Cidade do Fogo Celestial

Cidade do Fogo Celestial Cassandra Clare

Resenhas - Cidade do Fogo Celestial

Gabi | @ps_gabih 01/09/2018

Sim migxs, depois de 4 anos na estante, eu finalmente li Cidade do Fogo Celestial! Aheeeeeeeeeeee.

Ainda tenho Peças Infernais pra ler na estante, mas tô fingindo demência.

Então, vou contar um pouco da minha história com essa série.

O ano era 2012, surgiu uma promo no Submarino e comprei a trilogia Instrumentos Mortais muito baratinho. Os livros brilhavam e a edição é bem linda. .

Devorei os 3 livros, me apaixonei por alguns personagens (Simon ??) foi lindo.. mas aí não era trilogia, era série, e aí a paixão acabou
Continuei comprando os livros da série conforme lançavam, achei q tinha q ler obrigatoriamente As Peças Infernais pra completar informações (li o primeiro) peguei birra e não li o último livro da série e muito menos os outros dois de Peças .

84 anos depois
Então cá estou eu em 2018 concluindo uma série q iniciei em 2012

Acreditem, se passaram anos e eu consegui entender todas as referências a Peças citadas em Cidade do Fogo Celestial

Então, como todo mundo do universo deve saber, o Fogo Celestial estava correndo nas veias de Jace após Clary enfiar a espada nele pra separar de Sebastian.

Sebastian tá recrutando caçadores das sombras malignos pra destruir o mundo e tal, e aí a galera acaba descobrindo umas paradas e vão atrás dele, sem permissão como tudo o q eles fazem desde o primeiro livro, na dimensão demoníaca. .

Clary continua chata. Valei-me, ela passou na fila da chatice várias vezes. Jace, nem se fala.

Simon continua um amor, divertido, engraçado e altruísta. Izzy e Simon, melhor shipp dessa série. ?? .
Agora q vi Irmão Zacariah e Tessa nesse livro, deu até vontade de ler Peças Infernais e concluir a trilogia de uma vez. .

Não foi ruim ler o livro, foi muito bom. A série é muito boa, o q ferra é a protagonista e o mocinho.
Deu até vontade de ler o livro de Simon, mas só se eu achar por 10,00. Será que ainda encontro na edição Globeleza? Kkk
PS: minha edição é tão velha q o logo da @galerarecord era outro e todos brilham. Kkk Foi isso.. fiquem orgulhosos de mim

01/10/2018

Amor e amor
História que já marca anos da minha vida. Cada livro mais encantador que o outro.

Buruno 27/10/2018

" Não deixe que os outros conclua quem você é, conclua você mesma."
Último da série Os instrumentos Mortais, Cidade do Fogo Cesletial é contado do ponto de vista de: Clary, Jace, Rainha Seelie, Simon, Isabelle, Alec, Maia, Luke, Jia, Julian, Emma, Magnus e Jocelyn.

Sebastian cujo os poderes colocam o mundo em perígo, está decidido a espalhar o caos entre os Nephilin junto com seu exército Maligno atacando todos os institutos, causando a evacuação dos caçadores de sombras para Idris.
Com o Fogo Cesletial ainda correndo em suas veias, Jace descobre que consegue ferir Sabastian.
Com a ajuda de Emma, Clary e toda companhia descobre onde Sebastian está e para isso eles precisam da ajuda da Rainha Seelie.
Eles vão para uma dimensão paralela ou reino demoníaco onde nenhum Caçador de Sombras deseja ir.
Sangue será derramado, amores serão perdidos e vidas sacrificadas para salvar o mundo da escuridão que se aproxima.

Rafael 18/11/2018

Excelente.
História fantástica. No começo, quando lia o primeiro livro achei uma história para meninas lerem, não achei que havia ação que compensava a leitura. Porém me encantei com tudo. Felicidades, tristezas, vivência com a história do início ao fim. Recomendo.

Thayza Fonseca 27/01/2019

Quando escrevi a resenha de Cidade dos ossos não imaginava que ia chegar ao sexto e último livro da série Os Instrumentos Mortais eu estaria louca de amor, não só pelo mundo incrível dos Shadowhunters, como também pelos personagens que cresceram e mudaram muito nesses seis livros. Olhando para trás eu vejo a minha falta de empatia pelos personagens e hoje me pergunto o que tinha de errado comigo, já que agora estou completamente absorvida por esse mundo, esses personagens e essa história.

ERCHOMAI - Sebastian disse. (Estou chegando).

