Orfandades

Orfandades Padre Fábio de Melo
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Orfandades

Tice 18/03/2024

Orfandades: o destino das ausências
Sempre que leio Padre Fábio tenho a sensação de um passeio inesquecível, daquelas vivências que a gente quer repetir por milhões d vezes. Orfandades é uma escrita que deixa claro que nem todo final é feliz, mas preciso, absoluto em sua realidade. Acariciei os 19 contos com toda a minha condição leitora, me deslumbrei frente aos relatos mais dolorosos e me permiti todas as sensações, encarei as dores, as tristezas, os abandonos e as lágrimas de cada história tão comum nos lares humanos. Mas também senti a firmeza de uma família sustentada pela base moral e de valores.
Pela linguagem agradável
Pela riqueza de vocabulário
Pela infinitude de reflexão e melhoramento comportamental, é um livro companhia.

Alex 31/12/2023

Uma bacia de dores em palavras
Orfandades é um livro sobre abandonos, sobre dores humanas, sobre a crueza da vida.

Um apanhado de 19 histórias de perdas, desamores, partidas, dores que se impõe a todos, basta para isso estar vivo, que em algum momento perder-se-á alguém.

Não é um livro para todos, creio que muitos gatilhos emocionais estão presentes. Apesar da narração belíssima, de poetizar a dor, as dores aqui narradas não são leves, nem mesmo românticas.

Carina151 22/04/2023

Quando a porta se abriu, pude ver o redondo do rosto a receber dele cada moldura de luz.
Era minha mãe.
Olhou-me como se desejasse reconduzir me ao ventre e no sussurro pronunciou: Dorme com Deus meu filho!

Depois fechou a porta e se foi.
A oração da fala roçou com leveza materna a pele frágil da minha insuficiência humana.

Naquela hora, um só pensamento me ocorreu: a certeza de minha orfandade.

Em texto Rico e em forma de poesia Padre Fábio de Melo expõe detalhes de sua vida pessoal e também de pessoas ao seu redor mostrando os sentimentos variados como solidão, tristeza, saudade, amor e empatia entre outros.

Um dos relatos que eu peguei chorando foi da morte do irmão .

De uma forma comovente Padre Fábio me tirou muitas lágrimas.

Gostei da leitura, foi uma leitura rápida.

Gratidão @livroseespiritualidade por este livro encantador que ganhei de você de natal.

Que nossa amizade permaneça por muito anos.

site: https://www.instagram.com/p/CJ1Vk3xnvJU/?utm_source=ig_web_copy_link

Malu 18/01/2023

Um livro emocionante no mínimo. A leitura é bastante gostosa e sem contar das histórias emocionantes que contém

Adriano301 11/04/2022

Falta objetividade, linguagem muito rebuscada.
O livro é bom, porém um pouco confuso. Ao meu ver, autor divaga muito ao escrever os contos. Vale a pena ser lido e relido.
Adriano301 11/04/2022minha estante
* quis escrever: "ao meu ver, o autor..."

Xuia 21/10/2021

Orfandades ou como sentir o coração apertado ao ler um livro
Um livro de contos, histórias independentes. Em uma ou outra achei momentos engraçados, mas todas tinham aquele aperto no peito que surge quando simpatizamos com o que acontece na vida do outro.
Se for uma pessoa emotiva já deixe a caixinha de lenços do lado porque muito provavelmente vai precisar!

Paula.Matni 19/06/2020

Morrer nas esperança é tão trágico quanto morrer no corpo.
Orfandade é um livro que te faz pensar sobre a vida, a morte, alegria, tristeza, todos os sentimentos possíveis na humanidade.

Matheus Max 18/06/2020

Contos de acontecimentos cotidianos e que as vezes vivemos sem perceber... mas, postos e refletidos com grande profundidade nas palavras do Pe. Fábio de Melo.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

"Era assim. Na escuridão da noite eu procurava o corpo paterno. Aconchegava-me ao seu lado e punha atenção no compasso de seu respiro de homem. A tudo eu contemplava. A voz grave, a postura de quem não conheceu as delicadezas do mundo, a exata medida das mãos que minhas mãos gostariam de ter, tudo observado em silenciosa contemplação. A barba cerrada, o olho capaz de enxergar-me no escuro, o alívio do medo, a devolução da vida. Meu pai e seu mundo profundo. Eu e meu mundo de rasuras. Ele na liberdade de estradas que não conheciam destino nem fi m. Eu, na solidão de paredes sensatas, prova de que os laços de sangue podem nos privar das alegrias, ocultando-nos em abrigos inóspitos onde prevalecem as pregas da cortina que nos protege da luz, sem piedade." As palavras geralmente são simples demais para representar tudo aquilo que carregam. Orfandades leva não só todos os sentimentos que estão neste livro, como as emoções contidas nas orfandades de cada indivíduo. É algo que muitas vezes só aperta o peito, bem forte, e mostra que ali há saudades, a ausência de alguém ou de algum sentimento que naquele momento seria tão importante. Com a sensibilidade de quem já ouviu tantas histórias, Pe. Fábio envolve o leitor fazendo-o chorar, refletir e até sorrir."

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576659068

Larissa 17/01/2019

Humano demais
Livro de pequenos contos. Prosa simples, mas doída. Fala do estado de espírito daqueles que ficam com a saudades da partida alheia, seja partida da vida ou partida por caminhos diferentes nessa vida mesmo. Em alguns momentos, nosso coração se doi também, seja por empatia ao personagem da história ou por se enxergar nas dores dele.

Antonio Maluco 19/12/2018

Religião
O livro conta várias histórias de gente que teve que lidar com a morte já sua vida

JotaOAB 28/02/2017

Orfandades
É um livro de contos em que Pe. Fábio, vai construir uma narrativa eminente sobre personagens e lugares, envolvendo-os em sentimentos de solidão, desamparo, perdas, esperas... É um livro que lhe faz refletir sobre questões essenciais de existência.

Perguntas como; você é dependente do funcionamento de outro ser para se manter vivo? O que parte de nós com quem parte?
Entre outros questionamentos!

Gostei!

TÁSSIA ROCHELLI 15/02/2017

Orfandades o destino das ausências
Padre Fábio de Melo vem nos trazer, nessa maravilhosa obra, uma coletânea de crônicas que abordam as infinitas orfandades e ausências que adquirimos ao longo de nossa existência. Nos tornamos órfãos quando perdemos alguém querido, seja porque partiu numa viagem, seja porque morreu, todos nós somos permeados das ausências de alguém querido. Vivemos perdendo pessoas, é a lei da vida, mas se alguém faz falta é porque foi importante!

Nathalia Almeida 06/01/2016

Orfaos
O livro conta uma diversidade de historia, sobre o qual o tema principal e a morte. O livro e um pouco chato de ler, porem ha frases que são comoventes e tocam a alma

Aryane 20/02/2015

Como lidar co0m as ausências?
Eu sou apaixonada pelos livros do Padre Fábio de Melo, por ele conseguir tocar seus leitores com uma linguagem fácil. Mas esse me decepcionou um pouco. A leitura é um pouco cansativa porque ele recorre a vocábulos muito rebuscados. Apesar do livro tratar sobre ausências, medos e descrever alguns personagens que passaram por isso, ele pecou na linguagem e o livro ficou entediante.

Três estrelas.

site: amoremletras@bol.com.br