Serial killers

Serial killers Ilana Casoy

Resenhas - Serial killers

De Cara Nas Letras 06/05/2015

Serial Killers: Made In Brazil - Ilana Casoy
Como bem o título sugere, Serial Killers Made In Brazil vai tratar de assassinos em série com foco nos brasileiros. Ilana Casoy nos apresenta em ordem cronológica sete assassinos em série. Começando na década de 20 com Febrônio Índio do Brasil e fechando o livro nos dias mais atuais com o Pedrinho Matador.

O livro é extremamente bem escrito e cumpre com a promessa a que veio, nos passando a frieza desses seres e seu modo de agir, cada qual do seu jeito e seguindo um padrão. A riqueza de detalhes é algo que impressiona, já que é narrado os crimes com descrições bem completas, mesmo que nos primeiros casos nem nascida a autora era.

Esses assassinos sempre seguem um padrão criminoso, chamado modus operandi, como uma marca registrada do criminoso e são divididos em duas classe:

Os organizados: Que planejam seus crimes e fazem de tudo para não deixar rastros de que foi ele o culpado do crime, sendo até deixado de lado caso haja investigação

Os desorganizados: Aqueles que agem mais pelo calor do momento, que realizam as atrocidades sem pensar ou se preocupar com os seus vestígios.

Sérial Killers Made In Brazil é um livro para poucos, com uma narrativa ágil, a autora enriquece o livro com detalhes descritos de uma forma descomunal, fazendo-nos sentir agonia, mal-estar, ansiá de vomito, nojo e todo tipo de aversão aos crimes que ela relata, nos colocando na pele das vítimas que passaram pelas mãos desses homens de comportamento desumano.

Mas não só de narrativa (prosa) o livro é composto, como é o caso d'O Vampiro de Niterói, responsável e confesso do abuso sexual seguido de estupro (ou vise-versa) de treze crianças entre os 5 aos 13 anos de idade. E ele relata, em depoimento à Ilana Casoy e outro estudiosos, da área da psicologia, a forma que agia, descrevendo cada um dos meninos que ele matou de uma forma tão fria que chega a gelar a alma de quem ler.

Esse livro é um verdadeiro exemplo de que o mal existe sim, sendo muitas vezes uma influencia do meio social sobre o individuo, que muitas vezes veem de famílias carentes e que sofreram algum tipo de transtorno na infância. A autora também põe em questão a influencia da mídia no caso de Pedrinho Matador, que na infância era privado pela mãe religiosa de assistir TV, levando a crer que esse lado maldoso já feio intrínseco em sua nascença aguçado em busca de vingança.

Se você tem estomago para o assunto e principalmente muita curiosidade, Serial Killers Made In Brazil é uma ótima pedida. O livro está com uma diagramação excelente e nas maioria das paginas encontramos ilustrações, arquivos, fotografias que vão solidando os relatos, além disso, as folhas são amareladas e a capa possui um material aveludado dando um charme maior no trabalho gráfico.

PS.: Não sei se isso ocorreu apenas comigo, no entanto, ao decorrer da leitura era necessário uma pausa para me recuperar dos enjoos causados pelos fortes detalhes, e depois de um certo tempo, o cheiro desse livro passou a me causar mal-estar me fazendo ligá-lo a morte ou algo ruim.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Bruno 15/04/2015

Serial Killers: Made in Brazil
De tempos em tempos, somos assombrados por casos trágicos de assassinos em série. Assassinos de crianças ou adultos, estupradores, fazendo uso de rituais ou ferramentas, muitas vezes com a intenção de realizar uma tarefa oferecida a algum deus ou crença, ou mesmo para satisfazer ou preencher uma sensação pessoal. Neste livro, Ilana Casoy disponibiliza um material que nos permite conhecer alguns dos mais famosos sociopatas brasileiros.

