Adeus tristeza

Adeus tristeza Belle Yang

Resenhas - Adeus Tristeza

Debyh 16/02/2020

“Adeus Tristeza” (aliás amo este título) abre minha participação no Leia Mulheres o qual resolvi participar, espero ir certinho até o final. Não sabia nada da história quando peguei para ler e tive muitas surpresas por conhecer um pouco mais sobre a história de uma família na China.
Belle Yang através de quadrinhos conta sua história e a de seus ancestrais num livro cheio de lembranças na qual se percebe que todo aquele processo ajudou a superação de um momento não muito feliz na sua vida. E assim conhecemos um pouco sobre a trajetória da família Yang.
continua: http://euinsisto.com.br/adeus-tristeza-belle-yang/

site: http://euinsisto.com.br/adeus-tristeza-belle-yang/

lsbelini 11/07/2012

A História da China do ponto de vista da família
O livro Adeus Tristeza: A história dos meus ancestrais, na verdade, é uma auto-biografia da autora Belle Yang, nascida em Taiwan, mas que mora nos EUA desde os 7 anos de idade. Assim, como já era o esperado, o livro mostra um pouco do contraste entre a menina ocidental, considerada livre e consumista, e suas família oriental, que busca mais a espiritualidade e não tem muita liberdade.

Mas o livro não é só isso, pois ele vai contar toda a trajetória de sua família até os EUA, começando por seu bisavô na Manchúria. Sendo assim, muita história da China é contada dentro do ponto de vista familiar, como a invasão da Manchúria pelos japoneses, a Revolução Cultural de Mao, a fome que arrastou milhares de chineses a morte, a Segunda Guerra Mundial etc.

Além desses fatos mais históricos, também é mostrada a relação da protagonista com seu pai e toda a complicada relação de seu antepassados: avós, tios, cunhadas; que brigam por causa de terras ou por causa de inveja.

A autora também faz uso da caligrafia chinesa entre os textos, além de usar algumas poesias. Contudo, para alguns leitores de mangá, assim como eu, o traço do desenho pode incomodar um pouco, pois é considerado um traço contemporâneo, e para mim não agrada muito, não acho bonito, no entanto, conforme você vai evoluindo na leitura, você acaba se acostumando! ^^

Eu gostei bastante, principalmente porque adoro toda a história da China, especialmente a mais moderna (não é a toa que isso é tema da minha monografia hahaha). Além disso, há várias referências a cultura, inclusive com relação ao idioma, já que nenhum personagem recebe um nome, mas são chamados pela palavra em chinês com o mesmo significado, por exemplo pai é bàba (leia-se papa), ou ainda os familiares são chamados de acordo com a data de nascimento, por exemplo: os irmãos são hierarquizados como irmão mais velho, segundo irmão ou irmão mais novo, assim como na língüa chinesa, em que não há uma palavra só para irmão, mas tem que saber qual irmão ele é (classificá-lo) para assim poder chamá-lo pelo "título", e isto é válido para tios e primas, e sim... Não é nada fácil.

Mas mesmo para quem nem sabe nada sobre a história chinesa, o livro é interessante por a autora soube transmitir bem a história, e sim, vale a pena ser lido! o/