O que é a burocracia

O que é a burocracia Max Weber

Resenhas - O que é a burocracia

TalesVR 16/07/2019

Racionalização da Administração
Na Sociologia temos 3 grandes nomes iniciais: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Dos três o ''menos polêmico'' é o Weber, e por vezes o achava fraco em suas análises comparado aos outros dois, inclusive com alguns conceitos bem próximos que ele tem e que os outros dois abordaram de forma mais consistente. Enfim, nada disso me impede de admitir que a abstração que ele fez no que concerne à racionalização do mundo é a melhor dos três. Nisso ele é mestre, sem dúvidas.

Um dos tipos de dominação que Weber mais se debruça sobre é o racional-legal, e aqui nessa obra ''O que é burocracia'' nós temos um gostinho a mais do que é toda essa abstração racional-legal, ou como ele mesmo chamava: o ''desencantamento do mundo''.

O capitalismo vai se desenvolvendo e as relações sociais vão se tornando cada vez mais complexas, exigindo do individuo uma maior descentralização frente aos seus papéis sociais, e um papel social mais destacado dos últimos tempos é o do funcionário. Na maior parte do dia os indivíduos estão vestindo a sua mascará de funcionário, fruto da burocratização, ou racionalização do processo administrativo. Não existem mais pessoas, existem cargos, existe uma hierarquia a ser preenchida não importa como. Até o Presidente do país é substituível, como Weber exemplifica citando Bismarck, o ''Marechal de Ferro'' da Alemanha.

O desencanto do mundo é real, a suposta racionalização também, e ao meu ver Weber foi certeiro ao afirmar que isso não significa necessariamente mudanças sociais. Ele é tímido ao dizer isso mas já é o bastante: democracia representativa (racionalizada) não significa avanço social das classes mais baixas. Ele não chega a completar direito o raciocínio, mas já valeu a intenção. Na máquina burocrática os peões apenas jogam e são substituídos, essa é a sua função.

Por fim, é um livro ótimo que trata da abstração desse processo legal-racional, fruto da complexidade capitalista nas sociedades. Weber tem seus defeitos, mas quando acerta também é genial!