De Preto do Amaral até Pedrinho Matador, temos à disposição histórias, laudos médicos e até fotos de alguns casos. A autora também editou em seu livro, entrevistas que conseguiu realizar com alguns desses assassinos, trazendo o horror real e cruel para o leitor.
O medo e a dor que esses assassinos em série causaram não podem ser medidos por palavras, ainda mais por quem não vivenciou essas tragédias, mas é possível sentir muita repulsa perante as atrocidades que foram realizadas com as vítimas.
Não há como se sentir bem lendo os relatos ou as entrevistas, essas principalmente, devido ao grande horror contido nelas. A própria autora declara em alguns pontos, a angústia que aqueles momentos lhe causaram, e que causam ao leitor através de suas palavras. Há quem diga que o livro não é tanto assim, mas é um livro pesado e, dificilmente, seria uma boa leitura para quem tem estômago fraco. Os amantes de seriados policiais que tratam deste tipo de criminosos, provavelmente gostarão da leitura, contudo, não é por isso que se tornará uma leitura fácil. Eu confesso que fiquei mal ao ler alguns trechos. E também não é indicado para crianças.
O livro é dividido em apresentação aos serial killers, história de alguns casos e anexos. Cada capítulo é dividido em subcapítulos, contendo a história do serial (desde sua infância até começar a realizar os assassinatos), os crimes que cometeu, entrevistas (quando houver) e alguma consideração final. Desta forma, podemos ver uma mera semelhança no histórico de alguns desses sociopatas, que, talvez, pudesse justificar seus crimes, porém, sabemos que não há justificativa para tais atos.
A autora fala das crenças destas pessoas, o processo realizado pelo criminoso, o julgamento e como estão hoje em dia. Durante todo o livro, há fotos dos assassinos e alguns lugares onde passaram, assim como algumas cartas dirigidas à autora. Laudos médicos e de perícia também podem ser conferidos nos anexos, complementando as informações dispostas no livro. No fim das contas, podemos sentir um certo alívio de que essas pessoas tem um lugar para ficar. E longe da sociedade.
A edição do livro é muito bem feita, pecando apenas em alguns erros gramaticais. O material é de muita qualidade, com detalhes e desenhos bem interessantes, como marcas de digitais, radiografias e caveiras, que se relacionam muito bem com o contexto. A capa é muito bonita, com letras em verniz. Em minha edição, presente que ganhei de minha mãe, há um marcador de página muito bacana, com o desenho de uma faca. É uma obra bem trabalhada e de grande qualidade. O que me fez ficar na vontade de conferir o outro livro da autora sobre o tema, Serial Killers: Louco ou Cruel?.

Deixe sua opinião sobre o que achou do livro.
Até a próxima página!

site: http://blogpaginando.blogspot.com/2015/04/serial-killers-arquivos-made-in-brazil.html

Grillo_silva 02/04/2015

Ilana Casoy Rocks!!
Poucos livros conseguiram me impressionar... A parte do Marcelo, conhecido como "Vampiro de Niterói" realmente me faz questionar as penas que infelizmente são aplicadas no Brasil. Ótimo livro! Mas algumas partes tem que ter estômago....

Amy 20/02/2015

Introdução

Apesar de ainda não ter lido o primeiro livro da autora, Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?, fiquei bem curiosa em ler o Arquivos Serial Killers: Made in Brazil.

Tenho muita curiosidade na área, além de ser fã de programas no canal Discovery Investigação, em que muitos abordam muitos matadores pelo mundo. Minha curiosidade vem da psique humana em cometer esses crimes com tamanha violência e suas motivações (mesmo que não sejam muito explícitas).

Em Arquivos Serial Killers: Made in Brazil, temos uma narrativa com os 7 princípais serial killers que marcaram a história no Brasil e tiveram um certo impacto social. A trama é dividida de modo cronolôgico. Sendo eles: Preto Amaral, Filho da Luz, Monstro de Guaianases, Chico Picadinho, Monstro do Morumbi, Vampiro de Niterói e Pedrinho Matador.

Expecificamente, só conhecia 2 dos selecionados por Ilana. A pervercidade e a biografia macabra que cada um deles possui, choca qualquer um.

Sobre Ilana Casoy

Ilana Casoy é pesquisadora e escritora na área de violência e criminalidade. Formada em Administração pela FGV e Especialista em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) também é membro do Núcleo de Antropologia do Direito da USP – NADIR e Membro Consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP. Colaborou com a Polícia Civil e/ou Técnico Científica, Ministério Público e Advogados de Defesa de São Paulo e de outros estados para ajudar na elaboração da análise criminal de casos em andamento. Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos. Têm quatro livros publicados: Serial Killer – Louco ou Cruel? e Serial Killers – Made in Brazil – publicados pela DarkSide Books e o Quinto Mandamento – Caso de Polícia – 7ª edição, lançado pela Ediouro e A Prova é a Testemunha – publicado pela Larousse.

