O Herdeiro

O Herdeiro David Andrade

Resenhas - O Herdeiro

Joao.Victor 31/07/2015

O herdeiro
Eu gostei a capa tem um pouco a desejar e a sinopse é bem misteriosa o irredo da história é muito bom o mundo eu gostei 4 estrelas

De Cara Nas Letras 14/03/2015

O Herdeiro - David Andrade
Em O Herdeiro, de David Andrade, nos deparamos inicialmente com Devid e seus amigos Angel e Henrique, adolescentes comuns mas não por muito tempo. Após a queda de um meteoro na cidade de Esperança, fragmentos "mágicos" acabaram se espalhando pelo município, transformando o DNA daqueles que os encontrasse, trazendo ao portador da pedra "super poderes", tais como capacidade de conjurar o fogo, o ar, ter o poder de regeneração, etc. Sendo o primeiro a encontrar um desses fragmentos (e o primeiro também a batalhar com o antagonista por ele), Devid agora se vê como um conjurador do fogo e busca saber o motivo pelo qual Orion (vilão) tem necessidade de juntar o número máximo possível de fragmentos.

Decide então embarcar nessa aventura do bem contra o mal sozinho, mas aí descobre que não está (e nunca estará) nessa só. Seus melhores amigos também são portadores de pedaços do meteoro, além de alguns outros colegas de turma. Reunidos e intitulados como o Grupo X, começa a série de buscas e lutas dentro e fora do grupo para adquirir e preservar mais fragmentos que o lado obscuro.

Comecei a leitura do meu exemplar com bastante expectativa, o que deve ter afetado a minha nota final da obra. Sendo um livro que me lembrou muito a estrutura da série "Os Karas", de Pedro Bandeira, tanto pela presença de um grupo de amigos adolescentes quanto pela aventura iminente, O Herdeiro me fez ficar preso à trama, querendo sempre saber o que aconteceria na página seguinte. Com uma pegada bastante infantil e simples, li as 264 páginas em cerca de dois dias.

Uma das coisas que mais me indignou enquanto lia foi os inúmeros e incontáveis erros ortográficos e de pontuação. Embora conste que o livro possui uma revisão e que está de acordo com a "nova ortografia", senti que Editora Giostri não teve ao menos a decência de ler e corrigir erros SIMPLES e algumas redundâncias que constavam no enredo, como por exemplo "subir ladeira acima". Isso fez com que eu sentisse um certo desprezo pela editora.

Outra coisa que me incomodou bastante, porém agora na estória, foi o fato de que as coisas simplesmente parecem acontecer do nada. A premissa do livro é excelente, mas me pareceu que o autor não soube conduzir e ligar os pontos da trama, deixando tudo um pouco confuso e desconexo. Estou ciente de que a obra começou a ser escrita quando David Andrade possuía apenas dez anos, mas acho que antes mesmo de publicar (tanto a primeira quanto segunda edição do livro), deveria-se ter analisado melhor a obra e ajustado as partes que não se encaixavam, eliminando-as ou aderindo novos conteúdos que corroborassem os fatos que temos que tomar como "verdades absolutas" para prosseguir na aventura.

Os personagens são cativantes e em muitos momentos irônicos, o que deixa a leitura mais prazerosa e fluida.

Falando da qualidade física do livro, não tenho do que reclamar. As páginas são amareladas e confortáveis, com uma diagramação simples. No início de cada capítulo há uma mão (igual a da capa) na parte inferior da folha. Achei a capa muito mais atraente do que a da primeira edição do livro, lançado de forma independente.

Sendo assim, para terminar a resenha, gostaria de expressar que mesmo tendo elencado e visualizado inúmeros problemas estruturais, possuo vontade sim de ler os outros volumes da série. Não somente, é claro, para saber o que acontecerá, mas também para perceber se o autor conseguiu adquirir um nível maior de maturidade de uma obra para outra.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Sergio 11/10/2014

Faltou um X

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Lizianesg 02/10/2014

O Herdeiro
Um livro com muitas cenas de ação que mostram a importância da amizade, lealdade e que demonstra que um herói pode ter dúvidas se realmente todo aquele poder é o que quer para a sua vida.

Em O Herdeiro vamos conhecer Devid e seus amigos, adolescentes normais que estão preocupados com as provas finais da escola, mas que de repente se veem envolvidos em uma verdadeira guerra para salvar o mundo. Devid descobre que fragmentos de um meteorito que caiu em local chamado Esperança, cidade do continente do metal, lhes conferem poderes e é por isso que Orion seu pior inimigo está à procura desses fragmentos para assim deter todo o poder e comandar a humanidade.
Devid, Henrique e Angel criam o chamado Grupo X e cada um tem um codinome, juntos eles vão protagonizar muitas cenas de ação e vamos ver outros integrantes adentrarem ao grupo e ajudar na luta contra seres poderosos.

A leitura começou de uma maneira devagar, mas quando começam as cenas de ação pude ver como a escrita do autor cresceu, como ele desenvolveu cada cena mostrando vários detalhes. Achei muito interessante a ideia de escrever um livro criando um mundo do qual ele gosta, a trama envolve vários personagens com poderes diferentes, o que deixa a leitura mais dinâmica e muito interessante, acredito que o livro será muito bem visto pelos amantes de animes.

Henrique é o típico amigo companheiro, fiel, mas que às vezes se fecha no mundo dele. Angel é a menina doce, meiga e tímida da turma de amigos. Devid se sente um tanto inferior aos outros amigos, ele é mais baixo e seus olhos não são tão expressivos. Em alguns momentos Devid pode passar a impressão de ser um menino chato, pois enquanto os amigos estão decidindo a questão de codinomes, tipo se divertindo com a situação, Devid está preocupado em como vai salvar Metal City, ele não se importa com esses detalhes, mas acredito que ele age dessa maneira, pois sente que o que eles enfrentarão não será nada fácil e que ele precisa ser forte. Devid muitas vezes tem dúvidas se realmente quer aquilo para a sua vida, ele se sente cansado a cada luta, pensa em desistir, pois tudo que ele quer é uma vida normal.
Devid vai fazer uma descoberta sobre o seu poder que é o fogo, esse poder tem origem mitológica e está ligado à fênix, isso quer dizer que quando ele morrer ele renascerá, mas o que ele não gosta nisso tudo é que cada vez que renascer ele virá com a personalidade contraria da anterior, ele começa a ter muito medo por não querer vir a ser uma pessoa do mal.

"A manhã voou. Quando menos esperei já estava no quinto horário, com uma aula vaga. Henrique e Angel já haviam chegado e faziam-me companhia. Ainda continua calado. Era muita informação para absorver. Essa semana estava se tornando insuportável. Provões, trabalhos, medo de reprovar e agora essa maluquice toda. Minha mente estava indo à loucura."

Minha opinião: eu particularmente não assinto animes, é algo que não me chama a atenção, então quando comecei a ler o livro tentei imaginar um mundo diferente, não acho legal ter como base na avaliação do livro eu não gostar desse gênero de desenhos. Gostei bastante de conhecer a história e a escrita do autor, como já disse antes quem gosta desse gênero vai achar o livro fascinante.

Com relação à capa ela tem ligação com a história, mas eu gostei muito da capa da edição independente, a diagramação é simples e a cada inicio de capítulo tem no final da página o detalhe da mão com os fragmentos. Indico o livro para quem gosta de leitura juvenil que envolve muita ação e personagens malignos.

site: http://lilicasg.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-herdeiro.html