Noite em Claro

Resenhas - Noite em Claro

1 | 2 | 3 | 4

Dany 07/11/2012

Resenha: Noite em Claro
Li o esse livro em menos de uma hora. Fiquei extasiada, e sorrir bastante em algumas partes. O livro apesar de pequeno e tão intenso que é impossível esquecer essa história.

O livro narrar história de uma mulher sozinha em casa, acompanhada apenas de uma garrafa de champanhe em uma noite de chuva. E foi justamente esse tempo que ela levou para escrever seu livro:

“Estou sozinha e chove uma chuva que parece definitiva”. Enquanto ela não parar eu não paro de escrever. Meu livro vai durar a duração desta água despencando lá de cima.”

Ela nos conta um pouco de sua vida como apresentadora de um programa e de um fã seu que é muito apaixonada por ela e aparantemente doido. Fala também de suas experiências de vida, e dos homens que passaram por sua vida.

O livro é tão curtinho mais fiquei satisfeita com tudo e confesso que queria que a chuva nunca acabasse para que o livro nunca tivesse fim.

“A garrafa está seca. Um fim de chuva muito rápido. Silêncio. Os poucos pingos que despencam isolados não caem mais do céu, e sim da canha, os últimos. Três. Dois. Um.”

Fiquei encantada pela forma como a Martha escreve, já tinha lido vários textos dela, mais nunca nenhum livro seu.

Simplesmente amei esse.

Fica aqui uma super dica, pra quem não ler que leia, pois tenho certeza que vão gostar.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2012/11/resenha-noite-em-claro.html

J. 28/03/2013

Noite em Claro - Martha Medeiros
Marta é ótima. Marta é estupenda. Marta é extremamente habilidosa na arte da comunicação. Nunca achei que leria algo dela que fosse ruim. Aconteceu. Só escrevi a resenha para justificar a única estrela da classificação. Já vi que tem muita gente que adorou ele aqui no Skoob. Com sinceridade, na minha opinião sequer parece ter sido escrito pela Marta. Só leia se não tiver mais nada pra fazer/ler. E Marta... continue com as crônicas, sim?
Lilly 10/01/2017minha estante
Eu te entendo. Já passei por essa sensação de parecer que o livro foi escrito por outra pessoa de tao estranho à escrita do autor. É bem ruim. Também amo a Martha é vou evitar esse livro rs.

Gabriela3608 20/12/2012

Martha Medeiros em poucas palavras.
Bom, primeiramente, Martha Medeiros para mim é uma das melhores escritoras brasileiras, adoro o jeito que ela escreve, as crônicas dela caem como uma luva no nosso cotidiano.

O livro é parte de uma coleção de apenas 64 páginas e o preço é super em conta (apenas R$ 5,00). Justamente pelo livro ter apenas essa quantidade de páginas (uma pena!) que achei desnecessário ela "perder" páginas com uma frase apenas e no verso uma frase de continuação:

("Ele me puniu primeiro com a sua raiva".)

("Depois com sua ausência".)

O interessante do livro é a história da mulher, que encontra-se frustrada, sozinha no seu apartamento, acompanhada de champanhe, sendo atormentada pela insônia, fazendo com que ela se lembre dos momentos marcantes da vida dela e sentindo-se encorajada a escrever sobre a sua vida, sendo que o combinado é terminar o livro quando cair o último pingo de chuva do lado de fora.

Nos colocamos no lugar da personagem, conseguimos fazer relações com o que nos acontece diariamente ou com o que um dia nos assolou, pregando surpresas na gente, porém, como o próprio livro anuncia, o relato é sem censura.

Para ser sincera, achei algumas partes do relato um tanto vulgar (em uma parte do livro ela fala que já chorou várias vezes a alegria de estar sendo uma cadela), algumas palavras considerei um tanto pesadas, mas o emprego delas é adequado ao contexto do livro, nesse desespero em plena noite em claro, entendo!

Enfim, o livro é bom, nada do que Martha Medeiros escreve é considerado ruim, porque ela escreve assuntos banais, porém, da maneira dela, de um jeito engraçado, irônico e crítico ao mesmo tempo, nos fazendo refletir sobre o nosso papel em meio a tudo o que nos cerca.

Recomendo o livro para ser lido exatamente na situação descrita pela personagem... Chuvoso e repleto de nostalgia.

Cami 04/11/2012

Comprei o livro sem conhecer absolutamente nada da autora. Tinha visto esse livro em algum dos vlogs literários que acompanho e fiquei interessada em conhecer algo da Martha Medeiros.

Devorei o livro numa sentada! O breve livro narra a história de uma mulher que está sozinha em casa numa noite chuvosa e decide escrever um livro. Ela só parará de escrever quando o último pingo de chuva cair. A premissa, aparentemente simples, nos revela detalhes da vida de uma mulher que a cada linha nos traz mais próximo dela. Aos poucos, passamos a fazer parte da vida dessa mulher, a perceber nossa própria história espelhada em sua narrativa e a ansiar que a chuva nunca pare, porque, do contrário, o relato acabará.

