Pânico na Biblioteca

Pânico na Biblioteca Eoin Colfer

Resenhas - Pânico na Biblioteca

Rose 16/03/2023

As crianças sabem da verdade
O problema com os adultos é que eles só vêem o que está por fora. Mas as crianças sabem da verdade. As pessoas se esquecem de se comportar bem perto das crianças , porque ninguém acredita em uma palavra do que elas dizem.

skuser02844 21/12/2021

Gostosinho
Pânico na Biblioteca conta a narrativa do menino Eduardo e de seu irmão Marcos em idas a biblioteca. Idas que ficaram frequentes graças a seus pais, que os levavam para passar parte do dia, já que a casa em que moravam era pequena e se esses chamassem amigos para brincar, a situação não iria acabar muito bem(que foi o que aconteceu logo de início).
Os garotos ficam receosos ao ir para um lugar onde não se podia falar alto, correr ou brincar, algo difícil para crianças de idades entre 10/11, como é o caso. Principalmente quando se tem uma bibliotecária assustadora e super rígida com crianças "zuadentas", ao ponto de acontecer o rumor de que ela carrega uma arma de batata para puni-las.
É um livro em que você nota a visão de crianças sobre uma biblioteca, aquela coisa comum de que é costume de gente velha, um lugar nada divertido e bastante restrito... Mas que também percebe essa opinião mudar e novos costumes aparecerem.
Ótimo para adentrar o mundo literário (mesmo não sendo mais criança) e descontrair da rotina. Leitura rápida e com gostinho de humor, já que contamos com a visão de crianças bem humoradas sobre algo.

*O fato de ser um livro escrito por ninguém mais, ninguém menos que Eoin Colfer, criador da franquia de Artemis Fowl, é um brinde ainda ;)

ribeiro 09/11/2021

os ruivos do meu coração
um livro rápido e fácil de ler, eu simplesmente amei. eu li vindo do colégio.
dona batata, você é bem legal!

TRK 09/10/2012

Review - Pânico Na Biblioteca
(LEIA A RESENHA NO BLOG: http://thereviewkingdom.blogspot.com.br/2012/03/resenha-panico-na-biblioteca-com-um.html)

É, eu sei. A primeira coisa que você pode me dizer ao ver essa resenha é: "Mas isso é um livro infantil" e fazer a maior cara de "blergh". Eu sei que é um livro infantil, mas eu tenho uma justificativa boa o bastante para fazer você parar com esse olhar estranho para mim, e ela vai realmente justificar toda e qualquer coisa que qualquer pessoa possa pensar sobre esse livro. E a justificativa é:

BITCH, PLEASE. É EOIN COLFER.

E aí ela está. Bela, pairando por sobre essa linda página desse lindo blog. É uma justificativa mesmo muito linda. Digo, Eoin Colfer já seria uma justificativa boa o bastante. Só o nome do escritor da série Artemis Fowl (que eu ainda vou resenhar aqui, depois de conseguir reler, porque essa é a minha política de fazer-resenhas) já justificaria, mesmo que fosse um livro de auto-ajuda. (Ok, talvez não. Todo mundo sabe que nada justifica um livro de auto-ajuda. Enfim)

Vamos à resenha!

E agora eu digo a você: por mais que seja um livro infantil, é totalmente um livro que você AMARIA. E é porque tem todo aquele ar infantil, toda aquela inocência de criança em conjunto com a descoberta de algo, que para quem é leitor de blogs desse tipo, é perfeitamente natural. E totalmente me fez lembrar e me deliciar com as memórias da primeira vez em que eu entrei numa biblioteca e da primeira vez que pude ter contato com esses pequenos pedaços de universo maravilhosos que são os livros.

(E mal sabia eu, que estava entrando em contato com todo o universo que virá a ser o meu trabalho).

Bom, é melhor eu falar um pouco sobre a história. Eduardo, o personagem principal do livro, é um menino que tem 4 irmãos. Um irmão maior, chamado Marcos, e 3 irmãos menores, que são o Daniel, o Bruno e o JC. Esses três últimos quase não aparecem no livro. Ele tem nove anos e seu irmão mais velho tem onze.

Acontece que eles gostam muito de brincar, e adoram levar amigos para casa para brincar com eles. Porém, se cada um deles levar um amigo pra casa, totalizariam em oito crianças correndo pela casa, o que não deixa os pais deles felizes. Com toda a arte que eles aprontam em um certo dia mexendo na maquiagem da mãe deles, os pais decidem que está na hora de os dois filhos mais velhos ocuparem o seu tempo de férias com o que eles chamam de "brincadeiras educativas". E fica decidido que eles iriam fazer o cadastro na biblioteca da cidade.

Eduardo e Marcos entram em aflição, porque todo mundo diz que a bibliotecária, a dona Ângela, é muito ruim e é maníaca por silêncio e organização, e até atira batatas em crianças mal-comportadas e barulhentas, com o seu próprio atirador de batatas.

E aí começa a história de verdade, com Eduardo e Marcos tendo que ir a biblioteca, fazer seu cadastro com a malvada Dona Ângela (que eles chamam secretamente de Dona Batata por causa do atirador de batatas dela) e ganhando um cartão de acesso apenas a ala infantil. Eles tem que ficar o tempo todo sentados em um tapete velho e tem ordens estritas para NÃO SAÍREM DO TAPETE, com risco de levarem batatadas (ou era isso que eles pensavam que levariam se saíssem do tapete).

O livro é recheado daqueles pensamentos que todo mundo um dia já teve na infância, aqueles sentimentos de medo de descobertas e toda aquela tensão de um ambiente novo. Além disso, o livro traz todo aquele delicioso momento em que as crianças descobrem que a biblioteca é um lugar encantador e aconchegante, onde todo mundo pode se refugiar daquele mundo real assombroso.

Eu amei o livro, de verdade! Tenho 18 anos e estava lendo um livro infantil, SHAME ON ME, mas era só porque ele era do Eoin Colfer. E não me arrependo de nada. Eu totalmente sairia na rua lendo-o, porque o achei absolutamente encantador! Me fez lembrar de bons momentos da infância de quando minha mãe me levava pra biblioteca e minhas irmãs sugeriam livros e de quando eu descobri Harry Potter e de o quanto me apaixonei por leitura, livros, edições, capas, tipografias etc. Foi ótimo! Valeu muito a pena.
Kau 22/08/2013minha estante
Hey gostei de sua resenha, eu tenho 25 e vira e mexe pego um infantil para ler. Gosto muito da série Artemis Fowl dele, vou ler esse aqui tbm com toda certeza!