Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras Jô Soares

Resenhas - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

Victor.Chemello 01/04/2024

Leitura mais fraca do ano... Pelo menos até agora.
O livro "Assassinatos na Academia Brasileira de Letras" não se qualifica como uma obra inteiramente ruim, porém carece de profundidade na caracterização dos personagens e apresenta tentativas mal sucedidas de construir uma trama interessante ou envolvente.

À medida que avançava na leitura, crescia em mim a sensação de que a narrativa não chegaria a um desfecho satisfatório e de que poderia estar dedicando meu tempo a uma obra de maior qualidade. A curiosidade em descobrir a identidade do assassino foi o único fator que me motivou a concluir a leitura, porém fui decepcionado pela previsibilidade do desfecho e pela falta de um motivo convincente para o crime.

Além disso, o livro é permeado por passagens históricas e um excesso de diálogos em idiomas estrangeiros (latim, italiano e francês), como se o autor buscasse demonstrar seu conhecimento sobre esses temas e línguas por mera vaidade. Embora seja louvável mostrar tais habilidades em suas obras, é fundamental que isso seja feito de forma natural e não forçada, a fim de evitar uma impressão de ostentação desnecessária.

O livro consegue cumprir sua proposta de entreter, proporcionando momentos engraçados que me arrancaram risadas sinceras. No entanto, essa qualidade não é suficiente para tornar a obra memorável, pois ela não o é. Trata-se de um livro no máximo "agradável", onde acompanhamos a investigação pouco cativante de Machado Machado (a quem carinhosamente costumo chamar de Sherlock Holmes da Shopee), o que pode gerar certo tédio e fazer com que o leitor queira abandonar a leitura.

É um livro "legalzinho", porém facilmente esquecível.

Jessica1248 15/03/2024

Amo demais
A primeira obra de Jô Soares que li e já me surpreendi com o enredo no primeiro capítulo. Mistério - palavra que define a obra. Descobri que Jô Soares era escritor por meio deste livro e, depois desse, já li tantos outros escritos por ele. Em Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, enquanto você lê, simplesmente se transporta no meio da narrativa e, se estiver disposto a se adiantar ao final, pode tentar descobrir o que realmente aconteceu aos personagens e, principalmente, quem é o assassino que instiga os investigadores. Amei demais!

Thays777 20/02/2024

Mais uma obra prima do Jô
A escrita do Jô te transporta para um Brasil de outrora com uma facilidade e delicadeza inacreditável!

A história se passa na década de 1920 no Rio de Janeiro, onde começam a morrer os ?imortais? da Academia Brasileira de Letras. Personagens históricos se misturam com a ficção e o leitor é transportado a era boêmia marcada pela Art Deco!

A narrativa do Jô Soares é inigualável, sua atenção aos detalhes históricos é grande parte do que torna esse livro uma verdadeira viagem! Você quase consegue ouvir a voz dele narrando, que homem incrivelmente inteligente, faz falta demais para o nosso povo!

O humor, marca registrada do autor, é ainda mais refinado do que em Xangô, achei menos escrachado e caricato aqui, o que me tirou boas gargalhadas! O romance acaba dando as caras aqui também, porém de forma mais sútil e realista!

O que menos gostei foi o final, apesar do assassino não ser difícil de descobrir acredito que esse seja um ponto positivo, já que o livro não tenta forçar um plot twist tirado do cartola como vemos em muitos mistérios, esse é mais honesto, porém cai no clichê do vilão expositivo que fala todos os seus planos e acaba sendo pego! Outro ponto negativo é a passada de pano que se dá ao vilão no fim da história!

No geral um ótimo livro nacional, que une o humor, história, mistério e romance em menos de 300 pgs!

Recomendo: 4,5 ??

babisenberg 17/02/2024

Interessante
A estória é bastante interessante, a gente quer junto com o comissário descobrir quem está matando os "imortais". Não desconfiei nada até o final. É uma leitura fluida, mas ao mesmo tempo com muitas palavras pra mim desconhecidas. A escrita me pareceu num português um pouco mais "sofisticado" ou "antigo", mas ainda assim uma boa leitura.

MJGalvão26 30/01/2024

Quando um novo Imortal morre de causas desconhecidas na cerimônia de sua entrada na Academia, e um outro no enterro o policial Monteiro Monteiro sabe que não é coincidência e começa uma busca pelo culpado.

Daniela 24/01/2024

Um livro cheio de referências à literatura clássica brasileira e claro, à própria ABL. Muito bem escrito, trama envolvente. E o desfecho... Ah, o desfecho! Quem diria que o envenenador era tal personagem! (Óbvio que não vou dar spoiler logo do final né ?)

