As possuídas do diabo

Thomas Tryon

Resenhas - As Possuídas do Diabo

Leandro.Paulo 27/04/2023

Folk Horror dos bons!!
Midsomar e a colheita maldita (conto do King) devem ter bebido horrores de as possuídas do diabo. O livro junta o que tem de melhor nessas duas obras citadas (melhor, inspira o que tem de melhor nessas obras, já que veio antes delas) e entrega uma trama muito bem construída e interessante. O livro é lento, então nem todo mundo vai gostar, mas quem sabe apreciar um história bem contada esse livro é um deleite. A cada página você sente a tensão e o clima de que algo muito ruim vai acontecer, os mistérios inseridos ao longo da trama deixa o leitor instigado. O autor declarou, na época, que queria fazer algo parecido com o bebê de Rosemary, e ele faz isso com maestria. Não é uma cópia, é o uso de alguns elementos de uma forma original e instigante. Vale a pena procurar esse tesouro nos sebos da vida ou na estante virtual.
P.s: a capa dessa edição do círculo do livro é vergonhosa e o título muito tendencioso.

Caroline1402 01/01/2023

Final inesperado
Adorei esse livro, enredo com o desenrolar surpreendente. Leitura simples, que te prende até o final. Muito bom

Diego 11/07/2022

Simplesmente sensacional
Se esse livro saísse numa edição Darkside ou de qualquer editora atual com o mínimo de divulgação, com certeza ele seria o novo queridinho dos fãs do terror.
Uma história de horror folk assustadora e muito bem escrita. Mesmo tendo toda sua ação contida no terceiro ato do livro, em nenhum momento a narrativa fica chata, ela é rica e contundente. O final? Meus amigos, que final. Minha critica completa esta no meu canal no YouTube Cripteca e como sempre digo por lá, corram pros sebos meus amigos, corram logo
Hugo.Castro 19/07/2022minha estante
Thomas Tryon deve esta no radar da Darkside, com certeza. Eles já relançaram o Demônio de Gólgota do Frank de Felitta. Nossa, seria demais se eles relançassem com a arte da capa original em capa dura e alto relevo.

Fernando1355 14/10/2021

Milho e mistério
Um livro excelente, o autor consegue nos prender nas páginas com pequenos gestos.

A cidadezinha esconde um segredo terrível e Ned está disposto a ir até o fim para descobrir...

Mychel 13/10/2021

Folk Horror surpreendente!
O livro, que começa de maneira bem pacífica, apresenta gradativamente desdobramentos mais macabros, resultando em um desfecho perturbador. Recomendo demais esse clássico para todos que amam filmes como "A Bruxa", "Midsommar" e o grandioso "Homem de Palha", e também para aqueles que prezem uma boa obra de mistério e horror nada previsível.

Tem baratinho na estante virtual.

Rafael 25/04/2021

Recomendo
A história começa um pouco lenta, sem grandes acontecimentos, porém conforme avança e as peças vão se encaixando, se torta um livro difícil de largar. Muito bom, só não tem nada a ver com o título haha.

Elen.Gindri 16/02/2021

"A gente deve aprender a descobrir o que for possível."
O livro conta a história de um casal com uma filha, que moravam em NY e resolver mudar para uma cidadezinha que encontraram por acaso durante um passeio de carro.

É como se o tempo não tivesse encontrado Cornwall Coombe tão bem escondida no meio dos vales e colinas.
A prosperidade da cidadezinha gira em torno do plantio de milho, que é o primeiro símbolo importante nos apresentado, todos são lavradores, respeitam a terra e tem uma série de tradições que seguem desde sempre.
Cada personagem desempenha um papel muito importante na comunidade e os costumes passam de pai para filho, e mais importante, de mãe para filha. ;)

Antes do primeiro terço do livro eu já sabia que ele ia ser um de meus livros favoritos.
A escrita inundada de detalhes de Tryon permite que se forme as imagens e símbolos como se estivéssemos assistindo um filme.

Ao longo do livro lemos muitas e muitas dicas do que vai acontecer e só conseguimos entender por completo na última página.

Diversas vezes voltei as páginas para recapitular alguma informação que me parecia qualquer e só entendi depois. Cada detalhe e cada símbolo e tem um motivo pra ser descrito.

*Infelizmente o título traduzido nada tem a ver com o original, Harvest Home, que em tradução livre significaria algo como Lar Fértil, duas palavras que se encaixam perfeitamente com a toda a narrativa mas que ainda assim não entregam a história.
Dany 16/02/2021minha estante
As pistas estão ali, na nossa cara e eu não consegui prever no que iria acontecer no final. Foi uma das minhas leituras favoritas do ano ?? muito bem construído todo o cenário e todas as pistas.

Dany 18/10/2020

AS PUSSUÍDAS DO DIABO de Thomas Tryon
“Nós todos fazemos nossa própria sorte. Todos nós temos a escolha; o que temos a fazer é apenas a escolha”.
Certa ou errada, temos que escolher. p. 286

Se tem uma coisa que me conquistou foi a forma como Thomas Tryon escreve. Depois que eu li O Outro, fiquei completamente fascinada e queria muito ler mais coisas dele.

Fui atrás e achei As Possuídas do Diabo apenas em sebo. Uma pena que esse autor acabou sendo esquecido. A escrita dele é tão única, pois nesses dois livros ele usa o próprio ser humano como o causador de todo o mal.

