Os Bichos

Os Bichos Manoel Herzog

Resenhas - Os Bichos

Literatura 22/09/2012

Eu não sou cachorro não
"A república é uma invenção amaldiçoada, e a democracia uma farsa“, diz Carlos Mello, personagem de Manoel Herzog em dado ponto de Os Bichos (Realejo, 2012). Palavras que aplicadas em meio ao tema do livro evidenciam a maneira reflexiva que o autor aborda à política de nossos dias. Sarcástica e crítica, a narrativa tenciona fazer uma alegoria da sociedade usando o mesmo caráter dos textos de Akutagawa ou Borges e consegue expor o fracasso político e social de nossos dias.

Na trama acompanharemos Luís Theófilo, um jovem idealista e sua paixão por Agda, filha de um político corrupto, adversário de Luís, que acaba concedendo certas trivialidades para se aproximar da amada. Ambientada em uma cidade fictícia, mas que aborda a Baixada Santista como meio exterior do cenário, citando até pessoas da região como personagens pitorescos da história.
Por sinal, à medida que a trama avança, esta se revela cada vez mais pungente e criativa, fazendo jus àquelas figuras bizarras dos animais pelas quais acabamos por nos afeiçoar. São 10 'bichos' desenvolvidos na narrativa em terceira pessoa, cada qual vertido a cenas que questionam a condição humana em tolerar as mazelas de nossa sociedade atual. Os personagens humanos são como elementos justapostos e intercalados com as vozes desses animais dando a ideia da escrita criativa que Herzog compôs.

Herzog acerta o tom da crítica com uma sagacidade tamanha, que direciona sutilmente suas alegorias à ironia e à densidade naturistas, com cenas engraçadas e justificativas de atitudes abjetas humanas com as posturas diletantes dos animais. O projeto foi concebido após uma intensa pesquisa, indo mesmo a França para compor o contexto monárquico-místico de sua história, desenvolvida para causar, em especial, por aferir a imobilidade social e a miséria de nossos tempos como fosse determinada pelo biológico, nada sendo relacionado com o exposto social.

Veja mais no Literatura de Cabeça: