O homem do Castelo Alto

O homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Matheus.Berica 16/08/2022

Ficção científica especulativa de qualidade que não tem medo de ir pra direções não convencionais sem apelar pra pew pew pew nave espacial anieligenas de marte pew pew pew

Raul.Grenchi 13/08/2022

Como teria sido?
Em O Homem do Castelo Alto o escritor Norte-americano Philip K. Dick nos traz sua visão de como seria o mundo se a Aliança do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) tivessem vencido a Segunda Guerra Mundial.
Tudo isso aconteceria em decorrência de alguns passos, Roosevelt não é eleito presidente dos EUA, Churchill está desgastado e enfraquecido, a Alemanha chega primeiramente a Bomba Atômica. Nesse cenário o mundo está em poder dessas 3 nações, Itália com uma pequena parte, o Japão e a Alemanha dividando grande parte do mundo, inclusive América do Sul e os EUA, onde a Costa Leste está em poder dos Nazista e a Costa Oeste dos Japoneses (aqui onde se passa essa história), e uma pequena Zona Neutra entre ambas. Os Africanos foram massacrados juntamente com os Judeus, e muitos povos escravizados. E existe um tipo de Guerra Fria entre as nações dominantes.

O livro é narrado por diversos personagens (acho que 4) ao mesmo tempo, cada um com sua rotina e assim vamos entendendo como funciona o mundo criado pelo autor.
A obra é muito bem escrita, mas para mim e o ponto alto é o "o gafanhoto torna-se pesado" uma obra dentro do livro onde o autor imagina um cenário onde os Aliados vencem a Segunda Guerra e o mundo dividido entre EUA e Inglaterra, essas protagonizando uma Guerra Fria.

Alguns momentos são meio arrastados, mas com um final que embora aberto, achei brilhante, não consegui parar de pensar sobre o livro até agora, dois dias depois. Recomendo demais, já quero ler mais obras do autor. Favoritado com certeza!

Gabriel Silvino 10/08/2022

Esperava muito
A expectativa é definitivamente a mãe da decepção? A premissa me empolgou um monte para ler o livro, como seria o mundo em que o nazismo venceu a guerra! (Que doido!) Mas no meio dele eu já havia percebido que não ia pra lugar nenhum. Falta, e muito, aquele acontecimento que te PRENDE na leitura, que faz você querer ver +1 capítulo, saber o que vai acontecer com aquele seu personagem querido, que faz você querer conversar sobre com um amigo.

Nati Sampaio 03/08/2022

Não entendo o pq esse livro tem uma nota tão baixa aqui no Skoob! Eu sinceramente achei esse livro incrível demais pra ter essa nota.
Vejo as pessoas falando sobre o livro, querendo um desfecho e etc? Mas vejam: Philip K. Dick sempre disse não ser um romancista, mas sim um filósofo que escreve ficção. Eu entendo esse livro como uma leitura filosófica, não como um romance em si, daqueles que a gente tem que saber o que aconteceu com cada personagem. Explico melhor: acho que o autor criou um monte de história superficial de pobre narrativa, mas com personagens extremamente complexos, através dos quais o autor divagou filosoficamente. Além disso, a crítica que o autor nos traz também vai além das narrativas dos personagens: ele traz uma sociedade regida por regimes totalitários, a banalização da maldade de tal forma que ninguém mais se dá ao trabalho de pensar diferente. O autor imagina uma sociedade alternativa absurda, mas? será ela tão absurda assim? O que realmente teria acontecido caso os nazistas tivessem vencido?
Agora sobre os desfechos dos personagens: embora vagos, achei todos bastante óbvios. O que mais era necessário a se dizer?
Muito acima de toda a narrativa em si, o livro é uma crítica enorme.

Eu simplesmente achei o livro fantástico. Apenas leiam!

Myllene Felix 30/07/2022

Demorei, mas vou falar
Acabei esquecendo de resenhar sobre esse e já não lembro mais tão bem dos detalhes, porém quero deixar registrado que apesar de adorar o PKD, sem dúvidas esse foi o livro mais fraco que li dele.
Primeiro, ele impõe um certo conhecimento da história da época, coisa que pessoalmente não lembro tanto, segundo que por vezes é uma narrativa confusa, não dá pra entender facilmente o que se passa na cabeça do autor. Adoro a loucura dele, mas nesse caso especifico não conquistou. Falta carisma na trama, falta um personagem por quem torcer. Achei meio vago. Até curti o final, embora tenha adivinhado.
Não recomendo, o PKD tem livros melhores.

Marlon 28/07/2022

Sentimentos conflitantes
Não sei se gostei... A trama é interessante, a construção de mundo e tudo o mais. Mas demorei muito pra me acostumar com o fluxo das coisas e com os personagens, sendo que não me importei com nenhum e passei muita raiva com a maioria deles. De qualquer forma, a escrita do Philip K. Dick segue perfeita.