Neste livro um casal (Ned e Beth) junto de sua filha Kate decidem se mudar de Nova York para a pequena cidade de Cornwall Coombe, fugindo assim da agitação da cidade grande. Eles acham a casa perfeita e começam a interagir com os vizinhos.

Tudo soa muito estranho, muito estranho mesmo. Essa áurea de mistérios que envolve os morados dessa cidadezinha é digno de um suspense muito bem construído e lento, pois ele oferece todos os detalhes.

A medida que eu ia avançando na história, sentia aquela inquietação pois havia algo de desconhecido ali que não era revelado claramente.

Ned se transforma em nossos olhos e é crescente nele essa necessidade de descobrir o que tem de diferente naquela cidade e naquele povo. Assim como foi crescente em mim a curiosidade de ver ele desvendado todos aqueles mistérios.

Nós é apresentados vários personagens inusitados. Aqui, o mal se encarna nas próprias pessoas, não tem nada de sobrenatural. É presente uma crença antiga e bem enraizada nas pessoas, um costume dos velhos tempos que perdura firme e forte.

A gente consegue prevê que algo muito grande vai acontecer, e não necessariamente algo bom. O perigo é presente, aquela sensação de incomodo como se algo não estivesse certo.

O autor dar pista o livro inteiro, está ali na nossa cara os acontecimentos, as pistas, mas assim como Ned, a gente não consegue revelar as coisas com antecedência.

Foi uma das minhas melhores leituras do ano, se tornou um dos meus livros favoritos. Pretendo ir garimpando os outros dois livros do autor entre os sebos e ler o quanto antes.

Junior 14/08/2020

Surpreendente e intrigante!
Costumo levar mais de uma semana com minhas leituras, este levei dois dias, é tão bem construído, consegui visualizar as cenas com riqueza de detalhes, o único "defeito" é o título em português que nada tem relação com a história, o lado bom é que ele não entrega absolutamente nada do livro. Recomendo muito, principalmente se você gosta do homem de palha ou o conto crianças no milharal, é bem nessa pegada. Não deixe de ler os gêmeos (ou o outro) que é o melhor livro do Thomas Tryon.

Hugo.Castro 04/07/2020

Maravilhoso
Uma família se muda para uma cidadezinha pitoresca, arcaica e recheada de costumes antigos que esconde alguns segredos. O início do livro, confesso, é bem arrastado. Mas quando a história engata você não consegue largar até finalizar. Sensacional.
Diego 04/01/2022minha estante
Acredita que tenho esse livro a um tempo e ainda não tive coragem de iniciar, achei o livro " O Outro" dele com uma linguagem muito arrastada

Hugo.Castro 04/01/2022minha estante
Diego, esse livro é muito bom. Ele é melhor que O outro. Já assistiu O homem de palha? É bem nessa pegada. Tu vai gostar muito.

Diego 05/01/2022minha estante
Opa, vou passar pra lista desse ano então. Tenho muitos oitentistas que estão parados por conta dessas capas sofridas

Hugo.Castro 05/01/2022minha estante
Essa capa é horrível, mas na versão da Artenova (Harvest Home) eles usaram, acredito, a capa da versão americana. Muito bonita.

Nefelibata 15/11/2015

Boa Estoria mas...
Conta a estoria de um casal que se muda com sua filha unica para uma cidade de interior que segue alguns costumes e uma tradicao religiosa que remonta os antigos celtas. Eu achei uma estoria boa porem com um ritmo muito lento para o acontecimentos das coisas. O desfecho e bem forte. Vale a leitura.

Joana 03/01/2015

Muito interessante e estranhamente pouco apreciado pelos leitores brasileiros. Em termos de prender a atenção está quase no mesmo nível do clássico O bebê de Rosemary, de Ira Levin. Gostei muito mesmo!

Pandora 12/09/2014

É um livro fantástico, muito bem escrito e que me envolveu de tal forma que não consegui largá-lo até chegar ao final. Dá para ver a influência que "O bebê de Rosemary", de Ira Levin, teve no andamento desta história: no início tudo é bucólico e belo, as pessoas são amáveis, a casa agradável, os sons acalmam, a visão dos campos fascina. Aí, aos poucos, vão surgindo elementos que perturbam aquela paz. Mas o grande lance é que estes elementos vão sendo introduzidos de uma forma lenta e sutil, modificando as impressões do narrador sobre a cidade, alterando os relacionamentos, trazendo revelações até o angustiante final. Simplesmente amei.

Gláucia 28/06/2011

As Possuídas do Diabo - Thomas Tryon
Li emprestado de uma amiga sem grandes expectativas, achei o título exagerado e descobri que ele nada tem a ver com a história. Muito sinistro e perturbador, prende a atenção e é cheio de suspense.
Uma família de Nova York se muda para uma cidadezinha tradicional, antiga e matriarcal e coisas muito estranhas passam a acontecer. Parece uma mistura de Colheita Maldita e O Bebê de Rosemary.

Mayra 28/05/2010

Muito Sinistro
Fala de uma história bem estranha, de uma família que se muda pra uma cidade pequena, e as mulheres da familia entram pra um tipo de clã de feiticeiras. O que mais me marcou foi que apesar de tudoo que aconteceu eles continuaram na cidade.