O Delfim

O Delfim José Cardoso Pires...

Resenhas - O Delfim

Isa 21/05/2012

Um dos livros mais difíceis da história da literatura portuguesa
Assim é definido "O Delfim", de José Cardoso Pires. Não discordo. Uma narração de extrema lógica e complexidade, capaz de levar o leitor a uma cegueira e angústia como jamais antes vista, "O Delfim" poderia facilmente ter sido escrito por Agatha Christie ou Conan Dale, embora, sem buscar desmerecê-los, Cardoso Pires tenha feito um trabalho um pouco mais competente.
O leitor acompanha o narrador-caçador desse romance. Um caçador deveras ou um homem em busca da verdade? Ler "O Delfim" é participar de uma investigação profunda em um crime aparentemente sem solução. A reconstrução de evidências e interseção de planos narrativos nessa grande obra do pós-modernismo é latente e capaz de tirar o sono dos maiores estudiosos da literatura. Um romance difícil de digerir, porém de tenro e eterno sabor.
Herick 28/11/2013minha estante
Obrigado pelas palavras. Estava em duvida se trocava num sebo ou não. Acho que vale a pena.

mauriloamml 31/08/2022minha estante
Um dos adjetivos que eu não usaria pra definir esse livro é "lógico". A única forma de traçar algum paralelo com Agatha Christie ou Conan Doyle é que ocorreu um crime. Saindo desse ponto em comum, Pires vai brincar com os diversos personagens que vão dar a sua versão do que aconteceu na casa da lagoa e, em muitas oportunidades, vai fazer o próprio narrador criar diálogos nas noites de insônia na hospedaria. Temos diversas suposições do que poderia ter ocorrido, mas nenhuma tem a palavra final. É um livro extremamente subjetivo!

Biblioteca Álvaro Guerra 16/12/2022

A história tem início com a chegada de um pacato escritor à aldeia da Gafeira (aldeia fictícia). Esta, à semelhança de tantas outras, é uma terra marcadamente rural onde predomina uma mentalidade tradicionalista e tipicamente provinciana. Não é por isso de admirar que o misterioso caso da morte da mulher e do criado do conceituado engenheiro Tomás Manuel da Palma Bravo dê asas a todo o tipo de comentários e especulações por parte dos populares. É neste ambiente que é recebido o escritor que nos narra a história. Este é um homem que pertence claramente a um contexto mental diferente do partilhado pelos habitantes da Gafeira e apenas o seu gosto pela caça o faz deslocar-se a esta povoação. Estas mortes peculiares fazem-no porém recordar os tempos em que era visita da casa de Tomás Manuel e despontam no seu interior uma certa curiosidade em descobrir mais sobre o trágico fim da enigmática esposa Maria das Mercês e de Domingos, o fiel servente da casa Palma Bravo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528613537