O Jeito Matemático de Pensar

O Jeito Matemático de Pensar Renato J. Costa Valladares

Resenhas - O jeito matemático de pensar

Américo 21/05/2018

Excessivamente repetitivo
O livro possui uma proposta bem interessante, que é trazer a matemática para questões do cotidiano, e mostrar ao leitor que ela está presente onde nós menos esperamos.

No entanto, na minha opinião, ele falha em alguns pontos, o que me fez desistir de lê-lo quando já estava próximo da metade.

O autor é muito prolixo na elaboração do texto, o que torna a obra bastante maçante de ler. Ao invés de mais de 300 páginas, ela poderia muito bem ser escrita em no máximo 150 a 200 páginas, de forma mais objetiva e interessante.

Ele dá muitos exemplos similares e faz alusão a eles ao longo de todo o livro, o que contribui mais em confundir do que em reiterar. Além disso, repete praticamente a mesma informação diversas vezes no mesmo capítulo, além de repetir em algumas situações nos capítulos seguintes.

Também não percebi nenhuma vantagem ao se criar um personagem fictício, que fica o tempo todo intercalando suas "falas" com as do próprio autor. A linguagem utilizada não muda, e cada capítulo é dividido em diversas partes menores, mas que não possuem muita unidade, o que atrapalha ainda mais a fluidez do texto.

Seria mais apropriado criar sessões separadas ou "quadros" em cada capítulo, demonstrando como o conteúdo poderia ser utilizado em sala de aula.

Conclusão: a ideia é excelente, mas na prática, tornou-se repetitivo.