Cidade do fogo celestial vai dar continuidade aos planos de Sebastian Morgenstern, o livro já começa com um ataque dele e de seus crepusculares a institutos de todo mundo o que leva a Clave ao caos total e como medida preventiva todos os caçadores de sombras são convocados a Idris para se preparem para a guerra. Uma parte do livro gira em torno dos planos de Sebatian (qual será o próximo passo dele? O que ele realmente quer?) e como a Clave está se portando para evitar a extinção dos caçadores de sombras. Nesse sexto livro temos de volta nossos personagens queridos e alguns personagens novos os quais ganham nossa atenção e coração com muita facilidade. Enfim, essa é uma história sobre medo, desejos deturpados, amor e sacrifício.

Cassandra Clare tem como característica (a meus olhos) começar suas séries de maneira morna e ir aumentando a temperatura livro após livro até enfim terminar de maneira incrível e avassaladora, isso aconteceu com a primeira parte de "Os Instrumentos Mortais" e voltou a se repetir agora. Os personagens evoluem de forma crível e gradativa, sempre mantendo sua essência, por mais que nossos personagens mudem, cresçam tem sempre aquela característica única presente e isso me agrada muito.

* Vou começar falando dele, o vilão que eu odeio amar, mas que eu amo e comecei a entender. Sebastian é um vilão frio e educado, ele tem uma lógica muito própria para tudo que faz, diferente do Valentim o primeiro vilão, ele desperta empatia, pois lá no fundo só quer que alguém o entenda e aceite seu jeito maldoso e deturpado, que o ame e aceite o amor doentio que ele tem para dar. Sua personalidade é 99% parte da criação que ele teve e do não amor que a Jocelyn sente por ele, mais aquele 1% demoníaco dentro dele impede que ele conheça outros sentimentos a não ser o poder, o ódio e o desejo em possuir e destruir. Por mais que eu odeie suas atitudes Sebastian ganhou uma lugar cativo nos meus queridinhos literários, não me julguem é que ele é muito inteligente o que faz dele não apenas mal, mas perturbado e extremamente interessante.

* Jace enfim começa a descobrir quem é de verdade, começa a aceitar sua família e origem, as vezes ele tem umas recaídas do tipo "sou tão mal como o Sebastian" ou " Não mereço ser amado, não sou digno do amor", mas logo algum amigo manda ele parar de palhaçada e volta tudo ao normal. Mesmo se permitindo sentir e hoje saber filtrar e aproveitar os sentimentos, Jace continua Jace, seu ego e autoestima continuam intactas e isso é o que eu mais gosto nele, o menino é bom e não se importa de dizer isso para o mundo, adoro.

* Clary teve uma evolução notável, ela está menos crítica como sigo e com o outro o que me deixou perceber melhor todas as qualidades que ela escondia por trás do mimimi irritante, assim como Jace ela está começando a se descobrir e aceitar, aceitar o fato de ser uma Morgenstern e esse pequeno fato tem uma importância enorme na vida dela, tipo "Sou uma Morgenstern, isso é uma bosta, mas é que eu sou e nem por isso sou mal e vou baixar a cabeça." e faz seu melhor para mudar o destino de seu nome de família.

* Izzy é minha vaca preferida, não tem como não amar essa garota, ela é forte e frágil ao mesmo tempo e nesse livro aprende que pode ser os dois sem problemas.

* Alec está apaixonante, depois dos acontecimentos do final de Cidade das almas perdidas, ele está perdido e triste, mesmo assim vai até o fim do mundo para salvar quem ama e apoiar seu parabatai na missão mais difícil de todas.

* Simon, eu odiava tanto esse personagem, mas hoje consigo enxergar ele de maneira diferente, posso dizer que gosto do que ele se tornou, ele se aceitou, cresceu e passou a fazer parte do grupo e não apenas ficar na margem reclamado e sendo protegido, ou seja, ele não é mais o coitadinho, Simon entrou na guerra para lutar e morrer se preciso.

* Magnus é meu personagem preferido, super divo e deslumbrante, sempre cheio de sabedoria e confiança. Nesse livro conheci um outro lado dele e isso só me fez amar mais, Magnus o feiticeiro fodão sente o peso do tempo, sente medo de perder quem ama e está sempre disposto a ajudar para que seus amigos possam viver, mesmo que isso lhe custe tudo.

Veni. (Cheguei.)

O desfecho é bem intenso e triste, como eu disse lá no começo temos sacrifícios, perdas irreparáveis e superação. O mais importante nesse final não é a guerra em si e sim à forma como Cassandra pegou a destruição e transformou em perdão e esperança. Não vou ficar falando do final para não entregar nada, mas vale cada letra colocada no papel.

Uma coisa que podemos dizer sobre Cassandra Clare é que ela sabe aproveitar o mundo que criou, além de Peças Infernais, ela escreveu os artifícios das trevas e está para lançar mais uma trilogia, além disso temos O conto da academia dos caçadores de sombras e o livro de contos do Magnus, então isso não é um adeus desse universo, apenas um até logo, daqui a pouco voltamos para o mundo dos Shadowhuntes.

