Noite em Claro

Resenhas - Noite em Claro

1 | 2 | 3 | 4

Priscila385 31/12/2023

Sem final
Toda Literatura dramática me deixa com uma sensação estranha de tristeza, o livro é bom, mas real demais, cru demais e também péssimata demais, ela poderia ter tornado as coisas diferentes e essa ausência de ação me deixa angustiada. Porém muito bem escrito e gostoso de ler

bela! 21/12/2023

Noite em claro.
é um livro que a primeiro momento achei sem sentido, sem concordância alguma. mas depois, comecei a refletir, talvez tenha sido essa a impressão que a Martha Medeiros queria passar.
a moça estava contando sua história de vida bêbada, perdida, o raciocínio já não era mesmo e, de toda forma, ela continuou a contar e tentou explicar de forma breve, com medo da chuva parar de cair. a coragem lhe era dada a partir das gotas que caíam do céu e da sua tão querida garrafa de champanhe que era tomada com anseio.
e sinceramente, não sei dizer se seu prazer pelo sexo era doentio ou não, apenas pensar que a personagem é só uma pessoa cometendo erros e vivendo a vida do seu jeito, apesar de sua infelicidade.

"um medo bom, é o que sinto, eu que estou sozinha, mas não me sinto só".

"todas as pessoas trazem o mesmo rosto melancólico de quem viveu tudo e não encontrou o que procurava".

@eusara.lees 23/05/2023

Enquanto a chuva caía...
Enquanto a chuva caía, uma mulher acompanhada de uma garrafa de champanhe escrevia..

Na solidão de seu apartamento ela segue noite a dentro relembrando as memórias de sua própria vida. Com bom humor, sem pudor, com amor e amargura aquela repórter segue escrevendo sem devaneios, de forma descontraída, como um papo entre amigas. Aqui vão alguns quotes:

*Todas as humilhações foram confinadas num silêncio conivente, e a ruptura que tanto nos doeu foi deletada.

*Não é o que somos todos, inocentes condenados a solidão?

*Meu livro vai durar a duração desta água despencando lá fora.

*Faltou-lhe voltas e mais voltas no quarteirão sobre duas rodas, nossa primeira impressão de liberdade.

*Um medo bom, é o que sinto, eu que estou sozinha, mas não me sinto só.

*Ama e é amada graças aos restos, os mesmos restos que poucos admitem juntar do chão quando ninguém está olhando.

*A vida me deu o que eu quis, mas ainda não me ofertou outro final.

Livro tão curtinho e gostoso de se ler, o texto impressiona pela intensidade, é impossível não ter empatia pelas questões levantadas pela protagonista. Vale a pena a leitura!

1997foilegal 20/04/2023

Preferiria ter tomado chuva na madrugada a ter lido
Não sei quem é essa Martha Medeiros, mas ela deve ter uma vida muito chata. O livro dela é uma coleção de crônicas sobre as noites em claro que ela passa por causa de insônia, ansiedade, medo ou simplesmente tédio. Ela fala de coisas banais como assistir TV, ler revistas, navegar na internet, ouvir música e pensar na morte. Não há nada de interessante ou original nessas páginas. Parece que ela escreveu esse livro só para matar o tempo e ganhar uns trocados. Ela não tem estilo, não tem humor, não tem alma. Ela é uma escritora de segunda categoria que tenta imitar os grandes nomes da literatura brasileira, mas só consegue produzir um texto insosso e sem graça. Eu não recomendo esse livro nem para o meu pior inimigo. É uma perda de tempo e de papel.

Tuts 16/08/2022

Fraco
Quando comecei a ler achei que a história seria um relato de uma mulher sobre sua vida durante uma noite chuvosa. Mas foi pura decepção. O livro consiste em apenas informações jogadas e desconexas dadas pela personagem,sem seguir uma linha de raciocínio lógica,completamente aleatório. Muito sem graça. Pior livro de Martha Medeiros que eu já li.