Drika.Zimmermann 20/01/2024

Os mortais imortais! ???
Meu primeiro livro do Jô Soares, adorei o jeito irônico e muito inteligente, trazendo muitas informações que vão complementando a narrativa.

Em vários momentos parei a leitura para pesquisar alguma coisa, sobre a ABL, sobre livros, citações, etc. Gosto quando os livros me deixam curiosa!

Gostei bastante da leitura, rápida e fluída, mas confesso que já sabia quem era o assassino desde o começo kkk

Suspense, política, tramóias e a descrição de locais bem conhecidos do Rio de Janeiro!

E claro objetificação das mulheres... que servem a narrativa para sexo! ?

Dica 19/01/2024

Primeira leitura do ano
Leitura super fluída, para a primeira do ano, comecei com o pé direito.
Uma ótima história,amei os nomes dos personagens,a história é muito boa, tem um pouquinho de tudo, mistério,crítica social, humor. Enfim tudo de bom.
??

Alberto27 10/01/2024

Vale cada página.
Mais um do Jô pra coleção. Leitura divertidíssima com personagens cômicos, diálogos recheados de sarcasmos e tiradas sensacionais. Tudo muito bem embalado nos cenários do Rio de janeiro de 1924. Quando o livro assume a terceira pessoa sempre imagino o próprio Jô realizando a leitura. O Jô sim é imortal.
Halynka 10/01/2024minha estante
Sou apaixonada pela escrita de Jô

Davi 10/01/2024minha estante
Que bacana! Nunca li nada dele. Qual recomenda de entrada?

Alberto27 10/01/2024minha estante
Gostei demais de "as esganadas". Mas se preferir, pode ler esse tambem. É diversao garantida.

Alberto27 10/01/2024minha estante
Halynka, a inteligência do jô transborda em toda estória. Nao sei você mas em vários momentos me lembrei do millor fernandes. Rsrs

Halynka 10/01/2024minha estante
Exatamente! Inteligência!!

mxrilo 03/01/2024

Jô Soares, o gênio
Que Jô Soares é um gênio, todo mundo sabe, mas nunca tinha me aventurado no Jô escritor. O livro traz muitas referências literárias, o que me encanta. O início é promissor, porém o desfecho deixa a desejar. Mesmo assim, considero uma leitura que vale a pena.

Mauriceia2 28/12/2023

Assassinato na Academia Brasileira de letras
Eu estou lendo um livro do Jô Soares pela primeira vez. O protagonista, Machado Machado, me ganhou de primeira porque adoro esse tipo de personagem, ele é um investigador que precisa lidar com assassinatos contra imortais da Academia Brasileira de Letras. Essa trama nos faz viajar pelo Rio de Janeiro e pela literatura nacional, tudo de forma muito sutil. O nome deste investigador é por conta de Machado de Assis só pode ser né e, muito convenientemente, apesar de um oficial da polícia, ele é um apaixonado por livros.Como falei no início, a maior qualidade da escrita aqui é o ritmo. Em dados momentos parece que eu tava lendo poesia, ou algo com substantivos e adjetivos muito bem pensados para encaixar em algo quase musical. As descrições são rápidas e belas, a famosa frase falou pouco, mas falou bonito. Toda essa estética faz com que a leitura seja muito prazerosa e rápida. E pra fechar com chave de ouro, os mistérios se misturam à conspirações e seitas secretas que remontam aos templários, alquimia é uma parada meio Dan Brown ou Arthur Conan Doyle.

RyFarias 26/12/2023

Enredo costurado com maestria!
Ele é perito em costurar a estoria na história! Ambientado no Rio de Janeiro, o Jô mistura nomes reais de personalidades conhecidas com suas próprias personagens cheias de características marcantes.
O livro tem o humor culto do escritor, que sabe deixar nas entrelinhas motivos para rirmos enquanto lemos envolvidos na trama.

O suspense permanece até poucas páginas do fim, e é surpreendente.

Thdoprado 25/12/2023

Jô mescla mistério e humor de uma forma bem sutil, leve e agradável.
A influência do Conan Doyle é viva na obra do Jô Soares

Alediohead 16/12/2023

É o nosso Sherlock mesmo
Leria demais mais livros com o Machado Machado desvendando crimes. Deu pra sacar quem era x assassinx já na metade, mas ainda assim a experiência da leitura foi ótima.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2023

Durante seu discurso de posse, o senador Belizário Bezerra, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras, cai fulminado no salão do Petit Trianon. A morte de outro confrade, em circunstâncias semelhantes - súbita, sem sangue e sem violência aparente -, traz uma tensão inusitada para a tradicionalmente plácida casa de Machado de Assis: um serial killer literário parecia solto pelo pacato Rio de Janeiro de 1924, e não estava pra brincadeira.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535906177