Mais em: http://imitacaodarosa.blogspot.com.br/2012/11/resenha-noite-em-claro-martha-medeiros.html

Priscila385 31/12/2023

Sem final
Toda Literatura dramática me deixa com uma sensação estranha de tristeza, o livro é bom, mas real demais, cru demais e também péssimata demais, ela poderia ter tornado as coisas diferentes e essa ausência de ação me deixa angustiada. Porém muito bem escrito e gostoso de ler

Amanda.Yamauthi 02/05/2017

Que livro maravilhoso!
Uma leitura deliciosa, onde a principal personagem, uma jornalista, aproveita a solidão de seu apartamento para escrever um livro. É uma noite chuvosa, e ela decide que o livro deve ser escrito durante o período da chuva, e no momento em que a chuva terminar, ela terminaria sua narrativa.
É um livro bem curtinho, mas que dá aquela sensação maravilhosa de você ter terminado de ler uma obra incrível. Ela narra pequenos episódios marcantes de sua vida, revelando desejos e sentimentos que muitas vezes nós mantemos escondidos, ainda mais quando vindos de uma mulher.
É uma leitura que vale a pena. Ao mesmo tempo em que ela narra coisas simples do cotidiano, ela te afoga em um mundo cheio de segredos, dores e prazer.
É incrível.

Ana Paula 13/03/2017

Chove lá fora!
Em uma noite chuvosa de junho, mais precisamente 12 de junho, dia dos namorados, uma jornalista está sozinha em seu apartamento, com sua garrafa de champanhe e uma insônia que não pretende ir embora tão cedo, ela decide escrever um livro enquanto houver chuva lá fora.

Mas não se trata de um livro comum, é o livro da sua vida, um livro cheio de parágrafos soltos, passagens cheias de sofrimento, ressentimentos, relacionamentos mal sucedidos, frustrações, dor e sexo, algumas vezes por prazer, outras por obrigação.

Ela escreve sem parar, enquanto destampa o vazio que está em sua alma.

Patricia Sertão 18/07/2016

Vida nua e crua
Este é o primeiro livro da Marta Medeiros que leio. Escrita diferente, interessante e envolvente, um relato da vida de forma sucinta ( a duração de uma chuva), mas verdadeira e pura.

Luiz 07/12/2015

""Foi o maior striptease da minha vida. Não tirei luvas, meias, sutiãs. Tirei minha alma pra fora."
Uma jornalista televisiva sozinha em uma noite chuvosa propõe-se a escrever um livro, com doses de champanhe, enquanto durar a chuva...
O resultado são confissões, em uma narrativa fluída como uma conversa de bar, de amores pela metade: ou de corpo, ou de alma, nunca dos dois.

Nath 05/11/2014

Esse livro tem uma leitura bem fácil, que me proporcionou uma ótima viagem de ônibus. Sua história é marcada por fatos que te surpreendem. É aquele tipo de livro que você não advinha o que irá acontecer. Curtinho mais bem gostoso!

Ju 01/07/2014

Na solidão do seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva.

Aline 14/09/2013

A tristeza do fracasso de uma vida
Martha Medeiros e 64 páginas, o que essa mistura pode gerar?

Tudo depende da sua idade. Sério! Uma mulher mais velha pode ler e pensar: "Nossa, como eu sou feliz perto dela". Uma mulher mais nova pode ler e pensar: "Nossa, espero que eu não termine como ela". De qualquer forma, não há uma regra.
O livro apresenta a história da vida de uma jornalista de forma breve, direta e indireta ao mesmo tempo: direta sobre o assunto e indireta sobre os detalhes. Você acaba se comovendo com as experiências contadas, o fracasso, a infelicidade e as reviravoltas que a vida desta mulher tomaram.
Recomendo que a leitura seja feita por jovens adultos em diante, pois alguém muito novo pode não compreender as angústias e frustações tão profundas quanto as descritas e o livro seria mal julgado.

Leitura para 40 minutos no máximo!

Pág. 16! ;)

Merini_ 15/03/2014

Em "Noite em claro", Martha Medeiros narra uma noite chuvosa de insônia e vinho. Relembrando fatos do passado, onde descreve cenas marcantes e também a construção dessa história. Curto, rápido e interessante.

Giselle.Zart 03/03/2014

Li ele todo em uma "Noite em Claro".
Mas a minha noite não se parecia nem um pouco com a que se passa com a personagem. São 64 páginas de uma leitura envolvente.
Escrita em primeira pessoa, na situação de uma noite de tempestade onde o ponto final será apenas quando a chuva cessar. Uma mulher, seus pensamentos, desamores e ânsia por viver (mesmo que seja das lembranças antigas). Martha Medeiros é ótima neste livro de duração curta de leitura, porém impactante.

(Achei algumas partes repetitivas, mas julguei artifícios para a história ficar ainda mais pessoal).

Na Literatura Selvagem 12/01/2014

Melhor Leitura de Abril 2013
"Estou sozinha com meu cálice de champanhe, o primeiro. Comi uma barra de chocolate só pra fingir que nada me importa, mas tudo me importa como nunca me importou nesta noite em que estou sozinha, tentando ficar bêbada, prestes a ser gorda, infernizada por recordações do passado e impaciente para inventar um futuro." Martha Medeiros.

E assim começa essa obra de Martha Medeiros, uma das autoras brasileiras mais conhecidas da atualidade. De cara se percebe a leveza [e pesar] do texto que vem pela frente...

Continue a leitura em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2013/05/resenha-do-mes-abril-noite-em-claro.html

1 | 2 | 3 | 4