O uso Inteligente dos Livros Didáticos e Paradidáticos

O uso Inteligente dos Livros Didáticos e Paradidáticos Celso Antunes

Resenhas - O uso Inteligente dos Livros Didáticos e Paradidáticos

Emanuel.Müller 17/12/2023

Quanto coisa se pode aproveitar de um livro didático!
Este é o primeiro livro que li do educador Celso Antunes e recomendo a leitura, especialmente aos estudantes de licenciatura, aos pedagogos e aos professores da rede de ensino.

Este livro visa orientar os professores a bem escolher os livros didáticos e também a bem utilizá-los, de forma com que beneficie o aprendizado do aluno.

Como a aplicação do livro didático é imposta para ser utilizado, é importante que o professor o utilize de algum modo que possa agregar algum valor para o estudante (cf. ANTUNES, 2012, p. 15s). O docente deve tomar cuidado para não aplicar, para com o estudante, um ensino embasado numa aprendizagem mecânica, em que o aluno simplesmente decora o conteúdo, mas a matéria não agregou nenhum significado para ele e nenhuma correlação com que ele já viu antes, é muito comum do mesmo aluno decorar e esquecer. Para que o aluno verdadeiramente aprenda é fundamental que o professor se utilize de uma aprendizagem significativa, correlacionando as matérias do livro com a vida, conhecimentos e emoções dos mesmos estudantes. Só se pode aprender verdadeiramente quanto se faz uma relação do conteúdo novo com o que já foi aprendido (cf. ANTUNES, 2012, p. 16-19).

Esta readequação do conteúdo é necessária, até mesmo porque os produtores dos livros didáticos, ao escrevê-los, levam em consideração “alunos médios”, visando escrever para uma determinada série, sem considerar – até porque não tem como – os alunos com as suas realidades específicas (cf. ANTUNES, 2012, p. 12). Por isso que é muito fundamental o professor adaptar o conteúdo exposto no livro didático, considerando a realidade de seus alunos (cf. cf. ANTUNES, 2012, p. 22s).

E para que isto seja possível, é importante que o professor não necessariamente se utilize de todo o livro, mas que ele possa, assim como em um buffet, pegar o que é melhor serve para o aprendizado de seus alunos (cf. ANTUNES, 2012, p. 21ss). É fundamental ressaltar que para o mesmo educador, é melhor o professor avaliar o progresso do aluno do que a quantidade de conhecimentos que ele armazenou (cf. ANTUNES, Celso. Vygotsky, quem diria?!: em minha sala de aula: fascículo 12. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 10), ou na maior parte dos casos, decorou, mas não aprendeu. Acredito que seja pontos importantes de serem considerados.

O educador também comenta da importância de contextualizar onde o aluno pode encontrar tais conteúdos expostos na vida real (cf. ANTUNES, 2012, p. 45s). Os conteúdos das disciplinas não devem ser vistos de forma isolada. A disciplina tem sua importância, devido a ênfase, mas é importante dialogar com as demais disciplinas. Como seria o exemplo da “água”. A mesma pode ser vista e estudada no âmbito linguístico, biológico, físico, químico, histórico, geográfico e etc. A interdisciplinaridade é fundamental para que o aluno compreenda que os conteúdos são importantes de serem estudados pelo fato de não estarem dissociados da realidade (cf. ANTUNES, 2012, p. 8).

Por fim, dentre as tantas propostas feitas pelo educador, uma delas é a de incentivar o estudante a transforma a forma de linguagem exposta no livro didática em outros modos de expressão e de linguagem. Pois estas conversões do modo de expressar faz com que o aluno, além de por em prática o conteúdo, aprenda ainda mais (cf. ANTUNES, 2012, p. 30s). Tal recomendação também é por ele feita, mas mais de forma geral, em outra obra por ele escrita (vide. ANTUNES, Celso. Vygotsky, quem diria?!: em minha sala de aula: fascículo 12. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 41).

O educador dá uma série de recomendações de como bem utilizar os livros didáticos com os alunos, assim como bem escolhê-los. É um livro que vale muito a pena ser lido, pois o autor fornece uma série de recomendações e reflexões que beneficiem não somente os docentes, mas se for aproveitado, pode ser bem aproveitado pelos alunos. Recomendo, portanto, a leitura deste livro!

Erica 07/10/2020

Prático e elucidativo
O livro traz um interessante uso do texto, com exemplos práticos elucidativos que podem guiar o professor a novas ideias