Narrativa

Muito bem descrito, quase que um mapeamento psicológico, uma biografia que vai da infância até a fase adulta além de haver uma cronologia dos fatos. Tendo cada um modus operandi de como atacar suas vítimas e motivações pessoais.

Ilana tem um trabalho e tanto, pois escreve esse livro através de fotos, relatos jornalísticos, arquivos públicos e entrevistas com os próprios crimonosos.

Diagramação

Trabalho de diagramação da Darkside é um dos melhores que temos no Brasil. Sempre cuidadoso, sempre impecável e com uso de material de qualidade. A leitura não é prejudicada em nenhum momento.

Considerações Finais

O livro é muito bem feito e diagramado, Ilana é uma ótima escritora e comprova em seu sucesso literário. Pode ser lido por curiosos e ser usado como fonte de pesquisa para quem quer seguir carreira na área criminal (investigação/analise psicológica).

Recomendo aos leitores que não são muito sensíveis, pois o livro contém muitas crueldades e momentos de profunda ânsia e incredulidade. É indicado apenas para estômagos fortes e curiosos.

site: http://il-macchiato.com/?p=12974

Geraldo 24/01/2015

Sim!!! Um livro de terror que me deu medo!
Você vai ler? Prepare-se, pois esta em suas mãos um dos livros mais assustadores, mórbidos que ja li. Sim!! Li em 4 dias, sendo que dois desses dias eu me peguei pensando nas vitimas, nas crueldades, nas entrevistas e esses pensamentos sempre vinham na hora de dormir, em plena cabeça no travesseiro.
Ilana Casoy traça perfis, baseada em intensa entrevista e pesquisas de algumas mentes mais vis que ja passaram por este pais. O modo como conduz a narrativa, fazendo você vivenciar com as vitimas seu sofrimento, sua angustia, faz de você, leitor, um espectador em forma 3D.
Como é difícil ler crianças sendo trucidadas, estupradas, mortas, massacradas, tudo isso baseado; na cabeças dessas pessoas; por motivos religiosos e vingativos.
Ela nos mostra, pessoas como:
José Augusto do Amaral: Preto Amaral, o primeiro serial killer brasileiro
Febrônio Indio do Brasil: um cara inteligente, onde criou uma religião, escreveu um livro sobre esta e tatuava DCVXVI em suas vitimas vivas com uma faca.
Benedito Moreira de Carvalho: Monstro de Guaianases, maníaco sexual, matava com uma cordinha e sempre fazia sexo com os cadáveres.
Francisco Costa Rocha: Chico Picadinho, um esquartejador, onde a mídia o tornou um dos mais famosos.
José Paz Bezerra: Monstro do Morumbi, um dos mais inteligente, fez a policia pular miúdo, conseguia escapar de tudo e de todos.
Marcelo Costa Andrade: Vampiro de Niterói, o mais filho da puta, sua entrevista é revoltante, há vários momentos que da vontade de chorar, a entrevistadora (autora) ficou chocada. Estuprava crianças de 6 a 13 anos, e bebia seu sangue para continuar "novinho". O relato é com um detalhamento absurdo, contado pelo próprio, que te deixa com depressão.
Pedro Rodrigues Filho: Pedrinho Matador, o mais simpático, vingador por excelência, mata gente que não presta, nunca pai de família; sua marca é de mais de 100 assassinatos, grande parte cometidos na prisão.
Sabemos que não estão todos os serial killers brasileiros, onde está o Maníaco do Parque, Bandido da Luz Vermelha e o mais recente o Matador da moto de Goiânia: marca de 39 pessoas?
Um livro forte, aterrador e ainda por cima verdadeiro.
Como diria o Monstro do Morumbi " Mães, protejam seus filhos"

CAPA: 7,0
PERSONAGENS: 8,0
DIAGRAMAÇÃO: 10,0
NARRATIVA: 10,0
CENÁRIOS: 8,0
ENREDO: 8,0

NOTA FINAL; 8,5

Geovana 03/11/2014

o livro em si é muito bom, o problema unico são os erros de portugues que tem no final do livro, um erro atras do outro.
Lucidia.Silveira 18/12/2015minha estante
Oii, acredito que os erros de português aos quais você se refere estão presentes nos laudos no anexo no final do livro, estou certa? Caso seja, não são erros, mas sim a transcrição do original lá de 1920/1930, quando as pessoas ainda escreviam daquela maneira mesmo. Desculpe a intromissão!