Sophia Estrela 10/07/2022

ela só tinha uma chuva, um sonho, um computador, e dois casamentos infelizes... quando ninguém mais queria ela foi lá e fez.

Lup 07/07/2022

Ok
?E no final das contas é tudo escuro, é sempre noite, e quase tudo é bobagem. A gente fica sozinho, bebe demais, lembra demais, pensa demais, bate em portas estranhas, há uma festa, a festa termina, não há final feliz ou infeliz, não há final, o dia amanhece, a chuva para, se aconteceu alguma coisa ou nada aconteceu, não faz diferença. Aos poucos a gente acostuma e se enxerga.?

Quase um conto, pra ler em uma sentada rápida mesmo. Escrita fluida e honesta, mas não me tocou o suficiente pra achar nada demais.

Aline 07/07/2022

Leitura rápida
Passei por a banca de revista no shopping e vi esse livro. Li pouca coisa da Marta, acho que um livro de crônicas. E como gostei da escrita dela, resolvi compra esse livro curto que tem apenas 64 páginas. Muito bom. É sobre um escritora que está sozinha em seu apartamento em um noite de chuva e resolve escre um livro até enquanto a chuva durar.

Ricardo Tavares 24/02/2022

NOITE EM CLARO Uma novela feminina
Uma história curta com uma personagem feminina que é repórter e deseja escrever um livro em uma noite chuvosa. Claro que não se escreve um livro em uma noite, a trama tem idealização romântica, um pouco de empoderamento feminino e outras situações envolvendo sexo, sem pudores e com um tom devasso.
A história é bem fluida e rápida de ler, mas não tem profundidade, os personagens são rasos e esquecíveis.
Há alguns gatilhos interessantes, no entanto, quando a trama começa a ficar mais atraente, a história acaba.
Vale como distração pura e simples, sem grandes expectativas.

Sinopse e descrição da L&PM

Da autora dos best-sellers Doidas e santas, Divã & Feliz por nada. Na solidão do seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva.

Martha Medeiros, a poeta de Cartas extraviadas, a cronista de Feliz por nada, a romancista de Divã está inteira nesta novela visceral que é um verdadeiro convite à reflexão.

Martha Medeiros é colunista dos jornais Zero Hora e O Globo. É autora, entre outros, dos livros de poesia Persona non grata (1991) e Poesia reunida (1999), dos livros de crônicas Montanha-russa (2003, Prêmio Açorianos e 2º lugar do Prêmio Jabuti) e Feliz por nada (2011), além dos romances Divã (2002) e Fora de mim (2010).

Monica.Silva 09/01/2022

Rápida e vibrante leitura..
Instigante e interessante conto erótico de uma personagem de mais de 50 anos que resolve em uma noite chuvosa escrever um livro, de maneira descontraída a autora descreve os relacionamentos e frustrações da personagem com maestria. Eu li em uma hora. Recomendo principalmente pra mulheres acima de 40 anos e com sede de amor e prazer...

warpechowski 01/12/2021

Noite em claro
A escrita da Martha é bem...diferente eu confesso, mas é um livro muito bom.Leitura rápida e que me interessou do começo ao fim.

@dinkley_atelie 07/09/2021

Leitura fluida, é um livro curtinho que você quer devorar rapidinho, gostei bastante, é como se a personagem estivesse conversando com a gente.

Mari 26/06/2021

Adorei, leitura super rápida e envolvente, me perdi nas paginas e quando vi ja tinha acabado.

Nesse livro Martha Medeiros conta um pouco de sua vida como um livro aberto, muito direta, adorei sua escrita.

josyverso 15/05/2021

Noite em Claro - Martha Medeiros
MUITO BOM!! É um livro pequeno, com uma leitura que prende bastante, se brincar, você lê ele em uma sentada só. É muito ?gostosinho? de ler, parece que você está conversando cara a cara com a personagem.

1 | 2 | 3 | 4