

O livro reúne mais de setenta crônicas publicadas em Caros Amigos desde o nascimento da revista, em 1997. Diz Ana Miranda na apresentação do livro: "Eu tinha medo de publicar textos que não fossem meus livros. Quando me ligaram da Caros Amigos, convidando-me a colaborar com a revista que acabava de nascer, aceitei, na certeza de que duraria apenas um ou dois números. E lá se vão sete anos... Foi uma das decisões mais afortunadas de minha vida. A revista me proporcionou um encontro mensal com pessoas do Brasil inteiro, e meu deu a oportunidade de escrever crônicas, esse gênero tão leve e comunicativo".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8585821497

Tathy 06/01/2012

Resenha Deus-Dará
Livro da Editora Casa Amarela, Crônicas, 2003, 223 páginas. (Leitura concluída em 24/06/07)

Escrevi sobre esse livro há um bom tempo. As anotações foram feitas em ficha pautada e estavam guardadas para mim. Como pretendo públicar minhas resenhas mais vezes, decidi começar por esta que tem um valor todo especial.

Quando o li, desejei como promessa pessoal escrever para a Ana Miranda “tentando” descrever minha experiência com o livro. Confesso que meu desejo era o de ser amiga dela, de conhecer as pessoas que ela conhece, estar nos lugares que ela frequenta… mas saber que ela saberia da minha admiração por ela já me deixava feliz. Foi o que fiz na época, enviei um e-mail e não tive resposta, mas o importante é que ela sabe o quanto a leitura dessas crônicas me foram prazerozas.

Este livro reúne crônicas que Ana Miranda escreveu para a revista ‘Caros Amigos’, durante os anos em que vem colaborando com a publicação.

- Quando viajamos com uma pessoa a conhecemos verdadeiramente

→ Percebi que ele era uma preciosidade, algo como uma florzinha que nasce num asfalto, um gotejar de àgua num deserto

- Iria beijar as páginas como eu algumas vezes fizera, ou deixar cair lágrimas no papel?

- A forma humana da literatura e da memória é o livro

Ana e sua vida exposta em crônicas me fascinaram tanto que não conseguia parar de ler (o que não é incomum). Tudo que a Ana escreve é tão cheio de poesias que mesmo eu não gostando de poesias, estou vendo flores em pedra. Selecionei tantas e tantas frases do livro, mas o espaço é curto para todas elas. Aprendi muito com ela tambem. Li o livro com o dicionário do lado, e apesar disso a leitura não é nem um pouco cansativa, pelo contrário, o domínio que Ana tem das palavras é incrível. Uma outra coisa que me encontou foi fato de que vi na Ana muito de mim mesma, pequenas manias e principalmente o sentimento com livros. As crônicas que mais gostei foram: Um bom livro, Minha biblioteca, O leitor, Para ser lido às crianças, O rosto do escritor, Parque de diversões e muitos outros.