Katia 16/07/2013

Muito interessante o foco psicológico que a autora faz e o estilo como escreve. Chocante!

Fernando Sá 12/04/2012

Leitura um pouco pesada mas interessante.
Cauan 03/11/2012minha estante
Esse livro é muito bom, mas tem o "Serial Killer - Louco ou Cruel" que fala de assassinos serias internacionais. É muito bem organizado, e mais dinâmico de ler, mas tanto quanto ou mais pesado que esse (acredito que mais).

Pandora 23/04/2011

Well, well, well... sou muito suspeita para escrever sobre o livro porque o assunto "serial killer" me fascina desde criança, quando eu vi na TV, entre curiosa e assustada, a história dos crimes de Ted Bundy. Sou fascinada pelo comportamento humano, principalmente pelas mentes perturbadas, gosto de ler e pesquisar sobre o assunto. Admiro muito o trabalho da Ilana na área de criminologia, em especial suas pesquisas e as análises dos perfis de matadores em série brasileiros, já que esse perfil psicopatológico - felizmente - não é tão comum por aqui. Ela tem uma linguagem clara de contadora de histórias, sem deixar de tratar o assunto com a seriedade que tem, mas tornando-o menos pesado e claro para o leitor, mesmo quando discorre sobre matéria técnica. Mas enfim, não é um livro recomendável para todos. Uma coisa é entreter-se com os serial killers da ficção; outra bem diferente é saber que eles existem e conhecer, com detalhes, as atrocidades que eles cometem.

Brena 04/08/2010

Serial Killers: Made in Brasil.
Esse livro é uma versão atualizada do primeiro "Serial Killers: Made in Brasil" e nos conta a história de alguns assassinos em série do nosso país. Os mais famosos (que eu acho) são: o Chico Picadinho, e o Vampiro de Niterói. Foram os que eu mais ouvi falar até hoje.
Conta a história de como eles mataram todas as vítimas, e também tem alguns anexos técnicos onde mostram os laudos clínicos de três assassinos e de um advogado de um deles.
O bom de ler é porque você irá conhecer o lado assassino-em-série do Brasil. Quem leu, tenho certeza que gostou! Aproveite.

Katja 02/09/2009

Desorganização brasileira
Li o Serial Killers Louco ou Cruel, depois li o Made im Brasil... e cheguei a conclusão que nossos seriais Killers são extremamente desorganizados e agem por impulso...
danieltex 01/12/2011minha estante
E você ficou triste ou feliz com isso?

Katja 01/12/2011minha estante
Nem um nem outro... Mas as histórias dos outros são muito interessantes do ponto de vista psicológico.

danieltex 02/12/2011minha estante
"Psicólogos gonna psicologar"
rsrs

Inlectus 05/08/2009

Boa leitura.
Uma texto que da uma noção, do perturbação e maldade, da mente de muito seres de espírito pequeno. Valer ler.

Dani 05/05/2009

Gostei do livro porque aborda o assunto "serial killers" do ponto de vista psicológico. Interessante a forma como a infância deles tem conexão direta com os crimes. Apesar de pesado, o livro é bem interessante. Ideal para momentos em que estamos tranquilos, sem nenhum problema. Afinal, o livro, pelo próprio assunto, pode deixar o leitor um pouco tenso e impressionado. Recomendo começar uma leitura bem leve e divertida após a leitura deste livro de Ilana Casoy.
Erika 12/02/2011minha estante
Concordo contigo! Uma leitura bem leve e divertida depois é a melhor pedida. O livro nos deixa impressionados mesmo, apesar de a leitura ser bem interessante.