Cintia 29/01/2019

O desfecho
Impressionante como a escrita de Cassandra amudereceu, o livro é surpreendente e você fica várias vezes com o coração na mão

Pamela Florentino 02/02/2019

O final... e que final!
Até hoje, nenhum livro tinha me abalado tanto! Quando terminei a leitura simplesmente fiquei no chão.

Cassandra fez a história tomar um rumo que eu jamais imaginaria e me fez sofrer junto com os personagens.
Foram muitas perdas, uma delas me fez ter compaixão e eu queria que fosse diferente.

O final de um dos personagens não me agradou, mesmo o último capítulo dando a entender que tudo voltaria a ser ?como antes? achei injusto, pois ele merecia mais destaque.

Aconteceram tantas coisas nesse livro que nem posso falar muito para não estragar a emoção da história, leiam que não vão se arrepender!

leiturainterativa 23/02/2019

maravilhoso!
O livro já começa em uma adrenalina⚔. E você pensa: “já era!”. Sebastian está atacando os institutos de todo o mundo com seus caçadores de sombras criados a partir do Cálice Infernal. Clary e seus amigos (já conhecidos por nós) se unem para salvar o mundo, para isso eles precisam ir até Edom (uma dimensão demoníaca) onde Sebastian se encontra.
...
Nesse livro Cass trás pontos de vistas de outros personagens sobre o que está acontecendo o que nos permitir entender e se conectar melhor com esse mundo. Além disso, ela nos leva a vários lugares já retratados em seus livros e novos também. ...
Em Fogo Celestial aparecem personagens que estão presentes na sua saga seguinte (Artifício das Trevas) como também de outra que se passa séculos antes de Instrumentos Mortais, As Peças Infernais. Ela consegui fazer ligações perfeitas com esses “mundos”.
...
E o desfecho caro interativos..., é magnífico, nem de longe imaginei que seria assim. Todas as dúvidas foram sanadas, mistérios desvendados, romances elucidados. Mas o final épico está:
E o que acontecerá com Sebastian?!... Já adianto que a autora foi muito sagaz, sendo esse dilema um dos vários momentos que me emocionou nesse livro.
...
Em meio a tudo isso, a autora consegui deixar a leitura fluente, leve, rápida, EXCITANTE. Sem falar na evolução da escrita da mesma.
.....
Feito com amor,
#Mi

site: https://www.instagram.com/p/Bt6vLmOAlSR/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

A.Maia 24/02/2019

Cidade do Fogo Celestial #6
O último livro da série "Os Instrumentos Mortais" traz o desfecho de cada um dos personagens, inclusive o de Sebastian. Os capítulos são extensos e a quantidade de páginas é elevada. Confesso que estava bem ansiosa com a conclusão e ao mesmo tempo preocupada.

O livro começa intenso com ação e aventura. Após Sebastian mostrar do que é capaz, os personagens mudam e amadurecem mais conforme os novos acontecimentos surgem; tanto Jace quanto Clary estão mais certos do que querem. Os personagens estão tensos e com sede de trazer a paz para a vida dos Shadowhunters. É uma leitura regada de acontecimentos, brigas, confusão e muitas pontas se fechando como se fosse um enredo de “acerto de contas”.

A narrativa, assim como nos dois volumes anteriores, permanece mostrando a visão de vários personagens como um Spin-off acoplado a história principal. Como se os três primeiros livros focassem mais nos personagens principais, e os três últimos dessem espaço aos personagens secundários, tornando a leitura um pouco mais arrastada em minha opinião.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Lola 27/03/2019

FINALMENTE O FIM - Decepcionante
Muito dificil ler os livros da Cassandra, eu levei 6 meses para finalizar essa leitura, e revezando com outros livros, porque, apesar de ser um otimo enredo, a narrativa me enjoava o tempo todo.

Eu ainda continuo achando que ela escreve demais coisas futeis, o que deixa a historia mega arrastada, e nos detalhes que são importantes ela deixa a desejar.

Neste ultimo livro, eles se preparam para guerra, contra o quase invencivel Sebastian, e eu que esperava uma guerra ao terror, não vi nada disso, não passou de um capitulo a guerra, e na maioria era dialogo entre os personagens. Deixou MUITO a desejar, MUITO!

Sem contar sobre o Simon, que acredito que ela quis impactar e pra mim, ela acabou cagando na historia do personagem mais interessante do livro.

Kristine Albuquerque 17/05/2019

Os Instrumentos Mortais #6
Confesso que eu ainda estou sentindo uma pequena dor por me despedir dos personagens dessa história. Me surpreendi com essa série em vários momentos; apesar de não ser perfeita, gostei de acompanhar a evolução da história e dos personagens e até mesmo me apeguei e torci por eles.