Alice126 13/07/2022

É um acúmulo de nadas sobre nadas
Só passei da metade porque um cidadão aqui falou que a partir da metade vira um thriller eletrizante e eu fiquei até a última página esperando o thriller eletrizante.
Um monte de personagem desinteressante que não sabe pra onde vai nem de onde vem.
Itens falsos e contrabando, Juliana e Joe tem algo, Frank é judeu, Tagomi tem reuniões de negócios, Childan quer talaricar e Deus é que sabe qual é a história desse livro.
Acho que era pra eu ter entendido algo com o diálogo do final mas sigo sem qualquer ideia do que é que essa história tá falando.
Sinalizem se eu for burra...
Mylena 10/08/2022minha estante
Vim aqui concordar, porque só li verdades haha
E acompanhar se vão sinalizar se você for burra, porque nesse caso também sou!
Quase dei meia estrela, mas acabei dando uma pela ideia, a construção do mundo, a profundidade dos personagens.
Infelizmente, a única parte do livro que gostei foi aquela "Sobre o autor".

Marcos774 12/07/2022

Esse livro não me agradou.
Como disse no título, esse livro não me agradou. Achei um pouco confusa a história e não consegui me apegar em nada no livro. Eu esperava outra coisa pela sinopse, mas não foi nada do que encontrei. Mas está tudo bem, espero que outros leitores tenham outras experiências (positivas) na leutura dessa obra. ?
DANILÃO1505 13/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nic 11/07/2022

Coisa de louco...
Tá aí mais um livro pra louco, rsss...
Do tipo ficção e literatura fantástica boiei por diversos momentos me perdendo entre os diversos fatos e personagens aleatórios, mas, chega uma hora que engrena e a gente consegue entender a viagem do autor.
O livro narra um mundo onde a segunda guerra foi vencida pela Alemanha e pelo Japão com os EUA dividido entre ocidental e oriental, neste mundo as pessoas baseiam todas suas decisões em um jogo de hexagrama, tal qual horóscopo ou tarô. Ao mesmo tempo, dentro do livro todas as pessoas liam um livro que narrava uma sociedade onde a Alemanha teria perdido a guerra, um livro dentro do livro. Sensacional. Dick está querendo nos indicar neste livro que tudo não passa de uma farsa, que tudo é um mundo de papelão onde nada muda, o poder sempre está na mão de alguns, sempre haverão opressores e oprimidos, e sempre haverão pessoas depositando sua fé e levando sua vida baseado em crenças e pseudo ciências... Foi isto o que consegui tirar desta leitura.

Rafaela Prata 10/07/2022

Esse livro é bem interessante pois é uma visão do autor caso o partido nazista e o Japão tivessem saído vitoriosos na segunda guerra mundial.

Com certeza seria um mundo bem ruim de se viver, no mundo atual no qual vivemos já é bem complicado, imagina cheio de regras, pessoas tendo que se esconder e/ou fugir só por ser judeu, ou a escravidão ainda existindo.É, isso acontece até hoje mas de forma mais velada do que seria se o mundo fosse como no livro.

Eu gostei da leitura, faz a gente refletir como teria sido mas não sei se foi proposital, o autor deixa um final bem vago. A gente não sabe o que acontece com os outros personagens, simplesmente acaba e não existe uma continuação. Seria bom se o escritor tivesse deixado um segundo volume para fechar arcos e saber se realmente o mundo ia continuar daquele jeito ou se ia tudo mudar.

LeozinhoF 04/07/2022

A história como podia ter sido, mas muito confusa
O livro começa bem, dando um ótimo contexto de como seria se a Alemanha junto com o Japão, tivessem vencido a 2° GM, mas começa a ficar uma mistura de narrativas, um final com muitas coisas em aberto, esperava mais, não é um livro ruim, mas também não é perfeito, enfim, vale uma leitura uma única vez, e só

Beatriz 04/07/2022

Não sei bem como descrever o que senti lendo esse livro, a premissa é incrível e o desenvolvimento dela é brilhante, sem mencionar o quanto eu fiquei encantada pela personalidade a atitudes de Juliana, porém no meio do livro senti que a leitura se tornou um pouco maçante, provavelmente porque não consegui compreender tudo o que o autor estava tentando dizer e, aliás, não tenho certeza se entendi completamente o final, talvez se eu reler daqui a alguns anos?

Fraoliveira180 30/06/2022

Um livro curioso
O homem do Castelo alto vai tratar de uma realidade distopia a qual a Alemanha nazista e o Japão tivesse ganhado a segunda guerra mundial.

Marcio Claver 21/06/2022

O Homem do Castelo Alto
O Homem do Castelo Alto nos mostra um mundo distópico onde o as Potências do Eixo derrotarem os Aliados na Segunda Guerra Mundial, ficando os Estados Unidos entregues à Alemanha nazista e ao Império do Japão. Assim, acompanhamos diversos personagens e suas trajetórias em um mundo às avessas.