Neste livro tem muitas cenas interessantes e bem construídas, assim como outras desnecessárias e/ou mal aproveitadas.

Uma das coisas que mais gostei aqui foi a interação entre Jace, Clary, Alec, Izzy e Simon. Eles construíram uma equipe e uma amizade sólidas e ainda trazem momentos bem divertidos durante a jornada deles. E o humor aqui está crível e na dose certa, e não forçado como nos livros anteriores.

Clary evoluiu um pouco do livro anterior para este, mas evoluiu o bastante desde o primeiro. Nunca foi a mais interessante, mas ainda cheguei a gostar dela em alguns momentos aqui. Jace é um personagem complexo e eu não sei se o amo ou odeio; nada sobre ele é óbvio, e isso foi uma escolha inteligente da autora e que ela conseguiu trabalhar bem.

O meu quarteto preferido: Isabelle, Alec, Magnus e Simon. Para mim, foram esses que mais se desenvolveram e amadurecem, tanto em personalidade quanto em seus relacionamentos. Isabelle é incrível, nem preciso dizer mais. Gostei do destaque que a autora deu para a amizade entre ela e Clary (finalmente!). Alec finalmente² teve um destaque maior aqui e as suas cenas com Magnus estão entre as que eu mais gostei de ler - e as que quase me fizeram chorar. E Simon, seu final foi bem inteligente e coerente, mas também partiu meu coração.

Por algum motivo estranho eu gostava de Raphael e o seu final também foi doloroso para mim. E Sebastian foi muito bem construído em toda a sua obsessão e megalomania, assim como o destaque para natureza versus criação, sobre ninguém ser totalmente bom ou mau. Mesmo com o arquétipo de vilão, o drama familiar o torna vulnerável em alguns momentos. Os demais personagens tiveram seus momentos, mas não cheguei a amar realmente nenhum deles.

Amei tanto conhecer Emma e a família Blackthorn, que crianças incríveis! Estou ansiosa para descobrir mais sobre a jornada deles nos outros livros, assim como o passado de Magnus, Tessa e Zachariah, e a nova identidade de Simon.

Epílogos são algo que me cativam completamente e Cassandra Clare sabe escrevê-los muito bem. Eu amo acompanhar o que vem depois do grande final, como todos estão, e tem tudo isso aqui.

Senti falta de muitas coisas também, apesar das 4,5 estrelas, mas isso foi mais pela relação com os personagens do que por um final grandioso. Além de várias cenas desnecessárias, a decepção mesmo foi pela guerra que acontece aqui. As descrições são rasas, as ações não tem empolgação, e o desfecho foi previsível e nada memorável. O título deste livro já é um grande spoiler de como tudo vai acontecer, e quando o momento chega não há surpresa alguma. A descrição da guerra que acontece no terceiro livro é tão mais envolvente, e esperava algo igual aqui. E toda a importância sobre os parabatai aqui e no livro anterior ficou bem deslocada, porque isso deveria ter acontecido lá no primeiro livro para se tornar crível e relevante. Sei que é um aspecto muito importante, mas só ficou parecendo "esqueci de usar isso antes, vou encaixar aqui em algum lugar".

Depois da tragédia de duas adaptações, filme e série, fiquei mais que feliz em ver um final coerente aqui. E não estou comparando, são obras diferentes afinal, mas eu assisti tudo antes dos livros e é decepcionante ver uma história com uma base tão rica ser transformada em algo péssimo.

Foi ótimo conviver com os shadowhunters durante seis livros, e eu quero mesmo ler todos os livros que houver nesse universo.

vica 08/06/2019

Um aperto no peito, isso se chama saudades?
Meu Deus, que livro, emocionante e angustiante. No começo da série eu realmente não me importava muito com os personagens, mas quando o segundo arco aconteceu, me vi tão envolvida nas suas vidas, na vida dos caçadores de sombra. O amadurecimento dos personagens me deixou muito emotiva, pois comecei a lembrar do começo da série, lá atrás, quando tudo ocorreu. Principalmente Clary e Simon, o quanto ficaram fortes.

Fiquei muito entusiasmada com as partes que Emma, a protagonista da série "os artíficios das trevas", sei que será importante para entender a série.

Ótimo livro, ficarei com eternas saudades de Alec, Simon, Isabelle, Jace e Clary, esse quinteto MARAVILHOSO! E claro Magnus Bane. E falando nele, amo as cenas de Alec e ele juntos. O quanto estão crescendo como um casal, e o perdão que se dão. Reizinhos.

Algo que me surpreendeu foi a profindaidade que a autora deu em Sebastian, nossa senhora sofro com a Cassandra. Mulheres destruidora.